22/01/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
É importante que o professor já tenha trabalhado uma visão geral sobre as plantas.
1ª aula:
1º momento:Convidar as crianças para participarem de uma roda de conversa. O professor conduz esse momento fazendo o levantamento sobre os conhecimentos prévios que elas possuem sobre as sementes:
As crianças devem ser encorajadas a falar sobre suas hipóteses. Essas devem ser registradas em papel madeira.
2º momento: O professor apresenta para a turma os vídeos Germinação (http://www.youtube.com/watch?v=yLgN1XwAk_k) e a viagem da sementinha (http://www.youtube.com/watch?v=sbqtggXvQYc). Após a apresentação dos vídeos, o professor retoma as questões iniciais para que as crianças possam ou não confirmar suas primeiras hipóteses. As novas descobertas começarão a serem registradas no mesmo papel madeira como o exemplo abaixo:
ESTUDANDO AS SEMENTES | |
Conhecimentos prévios |
Descobertas realizadas |
2ª aula:
1º momento:Criar na sala um cenário para exploração da história João e o pé de feijão. Nesse momento, o professor deve eleger qual a melhor forma de apresenta-la (contação com ou sem o apoio do livro, dramatização, vídeos, etc). O importante é levar as crianças a viajarem no mundo da fantasia transformar esse momento em algo significativo para elas. Ao finalizar a história, fazer alguns questionamentos:
2º momento:Pedir que as crianças registrem a história na forma de desenho. Esses devem ser socializados na roda de conversa.
3º momento:Propor as crianças plantarem seu próprio pé de feijão. Para realização dessa atividade, assistir ao vídeo: Era uma vez... - João e o pé de feijão (http://www.youtube.com/watch?v=BpTYw9603MY) e mandar que as crianças tragam na aula seguinte, grãos de feijões para serem plantados. É interessante que o plantio ocorra na segunda-feira, para que possam registrar durante toda a semana o crescimento dos grãos.
3ª aula:
1º momento: Realizar com eles o plantio de feijões. Materiais necessários: copos descartáveis, água, algodão e sementes de feijão. Escolher um lugar adequado na sala para deixar a experiência.
2º momento: construir com as crianças, uma tabela para registro diário do crescimento do pé de feijão.
4ª a 6ª aula:
1º momento: Os alunos regam seu pé de feijão e o colocam ao sol. Em seguida registram na tabela elaborada coletivamente seu desenvolvimento diário.
7ª aula:
1º momento: Em uma roda de conversa, discutir as observações feitas durante a semana. Pode acontecer de alguns feijões terem morrido. Nesse momento o professor deve levantar algumas questões:
2º momento: Retornar ao quadro “Estudando as sementes” para, se necessário, fazer registro de novas descobertas.
3º momento: plantar os feijões na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento. Caso sua escola não tenha horta, pode propor que levem os pés de feijões para casa e plantem em seus quintais.
www.youtube.com/watch?v=RsGJQXPgdk4;
http://www.youtube.com/watch?v=WuAFPRv4PCQ&feature=related
http://www.consciencia.org/joao-e-o-pe-de-feijao-fabula-contos-infantis-dos-irmaos-grimm
Ao final dessa sequencia didática, o professor poderá avaliar se os alunos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2012
Cinco estrelasParabéns,profª Análya!!!Excelente trabalho... Sua aula explora o conteúdo de forma muito significativa e prazerosa.Obrigado por compartilhar...
28/02/2012
Cinco estrelasAdorei a aula, acredito que os alunos aprendem melhor com a prática e com fatos que chamem a atenção deles, como a história "João e o pé de feijão".