28/03/2011
SAO LUIS - MA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno. Atenção professor: Utilize o alfabeto móvel para montar as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção.
Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.
ATIVIDADE 1 - Poema: O PATO
O professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA e em seguida afixá-la na parede da sala, em local visível e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
CD Arca de Noé
Exemplo de texto lacunado:
O Pato (Vinícius de Moraes)
O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................
ATIVIDADE 2 - Poema : A PULGA
A Pulga
Vinícius de Moraes
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
ATIVIDADE 3 - Poema: A CASA
A Casa
Vinícius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do poema e cantar com os alunos.
Professor, faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe que esse tipo de atividade fará com que o aluno pré-silábico e silábico reflita acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
O poema A CASA poderá ser aproveitado também para trabalhar conceito de família .Os alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e pesquisar seus endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados para se construir uma casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do autor.
Origami CASA
ATIVIDADE 4 - Poema: O RELÓGIO
O Relógio
Vinícius de Moraes
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
ATIVIDADE 5 - Poema: A FOCA
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
OBSERVAÇÕES:
Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, porém, é trabalhar com atividades que permitam aos alunos refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No laboratório de informática:
Origami :
http://jiprimeirociclo.blogspot.com/p/origami-fonte-desconhecida.html
Vídeo Arca de Noé (vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=8jF83o2NpUM
O Pato Pateta (vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
A Casa (vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=Tr64alpIxeY&feature=related
A Pulga (vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=OBxeSNgD7ME&feature=related
A FOCA (vídeo)
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2013
Cinco estrelasMuito legal, todas são proveitosas para as crianças...
29/07/2013
Cinco estrelasmuito legal! maravilhoso, vou aproveitar bastante.
23/07/2013
Cinco estrelasAdorei! Estaremos trabalhando o centenário deste autor e gostei muito das atividades feitas por vc.Vou continuar pesquisando no seu site.Agradeço muito.
23/05/2013
Cinco estrelasAchei simplesmente maravilhoso...
25/11/2012
Cinco estrelasadoro atividades que dispetem o interesse do aluno,que façam com que ele faça uso do seu raciocínio lógico e intuitivo,é por isso que estou sempre buscando inovar em nossa escola!!
14/08/2012
Cinco estrelasliiiindoooo!!!!!!!!!!
09/08/2012
Quatro estrelasAdorei as sugestões dadas,sou pedagoga e já utilizei essas tecnicas e deu muito resultado.Resultados significativos para a aprendizagem dos alunos nos níveis de escrita deacordo com Emília Ferrero.Parabéns
08/08/2012
Cinco estrelasAdorei!! Sou estudante de Pedagogia e faço parte do PIBID em uma escola, onde trabalho poesia com as crianças!! Gostei muito das suas ideias.
12/04/2012
Cinco estrelasADOREI,USEI ESSA ESTRATEGIA NO PROJETO DE LEITURA E ESCRITA NO ANO DE 2012 NOS MESES DE MARÇO E ABRIL EM TURMA DE 3º ANO PORQUE ELES SÃO FRACOS NA LEITURA ,E AMEI ,SOU PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL. BEIJOS.
26/03/2012
Cinco estrelasexelente,essa maneira de trabalhar textos com as crianças nas séries iniciais,com textos bastante conhecido por elas.adorei,parabéns
10/05/2011
Quatro estrelasinteressante as atividades para complementarem os textos..