Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ATIVIDADE PRIMITIVA DOS POVOS INDIGENAS NAS TERRAS BRASILEIRAS

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses;
  2. Relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.  
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer as ações indigenas como uma atividade de sobrevivência.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1  

Observar objetos e fazer inferências   

1º momento – Professor, traga para a sala de aula fotos de canoas, de rede de pescar, flechas e plantas com frutos.  Inicie a atividade perguntando aos alunos sobre os objetos e qual atividade que podem ser realizadas com eles. 

Foto: Beatriz de Almeida Matos, julho de 2005

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/matses/1958   

2º momento  -  Professor, traga material de leitura e faça a orientação para os alunos construir explicações sobre as atividades e o modo de vida dos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil.   

Sugestão de vídeo que possibilita a construção de um juízo de valor.  

http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil    

Atividade 2

Fazer inferências diante dos fatos históricos.    

 1º momento – Professor, discuta com seus alunos onde os índios  habitavam e qual a relação entre o modo de vida das tribos de índios do interior e do litoral do estado.

  a)  Discutir com os alunos as ações que provocaram outras ações, ou seja,  a coleta predadora de frutos (modo de vida nômade) foi substituída pelo cultivo de feijão e milho (os índios passaram a habitar no local até o ciclo vital da terra cultivada).

 b) Discutir com os alunos as diferenças entre nômades e o processo de migração.

 c) Proporcionar a oportunidade dos alunos descobrirem que as atividades e o modo de produção dos índios foram delineando os seus valores e seus costumes.  

 

2º momento –  Professor é interessante que você oriente a construção de um seminário pelos alunos, de modo, que os  grupos venham  interagir uns com os outros. Nesse sentido, você organiza a classe em 4 grupos (pares e  impares).  

 Grupos pares 2 e 4, fazem questões para serem respondidas pelo seu interlocutor;

Grupos impares  1 e 3, fazem o mesmo.  

Sugestão de textos;

http://www.colegioweb.com.br/historia-infantil/os-indios-primeiros-habitantes-do-brasil  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos no final da aula conseguem identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.  

Opinião de quem acessou

Uma estrela 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Beatriz de Almeida Matos, Museu Nacional UFRJ , Rio de Janeiro - disse:
    irekaron@gmail.com

    18/07/2011

    Uma estrela

    O adjetivo "primitivo" não deve ser usado, incita ao preconceito. Nenhuma atividade indígena é "primitiva". O nomadismo não é um modo de vida anterior e superado pela agricultura do milho, como está escrito na aula. É um modo de vida distinto e tem sua lógica e economia próprias, que não devem ser julgadas inferiores ou menos evoluídas que a agricultura. Observo que sou autora da foto das canoas, e caso esse conteúdo não mude, não quero que ela permaneça nessa página.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.