Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo "O que é trânsito?" na Educação infantil

 

03/05/2012

Autor e Coautor(es)
SELMA DA SILVA LIMA SOUSA
imagem do usuário

GUARULHOS - SP EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Iniciar a conscientização no trânsito desde a infância.

·       Conceituar o que é trânsito, a partir do conhecimento prévio dos alunos.

·       Observar a ação do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula inicial para ser introduzido o tema trânsito,portanto  não há necessidade de outros conceitos.

Estratégias e recursos da aula

 

1º Momento: Roda de conversa 

              

imagem fonte:  http://professorarosangelarocha.blogspot.com.br/2012/03/aula-sobre-instrumentos-musicais.html                                            

  • Realizar uma roda de conversa com os alunos, começando pelo questionamento: “ O que é Trânsito?”.
  • A partir das respostas deles, dizer que o trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o trânsito de pessoas, animais etc.
  • Mais sugestões de questionamento:

- Quem já andou de carro, ônibus ou algum outro meio de transporte?

- Onde é que encontramos um trânsito de carros? E de ônibus? etc

- E o trânsito de pessoas? Será que na nossa escola tem trânsito?

- Vocês já viram um semáforo, ou farol? Para que ele serve?

- E como devemos andar como pedestres? Pela calçada ou pela rua? E os carros?

 

2 º Momento Confecção do cartaz

  • Ainda em roda explicar que faremos um cartaz com o tema: " O que é Trânsito?".
  • Espalhar desenhos de meios de transporte ( carro, moto, ônibus, caminhão) para que os alunos escolham o qual mais se identifica.
  • Realizar a pintura dos desenhos com lápis de cor ou giz de cera.
  • Após a pintura dos desenhos, ir para a Montagem do Cartaz

 

Desenhos dos meios de transporte retirados deste site:

lhttp://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com.br/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html

3º Momento: Montagem do Cartaz

  • Em um papel pardo, colar pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas a  faixa de pedestres, e sinalizar com um semáforo.
  • Explicar para os alunos a importância que esses dois ítens têm na nossa segurança.
  • Colar desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
  • Fazer com caneta hidrocor ou tiras de papel, a faixa contínua ou segmentada da rua sinalizando que é uma via de mão dupla, na cor amarela.
  • Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colar o seu carro porém seguindo o trânsito, um atrás do outro.

                                

Fonte: fotos tiradas pela autora.

4º Momento: Desenho do Pateta no Trânsito

  • Após o término da confecção do cartaz, e tendo em vista que os alunos estão mais familiarizados com o assunto, conversar sobre como devemos agir em meio ao trânsito com questionamentos do tipo:

- Devemos ser nervosos no trânsito?

- Devemos prestar atenção para realizar a travessia da rua? O que devemos fazer? Sempre com um adulto, ou pode ir sozinho?

-Os carros devem sair correndo? Sempre em alta velocidade?

  • Sempre intervir nas respostas dos educandos, para uma melhor compreensão, e instigando-os ao aprendizado.
  • Passar o desenho "Pateta no Trânsito", explicando a importância de prestar muita atenção nos detalhes.
  • Logo após o término do desenho, fazer um debate oral entre as crianças sobre como o personagem Pateta agiu, sugiro os seguintes questionamentos:

-O Pateta foi um bom pedestre? E como motorista?

- As ruas foram feitas para serem pistas de corrida para os carros?

  • Continuar o questionamento dependendo das respostas dos alunos, fazendo críticas e comentários, e propondo soluções para a maneira correta de agir.

                    

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se os alunos entenderam o significado de Trânsito, primeiro no cartaz, e partindo do conhecimento que tinham antes. Num segundo momento, no vídeo "Pateta no trânsito" pois, após isso, na roda de conversa, analisar e intervir nas respostas deles sobre como o Pateta agiu, se está correto ou não, e qual seria a maneira certa. Assim, teremos uma avaliação de quais conhecimentos eles tinham antes e depois de finalizarem todas as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 15/27 - 55,56%
  • Quatro estrelas 12/27 - 44,44%
  • Três estrelas 0/27 - 0%
  • Duas estrelas 0/27 - 0%
  • Uma estrela 0/27 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciane, Estudante , São Paulo - disse:
    lucianebrazilino@gmail.com

    10/03/2016

    Cinco estrelas

    Me ajudou muito na realização de um trabalho.


  • Fabiana, Fabiana Coelho , São Paulo - disse:
    fabi5667@yahoo.com.br

    31/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Era o que realmente eu precisava.


  • fabia , abczinho , Bahia - disse:
    binhabp@hotmail.com

    18/09/2014

    Cinco estrelas

    Para introduzir o assunto adorei


  • maria castro passos, universidade federal de rondonia , Rondônia - disse:
    marymaria75@gmail.com

    15/11/2013

    Cinco estrelas

    muito bom seu plano de aula gostei muito!


  • ADEMILDE RUAS, cemei Dep. Antonio Pimenta , Minas Gerais - disse:
    ademilderuas@bol.com.br

    26/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula bem legal e criativa. Houve muita participação das crianças e com certeza um bom aprendizado.


  • Ana Maria, CMEI LIMIRINHO , Goiás - disse:
    anameireles2005@hotmail.com

    27/09/2013

    Cinco estrelas

    Realizarei sua aula em minha sala e tenho certeza de que sera um gde sucesso, por ser dinamica e rica em detalhes. Parabens professora!


  • Sérgio Henrique Vieira, Universidade Estadual do Piauí , Piauí - disse:
    srgiohenriquevieira@hotmail.com

    25/09/2013

    Quatro estrelas

    A estrutura da aula e as partes que a compõem são objetivas,direcionadas na construção dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre o Trânsito e o que os mesmos aprenderam em sala de aula.Parabéns a vocês pela construção da aula.


  • Cristiane, Escola M. CAIC Diogo de Braga , Pernambuco - disse:
    cristianeCRFS@hotmail.com

    22/09/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns, muito bem elaborada.Vai mim ajudar bastante.


  • Cláudia Batista, EMEIEF Som da Craviola , Rondônia - disse:
    claudiaped2007@hotmail.com

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa essa aula, vai me ajudar muito para trabalhar a semana do trânsito com meus alunos.


  • RAQUEL CASOTI, EMEF. NELSON MAGNANAI , São Paulo - disse:
    raquelcasoti@ig.com.br

    13/09/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI SUA AULA ,VAI SER DE GRANDE SERVENTIA...MUITO CRIATIVA.PARABÉNS!!!!


  • Raquel, FAETERJ , Rio de Janeiro - disse:
    raquelalvim27@gmail.com

    04/06/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito, foi de grande ajuda na elaboração da minha regência ....


  • cristiane, alves , São Paulo - disse:
    critianfulan@hotmail.com

    17/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula é objetiva.


  • Débora, nova itamarati , Mato Grosso do Sul - disse:
    deboradenisef@hotmail.com

    09/09/2012

    Cinco estrelas

    Amei seu planejamento de aula, esse tema é maravilhoso.


  • Elza Alves, projeto crescer , São Paulo - disse:
    tiaelza_lilas@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Nossa eu achei o máximo estas dicas de aulas fiquei muito feliz em encontrar este portal,que Deus te abençoe sempre.


  • Josiane Dias, CEIM Água Limpa , Espírito Santo - disse:
    josidsdias@hotmail.com

    30/08/2012

    Quatro estrelas

    Apliquei a sugestão. Foi ótimo, confeccionamos a pista com carros, motos e caminhões. foi uma ula prazerosa e significativa.


  • adriana maria andrade de frança, ESCOLA BRIGADEIRO EDUARDO GOMES , Pernambuco - disse:
    adrianamaf@yahoo.com.br

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    AMEI... PARABÉNS QUERIDA....


  • daniela cristina de almeida silva, EPG Martins Pena , São Paulo - disse:
    danielacvsilva@hotmail.com

    14/05/2012

    Quatro estrelas

    Me indentifiquei bastante com esta aula poís, já estavamos nos preparando para trabalhar este tema a uma semana atrás. Acredito que a escola é o meio mais rápido e o caminho certo para não só educarmos quanto ao trânsito mas, também em qualquer assunto que seja para formação de cidadãos cumpridores de seus deveres e também formadores de opiniões construtivas. Na parte do cartaz achei bem bacana trabalhar a arte mediante aquilo que os educandos vivem diariamente.


  • Adriana Dias de Santana Martins, Benedito Vicente de Oliveira , São Paulo - disse:
    feitadri@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Professora Selma: Parabéns pela sua aula. A criança deve aprender desde cedo o que é trânsito e quem faz parte dele e você mostrou que é possível trabalhar em sala de aula e sempre partindo do conhecimento de cada uma. Realizei o planejamento na minha sala, e foi muito gratificante o resultado.


  • valeria rocha, - MARTINS PENA - EPG , São Paulo - disse:
    valeryroxa@ig.com.br

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    REALIZAMOS SUA AULA EM NOSSA SALA..AS CRIANÇAS ADORARAM MUITO,SO QUE AO INVES DE 4 AULAS TIVEMOS UM POUCO MAIS ..POIS TRABALHAMOS COM BERÇARIO II...MAS FOI MUITO BOA E ENTEDERAM E COMPREENDERAM SO SIGNIFACADO.....ADOREI BEIJOS


  • Eunice Euzebia da silva souza, Honorato Pedroso de barros , Mato Grosso - disse:
    eunice.souzasilva@hotmail.com

    14/05/2012

    Quatro estrelas

    Amei este plano de aula ,era o que estava procurando para trabalhar com minha turminha.


  • Mariana Alves Nunes, EPG Ione Gonçalves , São Paulo - disse:
    mariana22azul@hotmail.com

    09/05/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito importante e dinâmica para conscientizar os alunos da importância de se preocupar com a segurança no trânsito e assim evitarmos acidentes pois muitas crianças são atropeladas por não ter nenhuma noção de trânsito.


  • cleuza, c.e.i.m. Cebolinha , Santa Catarina - disse:
    tatavalandro@yahoo.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    Aula muito bem elaborada, com várias atividades interessantes e de fácil execução.


  • Jodely, Monteiro Lobato , Goiás - disse:
    jodelinha21@hotmail.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    Amei!!! Continue nos ajudando, é muito bom ter pessoas que importam com a educação infantil!!!! bjsss..........


  • Níris Helena, Instituto Educacional Níris Helena , Distrito Federal - disse:
    nirishelenasilva@gmail.com

    06/05/2012

    Quatro estrelas

    Amei a sugestão,em cima disso podemos pensar em envolver cada vez mais o nosso aluno na atividade proposta, trazendo ele pra realidade.


  • Sonia Regina de Jesus Lima, Escola Mª Sônia , Bahia - disse:
    sonia35_lima@hotmail.com

    06/05/2012

    Quatro estrelas

    Oi linda, parabéns! Vc é uma pessoa abençoada por Deus.Que ELE continue te abençoando, Bjs!!!!


  • ADRIANA DIAS DE SANTANA MARTINS, EPG - BENEDITO VICENTE DE OLIVEIRA - EPG , São Paulo - disse:
    FEITADRI@HOTMAIL.COM

    04/05/2012

    Quatro estrelas

    parabéns,pela sua aula.A criança deve aprender desde cedo o que é trânsito e quem faz parte dele.


  • Adriana Morales Simões Bento, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    moralesadri@hotmail.com

    03/05/2012

    Quatro estrelas

    Parabens pela sua aula, é um assunto muito importante a ser trabalhado com as crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.