05/09/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://www.folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=7128&menu=120
O tema dessa aula é concordância nominal e expressividade. A concordância nominal baseia-se na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo, tais como: artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios. Ocupa-se, basicamente, da relação entre nomes.
Atividade 1
1. Para apresentar o tema da aula aos alunos, o professor deverá solicitar a eles que acessem a página seguinte e transcrevam a regra geral de concordância nominal.
Disponível em:
http://www.infoescola.com/portugues/concordancia-nominal/#Scene_1
REGRA GERAL: O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo a que se refere.
2. O professor deverá apresentar aos alunos os anúncios abaixo e solicitar a eles que expliquem os desvios de concordância nominal, baseando-se na regra geral e em outros casos. E, a seguir, eles deverão escrever as frases, corrigindo-as de acordo com a norma padrão.
Disponível em:
http://vera-carneiro.vilabol.uol.com.br/conc8.htm
Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_HLVTJq0IjrA/TO-fAC-xIAI/AAAAAAAAAEE/_DEmD6B6ILc/s1600/DSC00509.JPG
Disponível em:
Disponível em:
http://loja.placprint.com.br/ecommerce_site/produto_9938_5012_Proibido-a-entrada-de-animais-25x7-5cm
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. Os alunos, em dupla, deverão acessar o site abaixo para lerem o poema “Rua Morta” de Mauro Mota. A seguir, eles deverão responder às questões propostas.
Rua Morta
Longa rua distante de subúrbio,
velha e comprida rua não violada pelos prefeitos,
passo sobre ti suavemente neste fim de tarde de domingo.
Sinto-te o coração pulsando oculto sob as areias.
O sangue circula na copa imensa dos flamboyants.
Tropeço nos passos perdidos há muito nestas areias,
onde as pedras não vieram ainda sepultá-los.
Passos de homens que jamais voltarão.
Ó velhos chalés de 1830,
eterniza-se entre as paredes o eco das vozes de invisíveis habitantes.
Mãos de sombras femininas abrem de leve janelas no oitão.
Há um cheiro de jasmins e resedás
que não vem dos jardins abandonados,
mas dos cabelos dos fantasmas das moças de outrora.
Disponível em:
http://leaoramos.blogspot.com/2008/09/na-longa-rua-de-subrbio-mauro-mota.html
1. Observe a primeira estrofe do poema.
a. Identifique e transcreva os adjetivos que caracterizam o substantivo rua.
b. Avalie a concordância entre esses termos.
2. Reescreva a primeira estrofe, trocando o substantivo rua por viaduto. Faça as alterações necessárias.
3. Observe a seguinte regra de concordância nominal:
O predicativo concorda com o sujeito em gênero e número.
Exemplifique a afirmação acima com um verso da segunda estrofe.
4. Reescreva os versos abaixo, fazendo as alterações propostas.
a. Ó velhos chalés de 1830. ( Troque chalés por casas)
b. Tropeço nos passos perdidos há muito nestas areias. ( Troque areias por caminhos)
5. Retome a regra geral de concordância nominal:
O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo a que se refere.
a. Há no poema alguma transgressão à regra geral de concordância nominal? Justifique sua resposta.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte e assistam ao vídeo com a canção “Cuitelinho”, na voz de Renato Teixeira.
Cuitelinho
Composição: Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia,ai,ai
Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia,ai, ai
A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...
Letra e vídeo disponíveis respectivamente em:
http://letras.terra.com.br/renato-teixeira/298332/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_LKTflQrBI
I - Após a audição da música, o professor deverá conversar com os alunos a respeito dessa canção que faz parte do nosso folclore musical, esclarecendo a eles que:
a. A canção “Cuitelinho” faz parte do nosso folclore e, portanto, como toda autêntica canção folclórica não tem um autor conhecido. Foi Paulo Vanzolini quem a recolheu da boca do povo. Ficou famosa por ser gravada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho e imortalizada, principalmente, na voz de Nara Leão.
b. "Cuitelinho” é nome que se dá ao beija-flor em algumas partes do centro-sul do Brasil.
c. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Portanto, além do português padrão, há outras variedades de usos da língua.
II - A seguir, os alunos, em grupo, deverão responder às questões propostas.
1. A variedade linguística empregada no texto é caracterizada pelo registro, na escrita, de formas típicas da linguagem oral.
2. Observe os versos abaixo:
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
a. De acordo com a norma-padrão, a concordância nominal se dá entre o substantivo e seus determinantes em gênero (masculino/feminino) e em número (singular / plural).
Nos versos acima, houve desvio da concordância nominal? Transcreva-os.
b. Esse desvio de concordância se dá em relação ao número ou ao gênero? Exemplifique.
3. Observe que a marca de plural aparece no primeiro elemento:
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
a. Isso é suficiente para pluralizar a ideia? Explique.
3. Essas situações e outras do texto demonstram que o autor, intencionalmente, fez uso de uma variante linguística para identificar o falar específico e um determinado grupo social. Comente.
4. Discuta com seus colegas e responda:
O desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo para caracterizar o grupo social ao qual pertence o eu-lírico, o narrador ou uma personagem? Justifique sua resposta.
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
1. Os alunos deverão acessar o site abaixo para ouvirem a canção “Saudosa Maloca”, na voz de Adoniran Barbosa.
Saudosa Maloca
Si o senhor não está lembrado
Dá licença de contá
Que aqui onde agora está
Esse edifício arto
Era uma casa véia
Um palacete assombradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais, um dia
Nem nóis nem pode se alembrá
Veio os homi cas ferramentas
O dono mandô derrubá
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Aprecia a demolição
Que tristeza que nóis sentia
Cada táuba que caía
Duia no coração
Mato Grosso quis gritá
Mas em cima eu falei:
Os homis tá cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemo quando o Joca falou:
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E prá esquecê nóis cantemos assim:
Saudosa maloca, maloca querida,
Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas
Saudosa maloca,maloca querida,
Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas.
Letra e vídeo disponíveis, respectivamente em:
http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6C6ezqRYWug
2. A partir da análise da canção “Cuitelinho” e da audição de “Saudosa Maloca”, o professor deverá problematizar a questão da variação linguística com os alunos, ou seja, refletir com eles sobre o seguinte:
3. Na continuidade, o professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma pesquisa sobre Adoniran Barbosa, um sambista famoso por utilizar um linguajar característico do Bexiga em suas músicas.
http://www.mpbnet.com.br/musicos/adoniran.barbosa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adoniran_Barbosa
4. Aos dados, obtidos por meio da pesquisa, os alunos deverão acrescentar uma síntese dos estudos realizados sobre concordância nominal e expressividade para montar uma exposição no Kpresenter, que será apresentada na sala de aula para apreciação dos colegas e professor.
Observação:
Objetiva-se com esta pesquisa, mostrar aos alunos que o desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo utilizado pelo autor para caracterizar um determinado grupo social.
1. Para ampliar o conhecimento sobre variação linguística, os alunos poderão assistir ao vídeo seguinte:
Variação linguística
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=_Y1-ibJcXW0
2. Os alunos poderão também ouvir a canção "Cuitelinho", na voz de Nara leão e também na voz de Pena Branca e Xavantinho.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zCXfX6_oWJ0
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZQ3qsowEvPU
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão ser avaliados pontualmente. O professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber que o desvio da norma-padrão, no que diz respeito à concordância nominal, pode ser um recurso expressivo utilizado pelo autor para caracterizar um determinado grupo social.
Cinco estrelas 1 classificações
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13/09/2011
Cinco estrelasgostei muito da sequência didática, da utilização de recursos áudio-visuais disponíveis na internet e da problematização do tema. Pois a aula não abordou apenas a norma padrão da língua, mas reconheceu e analisou as possíveis variações linguísticas. Muito bom!