20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
• Principais motivos que levaram Portugal a aportar em costas americanas.
• As principais teorias historiográficas para o descobrimento do Brasil.
• Brasil: terra habitada por indígenas.
• Noções sobre as estruturas básicas do Ocidente medieval.
• A formação do Estado português e o seu pioneirismo naval.
• As Grandes Navegações
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que o Descobrimento do Brasil faz parte de um contexto mais amplo, o das Grandes Navegações. Além disso, é importante que ele esclareça os alunos a respeito das controvérsias sobre a chegada dos portugueses à América.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
Apresentar aos alunos as seguintes imagens:
• Imagem 1: http://1.bp.blogspot.com/_2GftjDNXV7A/S9DFYxFXu8I/AAAAAAAABSI/ShpZPegMWzo/s1600/Desc.+do+Brasil+I.gif
• Imagem 2: http://www.brasilescola.com/upload/e/Descobrimento%20do%20Brasil%20-%20BRESCOLA.jpg
• Imagem 3: http://www.historiadetudo.com/descobrimento-brasil.jpg
A seguir, estimular os alunos a uma discussão, questionando-os:
• A que se referem às imagens?
• Em qual contexto elas se inserem?
• Quem são os personagens presentes nas imagens?
Segunda aula
Atividade
Apresentar aos alunos o texto a seguir, disponível em: http://www.consciencia.org/resumo-sobre-o-descobrimento-do-brasil .
Com base no texto e na discussão da aula anterior, o professor deverá propor o desenvolvimento de uma redação de 20-25 linhas a respeito do Descobrimento do Brasil. Entre os elementos que deverão ser explorados no texto, elencamos, principalmente, os seguintes:
• Contexto em que se insere o descobrimento do Brasil;
• Os objetivos portugueses com a chegada à América;
• A teoria do descobrimento por casualidade;
• A teoria do descobrimento por intencionalidade;
• A carta de Pero Vaz de Caminha e seu conteúdo.
Terceira aula
O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens disponíveis nos links abaixo e questionando sobre elas:
•http://4.bp.blogspot.com/_A3F2820uOII/S0-vpi-QuyI/AAAAAAAABuQ/5KTjEJ7gtZQ/s400/indios_14_b.jpg
•http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1229801607_escravidao_do_indio_1.jpg
– A quem elas se referem?
Em seguida, apresentar o seguinte texto, disponível em: http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/ .
Feita a leitura do texto, reunir a turma em grande círculo e iniciar um debate a respeito dos índios brasileiros no tempo dos descobrimentos. O professor deve seguir o seguinte roteiro:
• Quem eram os indígenas?
• Como se organizavam?
• Quais as principais tribos?
• Como se deu a relação inicial com os portugueses?
• O que pensavam dos índios os portugueses?
CONCLUSÂO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, a terra já era habitada e que a relação entre nativos e europeus nem sempre se deu de forma amistosa. Compreenderão, também, os principais motivos que levaram o reino de Portugal a aportar em costas brasileiras, assim como conhecerão as teorias historiográficas da casualidade e da intencionalidade do Descobrimento do Brasil.
• http://www.youtube.com/watch?v=jBmn4dz2zLY&feature=related
• http://www.youtube.com/watch?v=BLCplcFCFW0&feature=related
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Quatro estrelasO conteúdo foi bem elaborada e distribuidas em três aulas. Gostei bastante, foi o conteúdo que estava procurando.