15/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Compreender o que são abalos sísmicos.
Verificar que a ocorrência de terremotos está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas.
Reconhecer que o movimento das placas ocorre de forma convergente e divergente.
Reconhecer que existe uma área da Terra mais propicia para ocorrência de terremotos.
Analisar as conseqüências dos terremotos.
Relacionar os terremotos com os tsunamis.
Identificar as conseqüências sócio-econômicas e ambientais dos terremotos.
Conhecimento sobre a formação da Terra.
Conhecimento referente à estrutura da Terra.
Compreensão sobre os movimentos das placas tectônicas.
Apresentação do tema com imagem de alguns lugares que sofreram com a ocorrência de terremotos, e questionamentos sobre o conhecimento que eles têm a respeito do mesmo. Os alunos em grupos irão fazer pesquisas na internet para aprofundamento sobre o tema em questão e produzirem material para confecção de gibis, mural e slides para socialização.
Aula 01:
No laboratório de Informática a professora apresenta aos alunos através de data show algumas imagens de catástrofes provocadas por terremotos. Depois irão discutir os pontos relevantes das imagens, destacando o dinamismo interno da Terra e seus efeitos.
Em grupo, ainda no laboratório de informática, os alunos irão assistir aos vídeos: “Desastres Naturais II e As piores catástrofes da história. Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=55nA3GCisEo&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=uxx7PAd0uW0
Após a exibição dos vídeos, promova um debate sobre o tema, sensibilizando os alunos sobre as catástrofe provocadas pelos terremotos.
Enriqueça o debate, questionando:
O que os vídeos retratam?
Quais as piores catástrofes do planeta?
Quias as consequências dessas catátrofes para os seres vivos?
Essas catátrofes estão ligadas somente às forças da natureza ou também são contribuições da ação antrópica?
Aula 02:
No laboratório de informática, organize os alunos em grupo e solicite que pesquisem sobre os terremotos, nos sites selecionados:
Grupo 01
O que é terremoto?
http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm
Grupo 02
Os Terremotos e seus efeitos
http://www.brasilescola.com/geografia/os-terremotos-seus-efeitos.htm
Grupo 03
Escala Richter
http://www.brasilescola.com/geografia/escala-richter.htm
Grupo 04
Terremotos e o homem
http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos-homem.htm
Grupo 05
Terremotos no Brasil
http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/risco-terremotos-no-brasil.htm
Deixe que leiam e explorem, buscando informações sobre o dinamismo interno da Terra.
Depois de concluída a pesquisa, promova uma discussão, com os alunos sobre os terremotos, mais especificamente sobre as causas e as consequências. Deve ser observado a maneira como cada aluno expõe suas ideias e discute com os colegas.
Depois os alunos irão produzir textos ilustrativos, elaborar cartazes e confeccionar gibis expressando suas ideias sobre as informações obtidas do tema em estudo.
Aula 03:
Na sala de aula o professor apresentará para os alunos, no data show, o mapa das placas tectônicas e o mapa das zonas sísmicas e vulcões, onde irá explicar os seguintes pontos: movimento convergente e movimento divergente, a relação entre movimento das placas tectônicas e a ocorrência de terremotos, Círculo de fogo e qual placa tectônica está situado o Brasil.
Mapa 1. Placas Tectônicas
http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm
Mapa 2. Zonas Sísmicas e Vulcões
http://domingos.home.sapo.pt/sismos_3.html,
Após a exibição do mapa o professor perguntará aos alunos o que sabem sobre as catástrofes provocadas por terremotos, e em seguida perguntar sobre o que os alunos acharam dos mapas.
Após os relatos dos alunos e a explanação do professor em relação ao tema em estudo sugerimos algumas perguntas para uma melhor compreensão do assunto:
Qual a diferença entre movimento convergente e movimento divergente?
Identificar no mapa as placas tectônicas com movimento convergente.
Em qual placa tectônica está situado o Brasil?
Qual a influência do movimento das placas tectônicas para a ocorrência de terremotos?
O que é o Círculo de fogo?
Aula 04
Em grupo, com a ajuda do professor, organizar seminário para sintetização das ideias principais referentes ao tema pesquisado, utilizando materiais por eles produzidos: cartazes, textos ilustrativos, gibis e slids. Em seguida, os grupos deverão socializar a sua produção com os professores e colegas, que poderão fazer comentários a respeito das apresentações e promover novos questionamentos sobre o tema. Os alunos poderão expor suas produções em murais da escola a fim de propagar as informações obtidas.
http://www.iag.usp.br/siae98/terremoto/terremotos.htm
http://blog.atualcard.com.br/terremoto-no-haiti-tragedia-sem-precedentes.html
ttp://historiaserankings.blogspot.com/2010/01/piores-terremotos-da-historia-da.html
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT399583-1719,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo
http://contextolivre.blogspot.com/2011/03/terremoto-no-japao-teve-forca-de-16-mil.html
A avaliação será continua, considerando as produções textuais (gibis), produção dos slides, pesquisas, organização do mural, a compreensão do assunto em estudo, o interesse, os questionamentos, a participação e o desempenho de cada um na execução das atividades propostas, na realização do seminário e a construção de saberes frente ao tema em discussão e de grande importância sócio-ambiental.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/05/2011
Cinco estrelasA aula sobre terremotos é bastante enriquecedora, pois chama a atenção de quem a assiste devido aos inúmeros recursos audiovisuais que nela foram empregadas.
14/05/2011
Cinco estrelasMuito boa esta aula. Apresentarei ao professor de geografia que está justamente trabalhando com os alunos esses temas e inclusive eles apresentarão um seminário sobre este tema. Vai ser de muita ajuda.
22/04/2011
Cinco estrelasA Dinâmica da Terra. Este é um tema que deve ser trabalhado na sala de aula de maneira ilustrativa. Assim um dos recursos que poderá ser utilizado de maneira interessante e chamativa é, desenvolver aulas no laboratório de informática, pois os alunos se interessam mais em fazer as leituras de imagens, mapas, gráficos, observar fotos de lugares onde já aconteceu terremotos, e assim sucessivamente. Portanto, é de suma importância que os educadores utilizem a tecnologia em suas aulas.