21/07/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Introduzindo a aula: (5 min.)
Ao iniciar a aula, provoque um pequeno debate sobre o problema de acidentes de trânsito provocados pelo uso de bebidas alcoólicas, fornecendo dados estatísticos de números de acidente (vide site http://www.denatran.gov.br/acidentes.htm).
Depois pergunte aos alunos como um policial pode saber se o motorista ingeriu bebida alcoólica? Ao ser mencionado o bafômetro, pergunte aos alunos: Para que serve o bafômetro?
Os alunos deverão responder que o bafômetro serve para determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica. Depois dessa resposta faça outra pergunta: Como o bafômetro pode determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica?
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
No laboratório de informática:
Após as indagações dos alunos, solicite que eles abram a simulação que trata da questão do bafômetro e seu funcionamento. Caso necessite, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a simulação está no LabVirt presente no site da USP. Peça para os alunos anotarem as respostas das questões propostas pela simulação, pois eles deverão entregar junto com as respostas propostas pelo relatório da simulação.
Ao longo da exploração peça para que os alunos leiam com cuidado todas as informações presentes na simulação, em especial, na página descrita na imagem a seguir:
Figura1 - Regras para determinação do NOX
Quando os alunos chegarem nesta página leia essas informações com todos eles, diga que não será necessário memorizar es sas informações, pois eles poderão consultá-las posteriormente.
Depois que os alunos terminarem a simulação, pergunte o que provocou a variação de cor no bafômetro? Após as respostas dos alunos, explique que a variação de cor no bafômetro ocorreu em função de reações químicas que ocorreram dentro do bafômetro. Essas reações químicas são de um tipo muito especial: reações de oxidação e reações de redução. As reações de oxido-redução (oxi-red) são aquelas em que a formação de produtos está vinculada a uma transferência de elétrons entr e determinados átomos ou íons das substâncias reagentes. Para se determinar qual espécie de uma reação química oxidou ou reduziu precisamos determinar a variação do NOX dos átomos na reação.
Como exemplo, pergunte aos alunos qual é a reação que ocorreu no bafômetro. Após ouvir as respostas dos alunos, escreva a reação no quadro:
3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4 → 3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O
Explique aos alunos que nessa reação somente o carbono e o crômio estão variando o número de oxidação. Calcule o NOX do crômio e do carbono no quadro negro:
Após relembrar como se calcula o NOX do carbono e do crômio, pergunte aos alunos o que aconteceu com os valores do NOX do carbono e do crômio na reação química? Depois das respostas dos alunos, explique que por se tratar de uma reação de oxi-red, o carbono teve um aumento no NOX, ou seja, dizemos que o carbono oxidou, por sua vez o crômio t eve uma diminuiç&atild e;o do NOX, dizemos que o crômio reduziu. Em outras palavras, a redução do NOX denomina-se de reação de redução e o aumento do NOX denomina-se de reação de oxidação.
Similar a esses conceitos, explique aos alunos que a espécie que oxida provoca a redução, por isso, denomina-se agente redutor. Já a espécie que reduz provoca a oxidação, sendo assim, denomina-se agente oxidante. Na reação apresentada o crômio é o agente oxidante e o carbono é o agente redutor.
Após a explicação, peça para os alunos abrirem o artigo da Química Nova na página 4 com o título A Química dos Bafômetros. Neste artigo, os alunos terão acesso às informações sobre o funcionamento do bafômetro e as equações químicas envolvidas no processo. Se achar necessário faça a leitura do texto com os alunos.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar, disponibilize em um documento de texto algumas questões para que os alunos respondam e entregue no final da aula:
Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3CO2(g)
Conduza um debate entre os alunos, utilizando as questões abaixo:
Questões para debate:
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.
Se o professor tiver a sua disposição um laboratóri o de química e os reagentes necessários, poderá executar o experimento a seguir:
Material:
Reagentes :
Procedimentos:
Em dois tubos de ensaio adicionar 2 mL de dicromato de potássio e em um adicionar 1 mL de etanol a 50% e no outro 1 mL de água (será o controle). Aqueça e observe a mudança de coloração.
Quatro estrelas 30 classificações
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09/11/2014
Cinco estrelasGostei muita da aula poi, foram utilizadas várias estratégias oferecendo aos alunos se encontrar dentro de alguma delas. A aula foi bem estruturada, gerou interesse e motivação.
31/08/2014
Cinco estrelasExcelente... usou um tema atual para trazer informações que normalmente o aluno não faria a co relação entre eles. Parabéns sempre amei a química na prática
17/02/2014
Cinco estrelasmuito bom
09/08/2013
Quatro estrelasParabéns pela excelente aula, gostei das sugestões de sites para pesquisa, onde é possível pesquisar e fazer uma aula similar, e desenvolver este conteúdo de química .
25/05/2011
Cinco estrelasEu achei a aula muito enterressante maemo, pois dar pra aprender de um jeito fácil. GOSTEI MESMO!!!
21/10/2010
Cinco estrelasAula bem elabvorada, uso excelente dos recursos da tecnologia, questõrs claras e objetivas.
05/09/2010
Quatro estrelasAula muito interessante proporcionando aos alunos um contato real e cotidiano da química.
29/08/2010
Cinco estrelasParabéns! A aula foi tão bem elaborada que dá até vontade de aprender. É um exemplo de como podemos enriquecer nossas aulas pesquisando e aplicando recursos disponíveis na web. Basta interesse e vontade de crescer .
28/08/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula... Assim, os alunos tem muito mais chances de compreender o conteúdo.
26/08/2010
Cinco estrelasParabéns professor a qualidade do seu material espelha a sua vocação e dedicação em preparar uma aula de maneira que o seu aluno possa realmente visualizar e compreender todo o processo. Acredito que desta forma todos irão lembrar e levar para suas vidas grande parte deste aprendizado. Grande abraço e já me serviu de inspiração para melhorar meu material.
14/08/2010
Cinco estrelasgostei muito da proposta, principalmente porque é um tema complexo.Pretendo utilizá-la com meus alunos, mas antes gostaria de saber qual o número máximo de alunos para o tempo proposto para a aula?
20/06/2010
Quatro estrelasÓtima aula, por ser um assunto bastante complexo de ser trabalhado e compreendido pelos alunos,muito boa esata aula! Parabéns!
16/06/2010
Cinco estrelasMuiito bom, me ajudou muito.. Obrigada. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom.
24/03/2010
Quatro estrelasValeu colega, pelas dicas
24/03/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela proposta, contribuiu muito para o aprendizado do s alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasApesar de lecionar história, gosto de química e achei que essa sugestão tem tudo para despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio. E também aprendi mais um pouco com o artigo de 1997(!) sobre o Bafômetro e também com a apresentação da mídia do Laboratório Virtual da USP. Muito bom! Grata. Rosa (Osasco, 09/05/2009).
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sua aula, sou professora de Língua Portuguesa, e existe um mito que professor de português não sabe química. Tudo que é nos ensinado com dedicação, aprendemos a gostar e admirar, portanto acredito que os alunos que assistirem a esta aula irão se interessar bastante pelo conteúdo e consequentimente por Química. Também gostei da animação que você usou na aula, a utilização de vários gêneros incentivam a leitura e a escrita.
24/03/2010
Cinco estrelasParabenizo-os pelo excelente trabalho. Sou da área de Humanas e me encanto com todo trabalho qualificado para realmente atender nossos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bem explicado, excelente, parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa
24/03/2010
Quatro estrelasCaro professor como cidadã e motorista senti-me entusiasmada pela sua aula. Como professora fiquei muito interessada de elaborar um projeto para os meus alunos , de educação infantil e muito ligado as aulas de transito pois , todos nós ouvimos falar de bafômetro mas sequer tivemos algum contato com o "DITO CUJO", sem contar as notícias jornalísticas informando sobre a RARIDADE que é este objeto. Seu projeto é ímpar.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessores, o link com as estatísticas de trânsito está quebrado, mas vocês poderão utilizar os dados dos sites dos DETRANs de todo o país. Além disso, utilizem as informações do site: http://www.portaldotransito.com.br/category/estatisticas
24/03/2010
Três estrelasOlá!Achei a aula muito bem pensada,o assunto está na mídia e com certeza despertará nos alunos o interesse por este.Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasA criatividade foi algo muito importante e a interatividade com o site de pesquisa e inclusive material complementar, que mostra a preocupação em selecionar o conteúdo respaldado por um apoio didático bom e organizado.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pelo seu trabalho em tentar trazer os conceitos acadëmicos cada vez mais para as questões do dia-a-dia dos jovens. Diante disto, pergunto: Você utiliza o laboratório de informática com frequência e para trabalhar outros temas da sua disciplina? Você sempre procurar aliar os conhecimentos acadêmicos aos temas sociais e de cidadania, como por exemplo as questões da educação do trânsito? Com certeza sua prática possibilitará novas idéias e transformações significativas na educação.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasExelente aula. Vou aproveitar a sugestao e aplicar na minha escola.
24/03/2010
Cinco estrelasa sua aula é magnifica é deve ser levada ao conhecimento do DENATRAN como fonte de orevenção para a sociedade é uma forma da escola interagir com os órgãos pública na melhoria da educacão social e ainda mais no que se refere a vidas!!!! Como é o caso do trânsito!