02/05/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
- Discutir acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal;
- Discutir por meio do futsal e do futebol as relações de gênero nas aulas de Educação Física;
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Introdução ao conteúdo:
O Comitê Executivo da Fédération Internationale de Football Association - FIFA (instituição que dirige as associações de futsal, futebol de areia e futebol associado) decidiu para 2012 acolher pela primeira vez na história de sua Federação, uma mulher para compor sua equipe, que até os dias de hoje sempre é formada exclusivamente por 24 homens. Essa eleição será no congresso mundial de 2013, sendo assim logo teremos uma mulher representando essa instituição internacional.
- Essa “exclusão” da mulher dos campos, quadras e das peladas de futebol acontecem somente fora dos muros da escola?
- Por que devemos refletir e questionar sobre as questões de gênero no futebol/futsal?
O fato de uma mulher ter a oportunidade de integrar o comitê da FIFA é resultado de anos de batalha para a quebra da “ideologia sexista”, ideologia essa que limita as possibilidades dos alunos de ambos os sexos, pois atribui limitações baseadas em atribuições sexuais culturalmente determinadas e restringe as possibilidades de crescimento em base de igualdade de oportunidades.
Atividade - Leitura globalizante
Em um depoimento atleta Marta Vieira da Silva diz: "Minha melhor amiga é a bola". Sua frase dá o título a essa aula. A partir dessa frase, a sugestão para finalizarmos a aula é formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio e retomar as duas questões chave do início:
- Essa “exclusão” da mulher dos campos, quadras e das peladas de futebol acontecem somente fora dos muros da escola?
- Por que devemos refletir e questionar sobre as questões de gênero no futebol/futsal?
Ao retomar essas duas questões abrir um debate com os alunos para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Dando continuidade o professor pode retomar e fazer as perguntas apresentadas nas atividades construção de biografias, Leitura Globalizante com o documentário “Deixa que eu Chuto”, os vídeos da TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 1 e 2 e as atividades presentes no Guia do Professor. Os alunos com seus portfólios em mãos poderão consultá-los para justificarem suas respostas e fundamentar suas argumentações.
Documentário do SESC SP sobre a mulher no esporte. Parte que fala sobre o futebol feminino com Renata Capobianco e Juliana Cabral, atletas do Sport Club Corinthians Paulista - 2008 e o professor da escola de Educação Física da USP Jorge Dorfmann Knijnik.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=o7bwaUTS6Q4 acessado em: 15/04/2012
- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
- Apresentação dos trabalhos, portfólio, o desenvolvimento, a organização, a forma de apresentação individual e os debates coletivos.
- Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto nas competitivas, verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.
Cinco estrelas 1 classificações
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03/05/2012
Cinco estrelasParabéns Profº, observa-se que ao planejar se preocupou com a inclusão das práticas de leitura e escrita.Tirando da L. Portuguesa a total responsabilidade de ensino.