19/08/2011
Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua
LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula, é necessário que o professor já tenha oportunizado aos alunos, um trabalho que envolva a utilização de textos como parlendas.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie o trabalho com as hipóteses dos alunos, essa estratégia de ensino favorece a aprendizagem, pois o aluno se envolve e constrói novos conhecimentos a partir das informações que já possui. Sendo assim, inicie a aula propondo aos alunos que expressem oralmente o que já sabem sobre a temática “Trava- línguas”.
É importante neste momento instigar a participação de todos os alunos da turma. Feita a sondagem, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio:
Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/218592
No sítio vocês encontrarão informações sobre o que são os Trava-línguas. Façam a leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente pelos alunos ou mesmo com o seu auxilio. Após esse momento, converse com os alunos sobre o que descobriram.
Depois, solicite que cada aluno escolha um Trava-língua dos vários sugeridos no sítio. Utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto solicite que cada aluno digite o nome completo, a turma, a data da atividade e o Trava-língua escolhido. Neste momento, você professor, poderá auxiliar os alunos na digitação ou mesmo na leitura do Trava-língua.
Para ilustrar o Trava-língua digitado, solicite que utilizem no laptop o programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Os alunos poderão fazer o desenho e depois colar no KWord, juntamente com o texto digitado anteriormente. Professor, imprima os trabalhos dos alunos e faça um varal na sala de aula, expondo as atividades. Proponha um momento de socialização das descobertas, em que cada aluno deverá ler o seu Trava-língua. Vocês poderão escolher um nome para o varal tal como: Varal de Trava-línguas.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
O trabalho com a expressão corporal é de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos e para a própria aprendizagem. Neste sentido, leve para a turma o CD sugerido abaixo da dupla “Patati e Patata” ou acesse o sítio a seguir, no qual você encontrará o vídeo da música Trava-Língua.
Trava-Língua
Patati e Patata
Ooooooooooooooooooooooooo
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar. hey!! (2x)
O rato roeu a roupa do rei de roma
Em roma a roupa do rei o rato roeu.
Aranha arranha a rata, a rata arranha
A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana
Um prato de trigo para um tigre
Dois pratos de trigo para dois tigres
Três pratos de trigo para três tigres
Trava línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.
Um ninho de mafagafos com
Sete mafagafinhos, quem
Desmafaguifar um ninho
De mafagafos, bom
Desmafaguifador Será
O tempo perguntou pro tempo
Quanto tempo o tempo tem
O tempo respondeu pro tempo
Tenho o tempo que o tempo tem.
O pelo no peito do pe de pedro
É preto.
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar.
Ooooooooooooooooooooooooooo
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E papo soltando vento
Por que pia pardal pardo
Porque pio e piarei
Porque sou o pardal pardo
Por que pio para o rei
Tem pena a pata do pato
Do patati
A pata do pato do patati tem pena
Tem pena a pata do pato do patata
A pata do pato patata tem pena
Trava-línguas é uma brincadeira,
Divertida e fácil de brincar,
É só enrolar a língua fazendo
Ela dançar. hei (2x)
Ooooooooooooooooooooooooo
Fonte: http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/
É importante que os alunos dancem e cantem com a música da dupla de palhaços “Patati e Patata”. Depois professor, descubra o que os alunos compreenderam da parte da música que diz que o Trava-língua é uma brincadeira divertida e fácil de brincar, pois basta enrolar a língua e fazer ela dançar. Para isso, solicite que falem um Trava-língua citado na música e percebam o movimento que a língua faz. É necessário que os alunos percebam, que quando pronunciamos palavras parecidas num ritmo mais acelerado, nossa língua trava, ou seja, se enrola, e assim nem sempre conseguimos pronunciar as palavras corretamente.
Agora, disponibilize a cópia da letra da música trabalhada anteriormente, para cada aluno. É importante ler com a turma e cantar a música, a partir da sua escrita. Professor, após a leitura total do texto leia com os alunos um Trava-língua de cada vez e peça que os alunos grifem, utilizando cores iguais, para as palavras que são parecidas em cada Trava-língua. Veja o exemplo abaixo:
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E papo soltando vento
Depois, do trabalho de grifar, possibilite um momento de conversa com a turma, oportunizando que cada aluno comente sobre os sons emitidos a partir da leitura das palavras que são parecidas.
Em seguida, organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla fale e escreva, em uma folha em branco, duas palavras com sons parecidos. Depois, faça uma roda de conversa em que cada dupla possa apresentar as palavras oralmente e a forma como registraram a escrita. Aproveite para organizar no mural da sala de aula as atividades dos alunos, para que possam ser visualizadas pela turma.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, propomos que a cada dia de aula, ou momento, seja apresentado aos alunos um cartaz com um Trava-língua possibilitando-lhes assim, a visualização da escrita e a leitura. Nesta aula, solicite que os alunos acessem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e assistam ao vídeo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw
Se necessário,assistam ao vídeo mais de uma vez para que todos possam compreender os Trava-línguas cantados. Providencie uma filmadora e proponha um desafio para a turma. Cada aluno deverá escolher um Trava-língua no painel construído pela turma para ser memorizado. Deixe os alunos lerem e fazerem a memorização por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresentações dos alunos. Cada aluno deverá falar o seu Trava-língua, que será filmado e depois assistido pela turma.
Para outras informações sobre o uso de Trava-Línguas, sugerimos o sítio: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre o que é o Trava-língua. Também é necessário avaliar a oralidade dos alunos nos momentos de dizer um Trava-língua e o desenvolvimento da escrita nas atividades propostas.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/08/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante, pois todos podem participar. A aula fica divertida, mesmo errando no começo para falar, a cça fica motivada para voltar na brincadeira, elas aprendem brincando!