16/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Conhecer os conteúdos enzimas e lipídios.
Na sala de aula, organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Proponha que a partir dos conhecimentos prévios, elaborem um esquema sobre o diabetes, suas implicações apontando o que gostariam de saber, seus desejos, curiosidades, dúvidas, etc. Após criarem os esquemas podem representá-los em cartolinas (solicitadas na aula anterior). Para construir o esquema há um tutorial disponível em: http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/fazer_esquemas.pdf Acesso em: 22. nov. 2010.
Na atualidade fala-se muito nos meios de comunicação que as crianças não estão se alimentando corretamente. Consequentemente estão ficando obesas e, há quem esteja adquirindo o diabetes. A questão é: O que é o diabetes? Na sequência, o professor pode explicar aos alunos que há dois tipos do diabetes:
Diabetes mellitus tipo 1: Caracterizado pela dependência da insulina que deve ser injetado.
Diabetes mellitus tipo 2: Surge como consequência de uma produção insuficiente de insulina ou resistência do organismo à sua ação. Se desenvolve ao longo da vida madura, e está geralmente associada à obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hipertensão arterial.
Professor sugerimos que salve o arquivo "Diabetes" no pendrive. Utilize a sala de aula ou sala de vídeo, organize os alunos em em três equipes. Para prosseguir, solicite aos alunos que ouçam o áudio "Diabetes" que trata do açúcar do capim (Betaglucano) e façam o relato no caderno, utilizar o tutorial disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 18/10/2010) e criar páginas PBWorks, documento PDF. Desta maneira podem ir construindo o livro de química da turma.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26249 Acesso em: 18/10/2010
Na sequência, os alunos devem efetuar a leitura dos textos indicados e responder: O que é diabetes? Quais os tipos de diabetes? Quais as outras formas de diabetes?
Equipe 1:
Equipe 2:
Equipe 3:
Após pesquisarem nos sites, o professor pode explicar à turma que os compostos orgânicos são constituídos fundamentalmente por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), sobre a diabetes e a química do açúcar. Em seguida os alunos devem desenvolver as atividades elencadas abaixo.
Professor, organize os alunos em equipes compostas por seis pessoas. Proponha que desenvolvam o experimento cujo objetivo e verificar a presença de açúcares. Os alunos devem efetuar a leitura do texto indicado. Ao realizar o experimento, devem observar como reagem os compostos e fazer anotações no caderno de forma a construir o relato.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16217 Acesso em: 18/10/2010
Material necessário para realizar o experimento: 4 tubos de ensaio, 1 passa de uva, 1ml de sumo natural, 1 ml de sumo comercial e Licor de Fehling (reagente de cor azul, reagente indicador de glicose). Os alunos devem socializar os resultados apresentando em sala de aula os retórios elaborados ao realizarem o experimento. Desta maneira, ao interagir podem analisar como ocorreu e se desenvolveu cada reação.
Os alunos devem identificar o mecanismo de atuação da insulina no fígado, no músculo e no tecido adiposo. Ao realizar a simulação, devem responder o que é, de onde vem, através de que a insulina está ligada ao diabetes, o que é hormônio insulina, sua produção, forma de transporte e mecanismo de atuação no fígado, no músculo e no tecido adiposo e anotar os resultados no caderno e criar os slides. Para socializar os registros, os alunos devem criar slides utilizando o Impress. Para saber como usar o Impress disponibilizamos o link do tutorial em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 18/10/2010.
Para visualizar a simulação, é necessário instalar o Flash Player disponível em: http://get.adobe.com/br/flashplayer/ Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10663 Acesso em: 18/10/2010
Os alunos devem pesquisar sobre compostos orgânicos (Glicídios, Glicose e Frutose). A atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática e os alunos serem organizados em três grupos. Os alunos devem ocupar os computadores disponíveis, acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ e criar os mapas conceituais (ver exemplo abaixo).
Disponível em: http://diabetes1.pbworks.com/Mapa-Conceitual Acesso em: 18/10/2010
Para realizar a pesquisa os grupos devem acessar os sites indicados.
Grupo A: Identificar de 5 a 10 termos relacionados aos (Glicídios, Glicose e Frutose) e apontar os compostos orgânicos e suas relações com o diabetes.
Áudio Disponível em: http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/handle/1884/4188 Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://www.adiabc.com.br Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://www.fundaciondiabetes.org/diabetesinfantil/la_diabetes/tipos_diabetes.htm Acesso em: 18/10/2010
Grupo B: Pesquisar as fórmulas estruturais e principais classes e suas relações com o diabetes.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CFSCR8oDmKk Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=455 Acesso em: 18/10/2010
Cyber Diet: Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/alimentos-diet-e-light-qual-a-diferenca-2-1-1-33.html Acesso em: 18/10/2010
Grupo C: Identificar as principais classes e atividades físicas e suas relações com o diabetes.
Disponível em: http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_596.asp Acesso em: 18/10/2010;
Artigo "Atividade Física e Diabetes Mellitus": Disponível em: http://www.cdof.com.br/fisio6.htm Acesso em: 18/10/2010
Atividade Física, Diabetes e Obesidade: Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=73 Acesso em: 18/10/2010 -
Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3856&ReturnCatID=1764 Acesso em: 18/10/2010
Para socializar os resultados. os alunos podem divulgar os links dos mapas para a comunidade escolar conhecer as produções.
Professor, sugerimos que os alunos sejam organizados nas equipes indicadas para que realizem a atividade de modo a revelar os conhecimentos apropriados nesta aula.
Equipe 1: conceito e sintomas do diabetes - Equipe 2: medidas de prevenção e controle - Equipe 3: alimentação - Equipe 4: atividade física e Equipe 5: medicamentos.
Após concluírem a atividae, podem acessar o tutorial que está disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 18/10/2010, para saber como criar o Jornal Mural. Finalizada a produção, os alunos devem disponibilizar o jornal no mural da escola para que a comunidade escolar tenha conhecimento das informações.
Ciências: Pode-se trabalhar esse tema relacionado aos tratamentos feitos com dieta balanceada. Sobretudo, o consumo de alimentos saturados de sal e ou açucar.
Biologia: O professor pode trabalhar o tema associado aos tipos de sangue.
Educação Física: Pode-se trabalhar os benefícios para o diabetes oportunizados pelos exercícios e atividades físicas.
Matemática: Pode-se trabalhar as unidades de medidas por meio de planilhas calculando o números de pessoas diabéticas por regiões, estado, etc. ou a quantidade diária necessária de alimentos ao organismo humano.
Sites que tratam dos benefícios do diabetes por meio da atividade física
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1511 Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22123 Acesso em: 18/10/2010
Os alunos podem organizar passeios e caminhadas para sensibilizar a comunidade sobre como prevenir e conviver com o diabetes.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ot3b1aM7ZCU&feature=related Acesso em: 18/10/2010
Disponível em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a04.pdf Acesso em: 18/10/2010
Nome | Tipo |
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Coisas Doces | Experimento prático |
Artigo que trata do Açúcar de capim-favorito (Rhynchelytrum repens) que pode combater diabetes.
Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A31capimfavorito.htm Acesso em: 18/10/2010
Site que trata da química do açúcar
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/diabetes.jhtm Acesso em: 18/10/2010
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.
Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná. Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf Acesso em: 18/10/2010.
A avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem contribuir no processo.
Cinco estrelas 2 classificações
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09/10/2014
Cinco estrelasfoi muito boa a aula eu estava presisando para um trabalho de escola e ganhei um a+ muito obr eu vo endica esse saite para meus amigos obr obr mesmo beijos ate a prosima ♥♥♥♥♥♥mi ajudo muito mesmo♥♥♥♥♥♥
17/05/2013
Cinco estrelasMuito bem elaborado, com conteúdo pertinente e de referências bem conceituadas.