14/09/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre interpretação de gráfico, construção de tabela, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate,como o uso dos programas: KSpread, KRecord, KWord, do sistema operacional Linux.
Informações ao professor
Com a temática desta aula, pode-se trabalhar diversos conteúdos, além de abordar vários assuntos como, por exemplo: quantas letras têm os nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem aniversário em “tal” mês; peso e medidas dos alunos; resultado da votação sobre algum momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar com as brincadeiras preferidas da turma.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo Ferrari com o título “Memória de Infância”, 2004.
Fonte: http://ummetroquadradodearteporfavor.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
Converse com os alunos sobre a pintura.
Professor, divida os alunos em grupos, cada grupo deverá fazer uma lista com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro deverá ser feito no caderno de Língua Portuguesa com a seguinte instrução:
Ao terminarem proponha uma roda de conversa sobre a lista feita por cada grupo. Logo após, peça aos alunos que criem um gráfico das brincadeiras preferidas.
O gráfico poderá ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Planilha Eletrônica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir > Gráfico. Não se esqueça do título. Veja abaixo um exemplo:
Brincadeiras da Turma
Fonte: Acervo da autora
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Interpretando o Gráfico
Professor, o trabalho com gráficos nas salas de Alfabetização Inicial ajuda as crianças a organizarem melhor as informações, bem como proporciona condições favoráveis para a aquisição de uma nova linguagem Matemática e a alfabetização. Permite ainda, que o aluno estabeleça relações comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Percebendo isto,retome o gráfico anterior e solicite que registrem as questões no caderno de Matemática juntamente com o gráfico. Com as seguintes instruções:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Fonte: Acervo da autora
Atividade de Casa
Faça uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras dos tempos dos pais e avós. Para sucesso da mesma é importante ler as orientações abaixo.
Senhores pais ou outros responsáveis, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Nessa atividade, você poderá juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem brincava e as instruções das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orientações acessando: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).
Fonte: Acervo da autora
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a opção salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda não possua laptop, a orientação da tarefa poderá ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no caderno de casa.
Nome do Entrevistado |
Nome da Brincadeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a construção de uma tabela para registrar a pesquisa.
Para a construção utilizem nos seus laptops o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Peça, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1ª coluna - nome das brincadeiras; 2º coluna – quantidade de optantes) Não se esqueça do título. Segue abaixo um exemplo:
Nome das brincadeiras |
Quantidade de optantes |
Cantigas de roda |
29 |
Bolinhas de gude |
20 |
Roda Peão |
18 |
Passa Anel |
21 |
Corre Cutia |
16 |
Esconde esconde |
24 |
Cinco Marias |
17 |
Escravos de Jó |
14 |
Batata quente |
12 |
Bolhas de Sabão |
09 |
Peteca |
07 |
Bandeirinha arreou |
15 |
Boca de Forno |
12 |
Boca de Forno |
11 |
Macaquinho Chinês |
10 |
Morto e Vivo |
08 |
Fonte: Acervo da autora
Professor, solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matemática e façam a seguinte atividade sobre a
mesma:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
( ) Bolinhas de Gude ( ) Amarelinha
( ) Cantigas de Roda ( ) Passa Anel
Fonte: Acervo da autora
Professor, transforme os dados da tabela em um gráfico para fixar na sala de aula, imprima ou faça uma ampliação (Xerox) da imagem, da seguinte forma:
Fonte: Acervo da autora
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, leve para a sala de aula, cartazes contendo gráficos e tabelas de diferentes tipos, que abordam vários assuntos. Em roda, converse com os alunos sobre:
Professor, diante das respostas apresente para os alunos o que realmente são os gráficos e as tabelas, para que servem, por que são utilizados e os nomes que recebem. Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gráficos em sala de aula.
Brincadeiras da semana do 1º Ano
Brincadeira de Bola |
10 |
Pique pega |
6 |
Corre Cutia |
14 |
Esconde esconde |
9 |
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Amanda |
10/09 |
Andressa |
12/09 |
Gabriel |
18/09 |
Arthur |
28/09 |
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Andressa |
8 |
Paulo |
5 |
Marcos |
6 |
Matheus |
7 |
Gustavo |
7 |
Nathália |
8 |
João Pedro |
9 |
Fonte: Acervo da autora
Professor, escolha um desses gráficos e faça a sua interpretação, juntamente com os alunos. Essa escolha deverá ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada sala de aula.
Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como construir, interpretar e elaborar gráficos e tabelas de situações vivenciadas. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-graficos.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: construir gráfico e tabela a partir de uma situação vivenciada; trabalhar com a escrita dos títulos de cada brincadeira; interpretar informações em gráfico e tabela; colocar os nomes dos títulos em ordem alfabética e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2015
Cinco estrelasótimas atividades que clareiam nossas aulas e proporcionam novas criações, amei parabéns.
28/10/2014
Cinco estrelasParabéns Priscila! Essa aula vai me ajudar muito com os meus professores. Amei! Também amo Minas Gerais, já morei nessa terra maravilhosa que saudades. Deus Continue te abençoando semmmmmmmmmmmmmmmmmmmpre querida.
30/03/2013
Cinco estrelasGostei tanto da aula que utilizei a ideia dela em um projeto de intervenção do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
23/03/2013
Cinco estrelasSalve! Parabéns a todos envolvidos nessa belissíma aula ....precisamos de educadores comprometidos com a educação e amor incondicional pela criança e jovem. Deus ama voce ,(acredite).
31/10/2012
Quatro estrelasgostei muito dos exemplos e usarei as ideias abordadas nesta aula
23/08/2012
Quatro estrelasAchei bastante interessante sua aula sobre gráficos.obrigado pela ideia.
14/03/2012
Quatro estrelasmaterial bom que possibilita variaorações