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Aprendendo química do cotidiano por meio do método científico: reaproveitando materiais e fabricando sabão

 

06/07/2012

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais reagentes envolvidos na produção de sabão.
  • Dimensionar a importância econômica, social e ambiental do reaproveitamento do óleo de cozinha.
Duração das atividades
06 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reações Químicas.
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade -Conhecendo o conhecimento dos/as alunos/as

Nessa primeira atividade da aula, cabe o/a professor/a realizar uma sondagem junto aos/as alunos/as com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos/as mesmos/as a respeito da contaminação das águas dos rios pelo óleo de cozinha. Para tanto, será necessário dividir a os/as alunos em dois grupos (por exemplo, o grupo da direita e o grupo da esquerda).

Cabe ao/a professor/a iniciar essa sondagem solicitando aos/as alunos/as uma reflexão individual a partir da apresentação da Imagem 1, utilizando, para tanto, um  data show.

Imagem 1

1

Disponível < http://eco-poa.blogspot.com.br/2009/11/o-que-fazer-com-o-oleo-usado-na-cozinha.html > acesso feito dia 15/05/2012

Em seguida, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as questões abaixo, para que os mesmos as respondam oralmente e, a partir das respostas obtidas, promover um debate.

 

Com base em seus conhecimentos, responda:

1.O que a Imagem 1 representa para vocês?

2. Vocês já observaram o que acontece com o óleo de cozinha depois de utilizado em casa?

3. Algumas pessoas jogam o óleo pelo ralo da pia e outras jogam no lixo comum. Vocês acham que essas atitudes são corretas?

4. Por que água e óleo não se misturam? Explique.

5. Vocês sabem dizer quanto litros de água (de um rio, por exemplo) podem ser contaminados com apenas um litro de óleo?

Depois de respondidas as perguntas, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 - Bom Dia Rio / TV Globo Aprenda a forma ecológica de jogar fora e reciclar o óleo de cozinha

2  Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=RHGjG_SKcsk ? acesso feito dia 15/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para exibi-lo durante a aula utilizando um netbook  conectado a um  kit  multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma  alternativa  caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do Vídeo 1, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as com o conteúdo do Vídeo 1.

A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.

2ª Atividade – Viajando no conhecimento

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados pelo/a professor/a a, usando seus netbooks, acessar o site abaixo, no qual poderão, por meio da visualização de uma mídia educativa, aprender um pouco mais sobre a fórmula química do sabão. Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

3

 

 

 

 

 

 

 

Finalizada a visualização da mídia educativa, cabe ao/a professor/a promover a verificação e consolidação do conteúdo mediante a apresentação das questões abaixo  para que os alunos as respondam oralmente.

1 – Qual é a diferença entre óleo e gordura?

2 – Qual substância é utilizada para reagir com a gordura para que esta se transforme em sabão?

3 – Escreva a equação química da reação dos triglicerídeos (gorduras) com uma base forte (NaOH).

3ª Atividade – Pesquisando no Laboratório de Química

Nessa atividade, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização do Experimento 1 no Laboratório de Química.
No primeiro momento da atividade, cabe ao/a professor/a providenciar os materiais necessários para elaboração do Experimento 1. No segundo momento, o/a professor/a deverá separar todos os materiais necessários para a elaboração do Experimento 1. No terceiro momento, o/a professor/a, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos/as. No quarto momento, o professor/a deverá explicar, também posicionado na bancada, os procedimentos pertinentes ao Experimento 1. No quinto, o/a professor/a deverá conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante. Os materiais e procedimentos se encontram detalhados no site abaixo.

Experimento 1: Produção de sabão

 

 

 

 

4ª Atividade -Campanha de sensibilização “Água e óleo não se misturam”

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto ao descarte inadequado de óleo de cozinha no sistema de esgoto publico. O nome da campanha poderá ser “Água e óleo não se misturam”. Essa campanha poderá ter caráter educativo e envolver os/as alunos/a na elaboração de faixas, cartazes ou folders, assim como a realização de palestras.

A elaboração do material de divulgação da campanha poderá ser uma atividade interdisciplinar envolvendo também os/as professor/as da área de Língua Portuguesa e Artes.

Essa campanha deverá preferencialmente, se estender para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as – alunos/as, funcionários/as, professores/as e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto. Além disso, a campanha poderá se estender para centros comunitários ou associações de moradores.

5ª Atividade - Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em três grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre o impacto do descarte inadequado de óleo de cozinha no meio ambiente. Cada grupo necessitará de um netbook.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por consultar  sites  específicos.

Grupo 1: Introdução ( levantamento sobre o descarte de óleo no meio ambiente)

Disponível < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.capital.ms.gov.br/meioambiente/canaisTexto?id_can=4027  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Desenvolvimento (oficina de fabricação de sabão utilizando óleo de cozinha)

Disponível <  http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível <  http://cesarbrito-jha.blogspot.com.br/2008/08/o-que-oficina-pedaggica.html > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1041/saiba_como_reutilizar_o_oleo_de_cozinha_para_fazer_sabao_caseiro/   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Conclusão (do processo de  aprendizagem e ensino)

Disponível < http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/ > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/oleo-de-cozinha-usado-pode-contaminar-agua-solo-e-atmosfera  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-conclusao-introducao-de.html > acesso feito dia 15/05/2012

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações que considerar mais importantes nos  sites  pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.

6ª Atividade: Organizando um seminário de pesquisa

Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manter nos mesmos grupos.

Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos deverão organizar um seminário de pesquisa.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.

O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.

Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.

Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

7ª Atividade – Conhecendo o Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as o passo a passo da criação de um texto colaborativo no Google Docs, o qual será um importante meio de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistir o Vídeo 2, no qual é apresentado o passo a passo da criação de  um texto colaborativo no Google Docs. O Vídeo 2 se encontra disponível no  site  abaixo:

Vídeo 2 - Tutorial sobre o Google Docs (Motivação)

5   Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=0RAqWea1o7s > acesso feito dia 14/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 2 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit  multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

8ª Atividade - Criando um texto colaborativo no Google Docs

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar os/as alunos/as na criação de um texto colaborativo no Google Docs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo para a elaboração do texto colaborativo será constituído pelos dados coletados e organizados nas atividades anteriores.

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Google Docs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer sua inscrição no Google Docs com um e-mail e senha.

 

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Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=writely&passive=1209600&continue=https://docs.google.com/?tab%3Dwo%23&followup=https://docs.google.com/?tab%3Dwo&ltmpl=homepage > acesso feito dia 14/05/2012

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão do Google Docs das informações previamente selecionadas e organizadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

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Imagem: Arquivo Pessoal

Quando os textos colaborativos estiverem concluídos, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus  Google Docs  os contatos dos demais grupos. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos textos colaborativos uns dos outros,  o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

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Imagem: Arquivo Pessoal

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos textos colaborativos dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus textos colaborativos para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos textos colaborativos do Google Docs  poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Produção de sabão Experimento prático
Roupa suja se lava na escola Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de link para aluno/a:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a <  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a04.pdf  > acesso feito dia 15/05/2012

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_3419.html > acesso feito dia 15/05/2012

Sugestões de link para professor/a:

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/tag/oficina-pedagogica/  > acesso feito dia 15/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.moodle.ufba.br/mod/wiki/view.php?id=832 > acesso feito dia 15/05/2012

Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2011_1697.pdf  > acesso feito dia 15/05/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Marlene Almeida Sergio Ribeiro, CEM 09 DE CEILNDIA , Distrito Federal - disse:
    lenalmeida2014@gmail.com

    23/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante e envolvente essas aulas. Vou utilizadas fazendo algumas adaptações.


  • Diana Viana, eproinfo , Ceará - disse:
    dianaviana19@gmail.com

    10/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse plano de aula. O conteúdo é bem interessante, pois envolve questões ambientais e a forma de exposição é bem dinâmica e pode causar um impacto muito grande na vida dos alunos.


  • Maria José Silveira, CESEC "Zenith Campos" , Minas Gerais - disse:
    mariajosesilveira@yahoo.com.br

    06/07/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora de Química e quero dizer que simplesmente adorei a aula, vou aplicá-la sempre que tiver oportunidade. Quero também parabenizar a autora Delma e as Coautoras e pedir que publiquem outras atividades assim que puderem.


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