Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Terrário: Observando um Ecossistema em Miniatura

 

22/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão.

2. Conhecer e compreender o que é um ecossistema;

3. Conhecer o modo de vida e as características de alguns animais (aracnídeos, insetos etc.);

4. Pesquisar em diversas fontes, como livros, revistas, jornais, internet etc.;

5. Conhecer e observar fenômenos da natureza como o ciclo da água.

Duração das atividades
15 dias, com aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar familiarizado com os estados (sólido, líquido e gasoso) da água.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: TERRÁRIO

1. O professor iniciará a aula com a apresentação do filme: Vida de Insetos, realizando um debate ao final deste.

 

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-13550/

 

*Sugestões de questões norteadoras para o debate:

- Sobre o que fala o filme?

- No filme aparecem muitos animais, vocês conhecem algum deles? Gostaria de falar quais aparecem?

- Qual a importância das formigas para o meio ambiente?

- A que grupo de animais as formigas pertencem?

- Há outros insetos no filme?

- Aranha é inseto? (Não, é um aracnídeo).

- Há outros animais que aparecem no filme que não são insetos? (tatu-bola).

- Onde as formigas vivem?

- Todas as formigas eram iguais?

- Como elas se organizavam/dividiam no formigueiro?

- Elas trabalham sozinhas?

- O que comiam?

- Para que serviam os alimentos que coletavam?

- Por que a formiga temia os gafanhotos?

 

2. Ao fim do debate, o professor solicitará que os alunos desenhem, em uma folha de papel de tamanho A4, os animais observados no filme.

 

3. O professor poderá também, fazer uma lista dos insetos que aparecem no filme acrescentando outros a classe conheça.

 

4. Num momento posterior, ao relembrar o filme, o professor explicará que o filme retrata um ecossistema. Mas o que seria um ecossistema? Para a compreensão desta questão, além de pesquisas em livros, revistas, sites etc., o professor realizará com a classe à construção de um terrário, de modo que possam observar as relações que a fauna, flora, microorganismo e o ambiente (composto pelos elementos: solo, atmosfera, água) estabelecem entre si, formando então um ecossistema.

 

3. Construção do terrário:

Objetivo:

Observação de um ecossistema e dos elementos que o compõe.

 

Materiais:

- 1 aquário ou garrafa pet de água de 5 litros;

- Tesoura;

- Areia lavada;

- Terra vegetal adubada;

- Fragmentos de caule de planta ou árvore;

- Carvão vegetal triturado;

- Regador pequeno para molhar o terrário;

- Pedrinhas de cascalhos;

- Pequenas plantas que gostam de água (musgos, bromélias, azaleias, plantas carnívoras, mini samambaias, mini antúrios, avenca etc.);

- Pequenos animais (formiga, aranhas, joaninhas, caramujos, planárias, minhocas, louva-deus, tatu-bola etc.);

- Filme plástico para cobrir o terrário;

- Ferramentas de jardinagem ou colheres para ajudar no plantio das mudas.

 

Procedimentos:

1. Lave bem o aquário;

2. Despeje uma camada de pedras, de modo que cubra todo o fundo;

3. Coloque a areia, de modo a formar uma camada de cerca de 2,5 cm;

4. Faça uma camada com carvão mineral triturado;

5. Despeje terra formando uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura;

6. Introduza as plantas;

7. Colocar algumas pedrinhas e fragmentos de caule de plantas ou árvores espalhados;

8. Com as ferramentas de jardinagem, faça pequenos furos na terra e plante das mudas;

9. Regue o terrário com água, sem encharcá-lo;

10. Cubra-o com filme plástico;

11. O terrário deve ficar em um ambiente iluminado, mas sem a incidência do sol.

12. Observe o terrário diariamente com a classe.

 

*Sobre a construção de terrários, o professor poderá consultar:

LIVROS:

Terrários: Ciência e Arte - Maria C. Neiva de Carvalho; Ruy I. Neiva de Carvalho.

 

Fonte: Editora UFPR

SITES:

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=522&TERRARIO+UM+ECOSSISTEMA+EM+MINIATURA#top

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml

http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Terr%C3%A1rio-Para-Bichos-Pequenos

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_estudodemeio-cofeccaodeu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2: OBSERVANDO E PESQUISANDO OS SERES VIVOS DO TERRÁRIO

1. Três vezes por semana, a classe observará o terrário, relatando, em uma roda de conversa, suas impressões. Estas deverão ser datadas e registradas em um caderno pelo professor. É importante que o professor estimule os alunos em suas observações, questionando-lhes alguns aspectos relativos aos seres vivos que se encontram no terrário e fenômenos naturais que ocorrem. As questões norteadoras, sugeridas abaixo, deverão também ser objeto de investigação e pesquisa da classe.

 

- O que podemos observar dentro do nosso terrário? (plantas, pedras, animais, folhas, terra etc.)

- Todos os elementos são seres vivos?

- O que são seres vivos? (seres que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem).

- Quais elementos do terrário são seres vivos? (plantas e animais).

- E quais são os elementos não vivo?

- Do que os seres vivos precisam para viver? (água, alimentação, luz e calor do sol etc.).

- Quais animais vivem no terrário?

- A que grupo pertencem?

- Todos são insetos?

- Qual a diferença entre insetos e aracnídeos?

- Como sabemos que um animal é um inseto?

- Vamos pesquisar como é formado o corpo dos insetos?

- Do que se alimentam os animais do terrário?

- Como se locomovem?

- Qual é o seu habitat? São aquáticos ou terrestres?

- Vamos eleger um deles para pesquisar esta semana, sobre sua alimentação, locomoção, hábitos, curiosidades, características físicas, como nascem?

- Os insetos são nocivos ou úteis ao ser humano?

- Quais insetos são úteis/benéficos aos seres humanos?

- Há insetos perigosos ao homem?

- Qual outro ser vivo que há no terrário? (plantas)

- Como será que nascem?

- Do que precisam para viver?

- Quais as partes de uma planta?

 

2. Cada uma destas questões dará origem a um registro feito pelo aluno em forma de desenho. Estes registros serão reunidos, posteriormente, originando o álbum: Terrário: o que vimos e observamos. Cada uma das folhas de registro deverá conter uma ou mais questões anteriormente debatidas. No álbum, o professor incluirá as datas e observações do terrário e os registros dos debates, contendo as falas, hipóteses e conclusões dos alunos.

 

*Exemplo dos registros para o álbum:

 

 

TERRÁRIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS

 

NOME DO ALUNO:

 

SERES VIVOS E ELEMENTOS NÃO VIVOS OBSERVADOs

SERES VIVOS

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELEMENTOS NÃO VIVOS OBSERVADOS

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Outro registro:

 

 

TERRÁRIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS

 

NOME DO ALUNO:

 

O QUE OS SERES VIVOS NECESSITAM PARA VIVER?

 

ÁGUA

 

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

LUZ E CALOR

 

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

 

AR

 

 

 

(Desenho do aluno)

 

 

 

 

 

 

 

 

3. À medida que forem estudando os animais do terrário, o professor proporá a modelagem de alguns destes, por meio de massa de modelar, material reciclado, papel marchê, origami etc.

 

* Algumas sugestões para o professor:

- Insetos de papelão: professor Sassá.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FatihLYTrb8

- Borboleta de copo de plástico: professor Sassá.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fA2XyVt7sAQ&feature=relmfu

- Art Attack: Bichos de jornal.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UT5GCqyC5FQ&feature=related

- Club Origami.

Disponível em: http://en.origami-club.com/bug/index.html

 

4. O professor poderá incluir nas aulas, leitura de histórias, de fábulas, de contos e músicas acerca do aspecto específico do terrário que abordará: determinado animal, ciclo da água, plantas etc..

 

*Sugestões de livros:

- MACHADO, Ana Maria. Doroteia, a centopeia. Coleção Batutinha. Ed. Salamandra.

- MACHADO, Milton. A centopeia e os seus sapatinhos. Ed. Ática.

- PAES, Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas. Ed. Noovha América.

- LA FONTAINE. A cigarra e a formiga.

- A história da aranha. Série lelé da cuca. Ed. Ática.

-A aranha talentosa. Ciranda Cultural.

- CARDON, Laurent. Aranha por um fio. Ed.Biruta.

- ANDERSON, Judith; gordon, Mike. Coleção Milagres da Natureza: Era uma vez uma semente.

- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009). Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. São Paulo: Zastras.

 

*Sugestões de músicas:

- Dona Aranha.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA

- Formiguinha:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MetHKpaVYbg

- Baratinha.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related

- Abelha:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM

- Joaninha:

Disponível em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=0B15kKTPhWc

- Carnaval das Minhoca. Palavra Cantada:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JAzspnuwYaw

- Água. Palavra cantada.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik&feature=related

 

 

ATIVIDADE 3: AS GOTAS DA CHUVA

1. A partir da observação das gotas depositadas no filme plástico, que veda o aquário, o professor questionará os alunos como elas apareceram, de onde vieram, se parece com alguma situação ou fenômeno da natureza que conhecem.

 

2. Em seguida proporá o seguinte experimento.

 

Experimento: Fazendo chuva!

Objetivo:

Observar o processo envolvido para a formação da chuva: condensação.

 

Materiais:

- Panela;

- Fogão ou fogareiro;

- Água;

- Recipiente de vidro com tampa metálica (pote de geleia, frutas em conserva, azeitona etc.);

- Cubos de gelo.

- Corante

 

Procedimentos:

1. Despeje a água na panela, pingue algumas gotas de corante e aqueça a mistura no fogão;

2. Vire a tampa de metal ao contrário e coloque alguns cubos de gelo na tampa do recipiente de vidro;

3. Após fervida, despeje a água no recipiente de vidro com cuidado;

4. Cubra o recipiente de vidro com a tampa com gelo;

5. Observe o que acontece.

 

Resultado:

- O vapor d’água ao entrar em contato com a superfície fria da tampa se condensará, formando gotículas de água, que cairão em forma de chuva.

- Os resultados devem ser discutidos com a classe e relacionados ao terrário.

 

*Experimentos similares e outros recursos que o professor poderá utilizar:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/estadfis9.pdf

http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp?fich=fazerchuva.xml

http://www.imta.gob.mx/educacion-ambiental/aprende/interface.html

http://saae.saocarlos.sp.gov.br/saaeambiental/planeta.html

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-5

 

3. Em seguida, o professor fará a leitura do livro: Milagres da Natureza: Era uma vez uma gota de chuva, de Judith Anderson e Mike Gordon, e discutirá com a classe as ideias por ele abordadas. É importante que o professor relacione as informações trazidas pelo livro, com o que acontece no terrário.

Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3133&Exec=1

 

*Outra sugestão de livro:

QUENTAL, Cristina de; MAGALHÃES, Mariana. Ciclo da água. Editora Gailivro.

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/7/1/6/9789895579617.jpg?201204242009

 

4. Para finalizar esta etapa, será apresentado o um vídeo: O ciclo da água.

*Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

http://www.youtube.com/watch?v=jMujwiLt-e4&feature=relmfu

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Plantas - atividade 5: Podemos reproduzir um ecossistema? Experimento prático
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 2 Experimento prático
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 3 Experimento prático
Construção e acompanhamento de terrário - Aula 1 Experimento prático
Terrário Experimento prático
Recursos Complementares

LIVROS:

BAILEY, Jacqui; LILLY, Matthew. Coleção: ciência viva. A História da água. Ed. DCL.

RODARI, Gianni e COSTA, Nicoletta. O homem da chuva. Ed. Biruta.

ORTHOF, Sylvia. Um pipi choveu aqui. Ed. Global.

TRIPLEHOERN, Charles A.; JONNSON, Norman. Estudo dos insetos. Ed. CENGAGE.

ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: bichos arrepiantes. Ed. Companhia das Letrinhas.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: a tarântula atarantada. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: o pernilongo pernóstico. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanos: a libélula abilolada. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Coleção insetos insanosa cobra e o grilo. Ed. Manati.

 

SITES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CARMENLÚCIA fERREIRA DE fÁTIMA fRANCO, ESCOLA MUNICIPAL TUPINIQUIM , Minas Gerais - disse:
    carmenlucia.f@hotmail.com

    25/06/2014

    Cinco estrelas

    EU ACHEI A AULA MARAVILHOSA, POIS QUERIA TRABALHAR COM O TERRÁRIO E NÃO ESTAVA CONSEGUINDO ACHAR UMA ATIVIDADE QUE ME PERMITISSE TRABALHAR DE FORMA CONTEXTUALIZADA. ESSA AULA É TUDO QUE EU PRECISAVA


  • Djenane, Fundação Bradesco , Distrito Federal - disse:
    nanemarques@hotmail.com

    11/09/2013

    Cinco estrelas

    Aula perfeita, super completa e com objetivos muito claros. Já etou providenciando os materiais sugeridos para execução destas aulas! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.