08/02/2011
Marcela Telles Elian de Lima, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Os alunos serão capazes de identificar o processo da distensão “lenta, gradual e segura” promovido pela ditadura militar; as implicações políticas da Ementa Dante de Oliveira; saberão distinguir a importância da retomada do espaço público no contexto da abertura política; identificar a trajetória política dos principais líderes da campanha “Pelas diretas”.
INTRODUÇÃO
É importante ressaltar que o Movimento pelas eleições diretas (Diretas Jà) se deu em apoio à proposta de emenda constitucional formulada pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), em 1984. A ementa tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, após o Golpe Civil-Militar de 1964. A pressão popular para que a emenda fosse aprovada se transformou em um dos maiores movimentos político-sociais da história do Brasil: a Campanha pelas “Diretas Já”. Apesar da realização de manifestações nas ruas das principais capitais brasileiras pela sua aprovação, a ementa constitucional foi rejeitada pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril de 1984. Com a rejeição da Emenda Constitucional “Dante de Oliveira”, a eleição para presidente da República, em 1985, foi novamente indireta. O candidato da oposição, Tancredo Neves, do PMDB, derrotou o situacionista Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral com 480, contra os 180 votos do candidato do Partido Democrático Social (PDS). Duas mil pessoas comemoraram, em frente ao Congresso Nacional, a vitória da oposição com a eleição de Tancredo Neves.
DESENVOLVIMENTO
1° Aula
Primeiro passo: No Laboratório de Informática, divida a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma reportagem:
Segundo passo: Cada grupo deverá consultar no link abaixo a edição do periódico on-line e a matéria de capa referente à Campanha “Pelas Diretas Já” e a votação da Ementa Dante de Oliveira:
http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx
GRUPO 1 – Edição 804 Data: 1º. fev.1984.
GRUPO 2 – Edição 815 Data: 18 abr. 1984.
GRUPO 3 – Edição 816 Data: 25 abr. 1984.
GRUPO 4 – Edição 817 Data: 2 maio 1984.
Terceiro passo: Cada grupo deverá recolher as principais manchetes, identificar os principais personagens (entre políticos e artistas) na Campanha pelas “Diretas Já”.
2° Aula:
Primeiro passo: Após a leitura das reportagens e seleção dos principais tópicos, cada grupo deverá elaborar um discurso em favor das “Diretas Já”.
3° Aula:
Primeiro passo: Em sala de aula, o professor deverá simular, junto com os alunos, um palanque de campanha no qual os representantes (eleitos pelos membros de seu grupo) apresentarão o discurso elaborado em aula anterior ao restante da classe.
CONCLUSÃO
Os alunos devem ser capazes de fazer a ligação entre os movimentos pela reconquista da democracia e a alienação de parte do eleitorado atual, a partir da canção “O sofisma”, da Banda Hanoi Hanoi, encontrada no link abaixo:
http://www.4shared.com/audio/MJi0pFPT/Hani_Hani_Fanzine_10_-_O_Sofis.html
Por meio dessa canção, os alunos poderão discutir temas, como:
- dificuldades na prática plena da democracia;
- conscientização no exercício do direito ao voto.
Texto: “Renan Calheiros usa voto de cabresto”: http://www.ohoje.com.br/politica/02-10-2010-renan-usa-voto-de-cabresto/
Os discursos deverão ser avaliados pela capacidade de síntese dos dados coletados nos periódicos, argumentação e retórica.
Cinco estrelas 1 classificações
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09/03/2015
Cinco estrelasmuito bom, com isso auxilias os alunos a buscarem informação, e também mostra a realidade que aconteceu em tempos passados