14/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles; Fernando Celso Villar Marinho; Jackson Lopes da Cunha; Ivail Muniz Junior; Clayton Gonçalves Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Observar e compreender como os logarítmos são utilizados para modelar fenômenos físicos.
Progressão aritmética
Progressão geométrica
Professor, para realizar essa aula, encaminhe primeiramente os alunos ao laboratório de Informática, e peça que eles se acomodem em, no máximo, três alunos por computador.
Como uma estratégia para despertar o interesse da turma sobre os conceitos e aplicações de logaritmos no cotidiano, acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=7cLaA8-a9yI e exiba, utilizando o Data Show, o vídeo com a reportagem: Terremoto 4.5 escala Richter abala Brasília e Goiás, exibida em 09/10/2010.
Figura 1: Reportagem - Tremor de terra
Fonte: http://i4.ytimg.com/vi/7cLaA8-a9yI/default.jpg
Após a exibição do vídeo, faça o seguinte questionamento para a turma: Qual a relação entre logaritmos e terremotos?
Professor, informe que esta resposta será dada ao longo das atividades.
Professor, de forma a dinamizar o seu trabalho e evitar o tempo de aula perdido com registros a serem feitos pelos alunos em seus cadernos, acesse previamente o link http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/DefiniPropri.pdf, tire cópias do arquivo e distribua um exemplar para cada aluno.
O arquivo contém, além da definição, exemplos e demonstrações das propriedades dos logaritmos.
Utilize o Data Show para projetar o texto e, com a participação da turma, explique os exemplos e faça as demonstrações no quadro de giz.
Figura 2: Imagem da autora
Exiba, com o uso do Data Show, o vídeo "Terremoto" o que é Magnitude e Escala Richter, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=gYTNfDzUOYI, para que os alunos compreendam como os estudos feitos nesta área podem ajudar a prevenir grandes acidentes.
Figura 3: Vídeo Terremoto
Fonte: http://i4.ytimg.com/vi/gYTNfDzUOYI/default.jpg
Professor, comente que existem diversas fómulas para se calcular a magnitude Richter, que dependerá do tipo de onda sísmica medida no sismograma e que os logaritmos são utilizados para facilitar tais cálculos.
Para realizar as atividades 2 e 3 acesse o link http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/atividade23.pdf , tire cópias do arquivo e distribua para a turma.
Este arquivo contém, além das atividades citadas, a Escala Richter. Apresente-o aos alunos, utilizando o Data Show, de modo a permitir que eles façam descobertas e realizem as atividades, respondendo aos questionamentos.
Nota: Estipule um tempo aproximado de 20 minutos.
Peça, então, que os alunos relatem o encaminhamento de seus raciocínios e desenvolva no quadro de giz, com a participação da turma, as soluções encontradas.
Figura 4: Imagem da autora
Atividade 2:
Figura 5: Imagem da autora
Atividade 3:
Figura 6: Imagem da autora
Observação: Peça para os alunos analisarem os resultados obtidos nas duas atividades e classificarem os terremotos de acordo com a magnitude.
A turma deve perceber que na atividade 2, M1 representa a magnitude de um terremoto muito forte, ao contrário de M2, que representa um terremoto que ocasiona pequenos danos. Na atividade 3, M é a amplitude de um terremoto que não é percebido.
A atividade a seguir pode ser utilizada como um desafio, ou mesmo, como avaliação.
Professor, previamente acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExercíciosLog%20Aluno.pdf, tire cópias e distribua para os alunos que estarão em sala de aula.
Peça que os alunos se dirijam para a sala de aula e distribua a atividade. Informe-os de que esta atividade tem como objetivos solidificar o conteúdo trabalhado, além de mostrar como os logaritmos são utilizados na Matemática Financeira, na Geografia e na Química.
Figura 7: Imagem da autora
A resolução das questões encontra-se no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExercíciosLogProfessor.pdf
Permita que eles façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Peça então que os alunos relatem o encaminhamento de suas resoluções e desenvolva no quadro de giz, com a participação da turma, as soluções encontradas.
Exiba, com o uso do Data Show, o vídeo Logaritmos e Música para mostrar como eles se relacionam.
Figura 8: Vídeo Logaritmos e música
Fonte: http://i1.ytimg.com/vi/8fR5iOFtY2c/default.jpg
Durante a exibição, faça pausas para permitir que os alunos analisem e discutam sobre os temas que surgem. Segue um exemplo.
Figura 6: Imagem da autora
Nota: Espera-se que os alunos percebam neste exemplo que o logaritmo leva uma progresão geométrica em uma progressão aritmética.
Fonte de pesquisa: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_3_2.pdf
http://www.youtube.com/watch?v=7cLaA8-a9yI
Outras aulas no Portal do Professor:
Sobre o mesmo tema:
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23249)
Logaritmos e a calculadora: resolvendo problemas...
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24977)
Veja também as seguintes aulas que complementam este assunto:
Tal avaliação deve ser feita ao observar as dúvidas dos alunos durante a realização das atividades sugeridas acima onde o professor terá a oportunidade de verificar o nível de entendimento ao circular pelos grupos durante as atividades 2 e 3 e também verificar se o processo de construção do conhecimento foi apreendido na atividade 4.
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