26/09/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
- Os elementos estruturais básicos do castelo medieval.
- A vida cotidiana em um castelo.
- As funções de um castelo.
- O surgimento do castelo.
- As principais estruturas feudais.
- A segunda onda de invasões bárbaras: vikings, magiares e muçulmanos.
INTRODUÇÃO
O tema destas aulas, apesar de parecer, não é apenas técnico. O cotidiano dentro de um castelo medieval é muito representativo da vida que levavam as pessoas do período, não servindo apenas como estrutura militar ou de residência do senhor, mas também como local de relacionamento social.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula mostrando aos alunos as seguintes imagens:
- Imagem 1: Castelo Inglês
(disponível em: http://marged.vilabol.uol.com.br/castleinglat.jpg);
- Imagem 2: Castelo em Gales
(disponível em: http://ipt.olhares.com/data/big/187/1873044.jpg);
- Imagem 3: Representação imagética medieval de um castelo
(disponível em: http://www.espacoarte.com.br/uploads/production/artwork/photo/1208/thumb_castelo-medieval-fulvio-pennacchi.jpg?1264531635).
Em seguida, indagar os alunos a respeito do castelo medieval:
- Quem os habitava?
- Qual a sua função?
- Quando proliferou a sua construção?
- De que eram feitos? Como eram construídos?
Essas perguntas servirão para guiar os alunos e o professor ao longo das outras aulas.
O professor, uma vez que se considere satisfeito com o pequeno debate despertado pelas imagens, deverá distribuir entre seus alunos o seguinte texto, disponível em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/castelos_medievais.htm.
Aula 2
O professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:
- Texto 1 (disponível em:http://marged.vilabol.uol.com.br/medieval_castles.html);
- Texto 2 (disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo);
- Texto 3 (disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-era-a-vida-em-um-castelo-medieval).
A leitura desses textos em sala de aula poderá ser feita de maneira silenciosa ou em voz alta, cabendo essa decisão ao professor. Uma vez realizada a leitura, os textos ajudarão os alunos a escrever uma redação de 25 linhas a respeito do castelo medieval. A redação deverá conter:
- As principais funções de um castelo;
- O cotidiano de um castelo;
- Os seus habitantes;
- A história dos castelos medievais: como surgiram, por que surgiram.
Aula 3
A terceira aula será dedicada à realização de um Jornal Mural. Os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens em livros, revistas e via Internet. Nesse último caso, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática da escola, caso esta a possua.
Os alunos procurarão por imagens de castelos e seus aposentos, como a cozinha, o estábulo, o salão de reuniões, etc. O jornal deverá ser redigido pelos próprios alunos e deverá informar a respeito do castelo medieval: suas funções, seus variados tipos, seu cotidiano, a vida de seus habitantes, etc. As imagens deverão ilustrar essas informações e serem legendadas.
- Imagem 4: Um castelo medieval e suas facilidades (disponível em: http://blog.romances.com.br/up/r/ro/blog.romances.com.br/img/castelo_medieval2.jpg).
Conclusão
Ao fim das aulas, os estudantes compreenderão que o castelo medieval não era apenas uma estrutura militar, mas também um elemento de importância econômica e social, um símbolo da sociedade feudal.
Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na segunda aula e os do Jornal Mural deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2013
Cinco estrelasmuito bom