09/11/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
§ Aplicar as propriedades operatórias dos logaritmos na resolução de problemas.
§ Empregar a calculadora como ferramenta de auxílio na resolução de problemas que envolvam logaritmos.
Propriedades da potenciação e radiciação.
Em sala de aula, o professor deve apresentar aos alunos o conteúdo de logaritmos (por meio de projetor multimídia ou no laboratório de informática, se houver), propondo o recurso Logaritmos, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10438, acesso em 10 de outubro de 2010.
A animação aborda o tema usando, como exemplo, o cálculo de um logaritmo por meio da equivalência com uma potência. Em um momento posterior é formalizado o conceito. No recurso, outros exemplos são abordados com a finalidade de familiarizar o aluno ao tema. Logo após, surge um fato histórico relacionando à invenção dos logaritmos às grandes navegações dos séculos XV e XVI, e segue apresentando uma tábua de logaritmos. Para finalizar, segue com a construção de gráficos e com a proposta de alguns exercícios nos quais o aluno pode aplicar os conhecimentos assimilados.
Após a animação, o professor pode retomar alguns conceitos, por exemplo:
Quando escrevemos, por exemplo, log 2 = 0,301, significa 100,301 = 2.
Usamos sempre a base 10 e, por isso, os nossos logaritmos são chamados decimais. Existem também logaritmos em outras bases. Por exemplo, a igualdade 25=32 significa que o logaritmo de 32 na base 2 é igual a 5.
Para esse momento, utilizar com os alunos uma calculadora científica. Os alunos pode trazer a calculadora de casa, ou pode-se utilizar a calculadora do computador no laboratório de informática (independente de sistema operacional) ou ainda a calculadora online disponível em: http://www.calculadoraonline.com.br/view/calculadora-cientifica.php, acesso em 10 de outubro de 2010.
Na calculadora científica, apresentar aos alunos a tecla log. Essa tecla calcula o logaritmo decimal de um número x. Para usar a tecla log no cálculo do valor do logaritmo de base 10, por meio da calculadora científica, digita-se inicialmente o valor do qual logaritmo desejamos e a seguir pressiona-se a tecla log, respectivamente.
Assim:
a) Para calcular o log 1,23455
Usa-se o comando: 1,23455 log
Resultado: 0,91508683
b) Para calcular log 2 37 = x
pela propriedade dos logaritmos, temos:
2x = 37
log 2 x = log 37
x. log 2 = log 37
como log 2 = 0,3010 e log 37 = 1,5682 (veja na calculadora)
temos x. 0,3010 = 1,5682
x = 5,2099
Atividade 1 - Usando a calculadora, propor aos alunos a resolução:
a) log 100
b) log 1000
c) log 1,86755
d) log 2 57
e) log 5 138
Professor, essa atividade pode ser desenvolvida em sala de aula (se os alunos trouxerem calculadoras de casa), ou no laboratório de informática (usando a calculadora disponível no sistema operacional dos computadores). Durante a atividade, verificar se os alunos entenderam o funcionamento das teclas e permitir que resolvam os exemplos.
Atividade 2 - Aplicação de logaritmo na resolução de problema.
Por conta de um processo de assédio moral, um juiz determinou o pagamento de uma indenização ao réu até determinada data. Decidiu também que, caso o pagamento não seja feito, será cobrada uma multa da empresa causadora, de R$ 2,00 que dobra a cada dia de atraso.
Pergunta-se: Em quantos dias de atraso essa multa será superior a 1 milhão de reais?
Obs. Para essa resolução, permita que os alunos façam conjecturas. Pode ocorrer que os alunos encontrem o resultado por outros caminhos. Não desconsidere os pensamentos dos alunos, afinal o importante é se chegar ao resultado.
Resolução:
A multa determinada pelo juiz pode parecer pequena, se o atraso no pagamento for de poucos dias. Mas ela cresce com uma rapidez muito grande. Considerando x o número de dias de atraso no pagamento, o valor da dívida será 2x.
Veja:
1 dia de atraso -> x=1 multa = 21=2
2 dias de atraso -> x=2 multa = 2² = 4
3 dias de atraso -> x=3 multa = 2³ = 8 e assim por diante.
Conforme podemos observar, as multas crescem em progressão geométrica.
Para calcular em que dia a multa atinge 1 milhão de reais, devemos resolver a equação:
2x=1000000
Para resolver essa equação é preciso aplicar a propriedade dos logaritmo nos dois lados:
log 2x = log 1000000
log 2x = log 106
Considerando a propriedade do logaritmo da potência: x.log 2 = 6.log 10
Como log 10 = 1 e log 2 = 0,301 (veja na calculadora), temos:
x · 0,301 = 6
6
x= -------- = 19,93
0,301
Concluímos que no 20º dia de atraso a multa terá passado de 1 milhão de reais.
Propriedades dos Logaritmos
No laboratório de informtática, propor aos alunos, em grupo (3 a 4 alunos), as atividades da WebQuest Logaritmos, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=14591&id_pagina=1, acesso em 10 de outubro de 2010.
Ao final das atividades discutir com os alunos algumas propriedades de logaritmos, bem como, as maneiras que se utilizaram para resolver. Nem sempre o caminho é o mesmo, porém o importante é chegar ao resultado. Discutir ainda com os alunos que o logaritmo não se resume a cálculos matemáticos, pelo contrário, tem inúmeros empregos em situações bem próximas ao nosso cotidiano.
Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=14591&id_pagina=1
Atividade 3 - Pesquisa
No laboratório de informática, com os alunos reunidos em grupos (3 a 4 alunos), propor uma pesquisa sobre a aplicação dos logaritmos em atividades do cotidiano.
Para orientar a pesquisa, o professor pode construir uma WebQuest. A WebQuest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor dá indicativos de sítios, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso.
Para desenvolver sua WebQuest, o professor pode seguir as orientações do "Tutorial para criar e editar WebQuest ", disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf e, utilizar o sítio http://www.webquestbrasil.org para criar e postar. A ênfase da pesquisa deve ser na origem dos logaritmos e suas aplicações nas demais áreas, além de curiosidades e informações.
Sugestões de links para desenvolvimento da WebQuest:
Aplicação dos Logaritmos - O site apresenta várias aplicações dos logaritmos em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia entre outras. Demonstrando por meio de exemplos a utilização das técnicas de logaritmos na busca de resultados para as variadas situações em questão. Para saber mais, ver: http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/aplicacao-dos-logaritmos.htm, acesso em 10 de outubro de 2010.
Trecho do vídeo "Música das Esferas", sobre as relações entre a Matemática e a Música. Ver http://www.youtube.com/watch?v=8fR5iOFtY2c, acesso em 10 de outubro de 2010.
O piano e a tábua de logaritimo. A música tem ligações fortíssimas com a matemática, pois quando acionamos as teclas de um piano moderno, estamos, a rigor, teclando sobre logaritimos. Ver: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111131.shtml, acesso em 10 de outubro de 2010.
Artigo do professor Ernesto Vieira Neto, que apresenta situações reais que envolvem logaritmos. Ver: http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/aulas/Ernesto19agosto-Logaritmo.pdf, acesso em 10 de outubro de 2010.
Aplicação de logaritmos e exponenciais à tecnologia alimentar. Ver http://manuelasimoes.no.sapo.pt/tecnologia_alimentar.htm#questão, acesso em 10 de outubro de 2010.
Logaritmos e Terremotos: Aplicação da escala logarítmica nos abalos sísmicos, artigo da professora Cynthia Adeline Pinheiro Henrque. Ver: http://www.cdb.br/prof/arquivos/76295_20080603084510.pdf, acesso em 10 de outubro de 2010.
Ao final das pesquisas, cada grupo deve desenvolver um problema envolvendo logaritmos (os problemas devem conter um enunciado significativo e sua resolução por meio das propriedades dos logaritmos) com aplicações em situações reais, acompanhados de uma produção textual elucidativa acerca da questão escolhida.
Após a elaboração da pesquisa, para socialização dos resultados, o professor deve propor uma rodada de apresentação dos trabalhos, bem como, de resolução dos problemas entre os grupos, discutindo as produções e diversas aplicações que surgirem.
A calculadora e os logaritmos. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/calculadora-logaritmos.jhtm, acesso em 10 de outubro de 2010.
Resolvendo problemas com logaritmos. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6513896/a-2-Grau-61-Resolvendo-Problemas-Com-Logaritmos-PtBR, acesso em 10 de outubro de 2010.
Calculadora científica online. Disponível em: http://www.calculadoraonline.com.br/view/calculadora-cientifica.php, acesso em 10 de outubro de 2010.
Propriedade dos logaritmos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20966, acesso em 10 de outubro de 2010.
Logaritmo – Definição. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15566, acesso em 10 de outubro de 2010.
Logaritmos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=762, acesso em 10 de outubro de 2010.
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.
Critérios a serem observados:
- Na atividade inicial? O aluno foi argumentativo? Raciocínio adequado?
- Durante a explicação do professor e uso da calculadora. Demonstrou interesse? Coesão nas reflexões?
- Na realização das atividades propostas na WebQuest? Resolveu as atividade? Demonstrou conhecimento?
- Na realização da atividade de pesquisa. Produção do problema, participou? Produziu? Contribuiu com os colegas?
Cinco estrelas 2 classificações
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01/03/2011
Cinco estrelasachei execelente mas nao tinha o que eu queria propiedades da potenciaçao
24/02/2011
Cinco estrelasNossa, muito obrigada ! Eu tinha uma dúvida específica de log mas não achava a explicação em lugar nenhum ! Aqui consegui compreender direitinho ! Muito obrigada !!