19/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
É importante que os alunos conheçam as figuras geométricas.
Professor, esta aula está estruturada em seis atividades, porém o ritmo e seus desdobramentos dependem do interesse e da necessidade da turma.
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, faça uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que é geometria. Deixe que levantem hipóteses para que possam perceber qual o conceito que eles tem e direcionar seu trabalho. Esclareça que a geometria está presente nas formas, em nosso dia-a-dia, também faz parte da Matemática e permeia os conteúdos de Língua Portuguesa e Geografia. Se em sua escola tiver “Blocos Lógicos” proponha a atividade a seguir. Caso sua escola não tenha este material apresentamos outra opção.
Momento 1- Trabalho em grupo com blocos lógicos
1.1 - Orientações:
Momento 2- Dobraduras
2.1 - Orientações:
Veja a seguir:
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/quadrado.html
Professor instigue os alunos a falarem sobre os procedimentos adotados. Registre-os.
A partir de uma folha de papel retangular...
1- Dobramos a folha até chegar ao lado oposto do retângulo.
2- Dobrando o retângulo que nos restou e abrindo a primeira dobra que fizemos chegamos ao quadrado.
Devemos deixar bem claro que temos os lados iguais e os ângulos iguais, pois o quadrado será a base de quase todas as figuras que queiramos trabalhar.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/isosceles.html
A partir de uma folha de papel quadrada...
Primeiro:
Dobramos o quadrado na sua diagonal.
Podemos mostrar ainda que este triângulo isósceles, por ter dois lados iguais, ainda é chamado de Triângulo Retângulo, pois mantém um ângulo reto.
Segundo:
1- Marcamos a diagonal do quadrado.
2- Dobramos as pontas do vértice encontrado em direção a diagonal marcada, sendo que, o lado do nosso triângulo é esse novo vértice ao ponto médio do lado adjacente.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/trapezio.html
A partir de uma folha de papel quadrada...
1- Dobramos ao meio e obtemos um retângulo.
2- Dobramos novamente ao meio, só que desta vez no outro sentido do papel para fazermos uma nova marcação e obtivemos dois quadrados.
3- Dobramos as pontas em qualquer medida desde que não ultrapasse a marcação que separa os quadrados e obtivemos o trapézio.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/losango.html
A partir de uma folha de papel quadrada...
1 - Marcamos uma das diagonais do quadrado.
2 - Dobramos as pontas até a marca da diagonal, onde encontramos um vértice.
3 - Dobramos este vértice encontrado até o outro lado para marcarmos a menor diagonal do losango.
4 - Dobramos as pontas restantes da diagonal menor até a diagonal maior e obtivemos o losango.
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/paralelogramo.html
A partir de uma folha quadrada...
1 - Marcamos a diagonal do quadrado.
2 - Dobramos no ponto médio de cada lado e no vértice encontrado com a marcação da diagonal e chegamos ao paralelogramo.
Com o paralelogramo podemos trabalhar com os ângulos opostos iguais e suas diagonais. Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/index.html
Professor, a partir desta atividade é importante explorar o que é vértice, aresta e ângulo, pois o aluno está manuseando e isto facilita o aprendizado. Depois, peça que colem os recortes e nomeiem cada figura geométrica que recortou.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Momento 1- Montando o painel.
Aproveitando a técnica da dobradura, realizada na atividade anterior, solicite que os alunos se organizem em grupos e montem um painel a partir das figuras geométricas que recortaram.
1 - Orientações:
Fonte: acervo da autora
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Momento 1– Descobrindo figuras geométricas no mapa do bairro da escola.
Professor, utilize o mapa do bairro da escola constante no catálogo telefônico de sua cidade ou busque no Google Maps e imprima.
Orientações:
Pinte o mapa de acordo com a legenda:
Veja o exemplo de um mapa retirado deste sítio e as formas geométricas encontradas nele.
Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=MmH&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&q=mapas+de+bairros&revid=-1&sa
Oriente os alunos para usarem a régua. Mostre-lhes o que é um milímetro e um centímetro, para que possam medir no mapa o quarteirão da escola e reproduzir no caderno. Se tiver folhas quadriculadas, distribua para os alunos, pois ficará mais fácil. Estabeleça relação entre as ruas e as retas.
Se em sua escola tiver Laboratório de Informática, leve seus alunos e enriqueça esta atividade, uma vez que existem recursos na barra de ferramentas que permitem explorar as formas geométricas.
O sitio do Google possibilita explorar diferentes mapas e as figuras geométricas.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Momento 1 – A geometria na sala de aula
Professor, utilize o desenho da sua sala de aula e escreva o nome dos alunos nas carteiras.
Professor, esta habilidade é muito explorada nas avaliações sistêmicas (Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas croquis e outras representações gráficas).
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.uff.br/geoden/figuras/plantasala.jpg&imgrefurl=http://www.uff.br/geoden/index_arquivos/exercicios_modulo1_geodem.htm&usg=__JKoouzOoeBcPOtVpf_dVNkYPvTU=&h=428&w=586&sz=28&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=mYyVtJuKqfI_QM:&tbnh=139&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bde%2Bsala%2Bde%2Baula%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1366%26bih%3D576%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=611&ei=iRyRTPzTAYH6lwf3g6HjAQ&oei=iRyRTPzTAYH6lwf3g6HjAQ&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=58&ty=94
Momento 2 - Leitura de imagem.
Professores, a seguir sugiram uma imagem que apresenta diferentes formas geométricas.
Observe a imagem e relacione os nomes dos objetos e dos sólidos geométricos que representam.
Fonte: http://cristinasiqueira.pbworks.com/Espa%C3%A7o-e-Forma
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: cd cliparts & Cia nº 05
Professor, solicite aos alunos que levem para sala de aula embalagens de remédios, sabonetes, pastas de dente, chocolate (Toblerone, pois tem forma triangular). O objetivo desta atividade é a planificação de sólidos geométricos, mas não deixe de explorar os nomes dos sólidos geométricos (paralelepípedo, esfera, cilindro, cubo, pirâmide), arestas, ângulos, vértice.
As embalagens também nos dão uma ótima oportunidade para trabalhar a ortografia (escrita das palavras) e nos componentes curriculares: história, geografia e ciências, podem trabalhar: lugar onde foi produzido o produto, tipo de transportes utilizados, matérias primas utilizadas, utilidade e necessidade do produto para nossa saúde (alimentação e higiene, entre outras).
Momento 1 – Desmontando e montando
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mcpersonal.com.br/portfolio/embalagens.jpg&imgrefurl=http://www.mcpersonal.com.br/&usg=__r8m_ASgeAj_eoGmd0oP57bc5fCU=&h=450&w=600&sz=24&hl=pt-BR&start=32&zoom=1&tbnid=G7P9hN4dXSRkDM:&tbnh=125&tbnw=164&prev=/images%3Fq%3Dembalagens%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D978%26bih%3D560%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C1191&itbs=1&iact=hc&vpx=121&vpy=76&dur=3194&hovh=194&hovw=259&tx=106&ty=138&ei=8n-WTKyhFIT7lwf2ib2mCg&oei=4X-WTKvcIcLflgfNh6mnCg&esq=5&page=3&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:32&biw=978&bih=560
Fonte: http://estrela-ensinarcomamor.blogspot.com/2009/12/atividades-para-alfabetizacao.html
Para fixar os conhecimentos que construímos em sala de aula sobre Formas Geométricas, observe o interior da sua casa e relacione os nomes dos objetos que tem forma de:
Quadrado:_________________________________________________________________
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Retângulo:_________________________________________________________________
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Círculo:___________________________________________________________________
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Trapézio:__________________________________________________________________
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6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Momento 1 – Produzindo texto a partir da geometria.
Orientações:
Sugestão de atividade de casa: Recortar figuras/imagens de revistas ou jornais que tenham as formas geométricas trabalhadas, colar no caderno e escrever o nome.
Veja algumas sugestões que também podem contribuir para enriquecer sua aula:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10200
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15056
A avaliação deve permear todo trabalho visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer uma realimentação relativa à metodologia que foi utilizada, por isso fique atento ao desenvolvimento das atividades.
Na atividade de dobradura observe a dificuldade de coordenação motora e atenção, pois alguns alunos não conseguem acompanhar e se apavoram. Solicite aos alunos que tem mais facilidade que façam dupla com eles, pois é uma ótima estratégia para ter ajuda na atividade e atingir seu objetivo no conteúdo.
Os cartazes com as construções dos grupos a partir da montagem com os recortes das figuras geométricas te darão um bom instrumento para avaliar o conteúdo e valorizar a produção dos alunos.
As atividades com o croqui da sala e com o mapa são bons recursos, mas exigem atenção, pois são incomuns no universo infantil e podem gerar dificuldade em alguns alunos. A planificação de sólidos gera prazer para os alunos, mas sua reconstrução demanda cuidado uma vez que envolve coordenação e paciência, e esses atributos não são muito comuns nesta faixa etária.
Perceba se eles assimilaram os nomes dos sólidos, suas características e se atingiram os objetivos relacionados à geometria.
A produção de texto e atividades em casa fornecerá dados quanto à compreensão de que a geometria está realmente em nosso cotidiano.
Cinco estrelas 1 classificações
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09/11/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades com croquis e figuras geométricas. Entrei no portal do professor a procura das atividades e consegui quase tudo que precisava para complementar minhas aulas sobre esse conteúdo, pois meus alunos gostam de estar manipulando os blocos e desenhar as figuras, mas precisam de muito mais atividades diferenciadas a respeito e graças a este portal do professor estou com material bem diversificado para meus alunos, principalmente utilizando material reciclável para suas montagens.