08/12/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Esta aula foi elaborada para ser executada em um laboratório equipado com computadores com o sistema operacional Linux, embora possa ser perfeitamente adequada para utilizar no Windows, substituindo o Impress, pelo Microsoft Power Point.
1ª aula:
Os alunos deverão ser distribuídos em grupos no laboratório de informática educativa e orientados a elaborar pesquisas na internet sobre monumentos, artesanatos, símbolos, cultura e hábitos da sociedade egípcia antiga. Durante as pesquisas eles deverão salvar as imagens em uma pasta criada em "Documentos" com o nome do grupo, para facilitar a reutilização das mesmas.
2ª aula:
*As imagens pesquisadas devem estar previamente armazenadas em uma pasta para serem aproveitadas como objetos, planos de fundo e personagens dos quadrinhos. Algumas destas podem ser editados no Gimp para a retirada do fundo.
Utilizando o BrOffice.org Impress os alunos definirão o plano de fundo para cada slide, inserirão os personagens e seus respectivos diálogos, através dos balões disponíveis no próprio software.
*Alguns arquivos poderão ser dispostos na pasta previamente pelo professor para a utilização como recursos de imagem, todavia, os alunos devem ter liberdade para usar outras figuras, baixadas ou não da internet.
Exemplo de uma atividade pronta:
A proposta de uma história em quadrinhos atua como um fator de motivação para a pesquisa sobre o tema e inova a produção textual elaborada em um software de apresentação.
O primeiro aspecto a ser observado é a questão da curiosidade que surge naturalmente sobre a cultura egípcia com todas as suas representações artísticas.
O segundo ponto analisado é a criatividade para compor, com as diversas imagens, uma narrativa seriada através de quadrinhos, sendo necessário para esse fim, o uso da imaginação, da coesão gramatical e também da coerência.
O uso da linguagem cotidiana na escrita também deve ser considerado, uma vez que os alunos percebem que este tipo de produção textual permite a utilização de uma forma mais informal de comunicação.
A avaliação deve ser realizada a partir da análise e conferência da participação e da produção. Os alunos devem demonstrar, em maior ou menor grau, terem compreendido a relevância da cultura artesã no Egito com suas gigantescas obras e ênfase na questão religiosa, assim como elaborar histórias coerentes com as imagens e ortograficamente corretas. Para isto, todas as produções devem ser revisadas pelo(s) professor(es) que deve, por sua vez, orientar os grupos no sentido de fazerem as correções necessárias.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/03/2015
Cinco estrelasIdeia fantástica! Nunca tinha pensado nisso. Os alunos devem ter adorado!
30/10/2012
Cinco estrelasMuito interessante!
30/07/2012
Cinco estrelasCristiane Barbosa, que sugestões maravilhosas! Para mim não vai ser muito fácil, mas vou propor para meus alunos e vamos fazer. Valeu!
04/07/2012
Cinco estrelasMuito bom, vou utilizar!!!