12/09/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
- Conhecer Libras.
- Reconhecer Língua Brasileira de Sinais como parte integrante da Língua Portuguesa.
- Comunicar-se através de Libras tanto com estudantes surdos, quanto os ouvintes.
- Expressar-se através da Linguagem não verbal.
As linguagens multimodais estão em nosso dia a dia, por isso para desenvolver essas atividades, é necessário que o professor converse com os estudantes sobre a importância do respeito as diversidades, da convivência em harmonia para que a escola consiga ser um ambiente de inclusão social e, a Libras – Língua Brasileira de Sinais é parte do processo de construção de identidade dos sujeitos surdos
1ª Aula
1ª Atividade: Para iniciar as atividades o professor pode perguntar oralmente sobre: Comunicação: Como as pessoas se comunicam? Como você fala com a pessoa mais velha da sua casa? Você fala do mesmo modo com os amigos? E, quando você conhece uma pessoa como faz para saber o nome dela? Após mostre a imagem abaixo com auxilio do data show, diga aos estudantes que no 1º Slide: a 1ª imagem mostra a pessoa sinalizando a palavra “Libras” e, na 2ª imagem os garotos estão se saudando. No 2º Slide: a 1ª imagem mostra o menino perguntando o nome da menina e, ela respondendo usando as letras do alfabeto em libras; na 2ª imagem a menina diz para ele pensar em um sinal que represente o nome dele (ele responde: o meu sinal é...). Importante professor, que você diga aos estudantes que a linguagem em Libras, assim como na Língua Portuguesa há mais de uma forma para se comunicar. O nome pode ser respondido usando as letras do alfabeto manual, ou ainda através de um sinal que represente o nome da pessoa.
2ª Atividade:Professor, você pode projetar com auxilio do data show o documentário sobre Educação Especial disponível no portal do Mec http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=990, que relata a experiência de escolas que já estão no processo de inclusão de crianças e adolescentes da educação especial. Após, converse com os estudantes sobre a importância do respeito mútuo, do companheirismo, da solidariedade, da interação que deve haver entre todos dentro e fora do ambiente escolar.
2ª Aula:
1ª Atividade: Nessa atividade professor você poderá realizar a introdução de Libras. Mostre aos estudantes o vídeo: Libras – Vídeo I Alfabeto, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. É importante repetir o vídeo do alfabeto; peça que os estudantes observem e façam os sinais de acordo com cada letra. Aproveite esse momento professor e entregue o alfabeto escrito em libras para eles compararem os gestos com a escrita.
2ª Atividade: Professor entregue a cada estudante o exercício abaixo impresso, para que possam exercitar a Língua de Sinais.
Fonte: Apostila Libras nível Básico. Disponível em: http://www.sj.ifsc.edu.br/~nepes/videos/apostilas/apostia_libras_basico.pdf
3ª Atividade: Proponha atividade em duplas com os estudantes, para que eles pratiquem o alfabeto em libras. Após, entregue uma lista contendo várias letras do alfabeto em Libras, para que os estudantes recortem e colem no caderno formando os nomes dos colegas de sala.
fonte: autora
3ª e 4ª Aula
1ª Atividade: Apresentar com auxilio do data show o vídeo III: Saudações disponível no site:http://www.youtube.com/watch?v=vcIr3LfShrI. Reveja o vídeo se necessário, para que os estudantes assimilem os sinais aos respectivos significados.
2ª Atividade: Após, peça aos estudantes que façam trios para encenar: Diga a eles que o trabalho consiste em organizar uma situação, que envolva três pessoas em um diálogo e, que a linguagem a ser utilizada seja Libras. Sugira a eles que pensem no lugar onde ocorrerá o diálogo; Quem ele representará (idoso? Criança? Adolescente? Jovens?) Em que situação os personagens se encontram para começar a conversação (passeio? parque? Mercado? Festa? Sorveteria?) Frise professor, que os estudantes utilizem as expressões faciais e corporais nas apresentações. Sugerimos que o professor conheça e faça apontamentos necessários no texto de encenação.
5ª Aula: Nessa aula professor sugerimos que utilize o Laboratório de informática, para realizar pesquisas e estudos com os estudantes, a fim de que os mesmos possam sanar possíveis dúvidas com relação à comunicação através da Língua de Sinais,
6ª Aula: Utilize essa aula para as apresentações de cada grupo. A primeira encenação pode ser apenas para os colegas da sala de aula. Caso necessite de arranjos ou modificações, sugerimos que o professor oriente os estudantes a reescreverem, para posterior apresentação a comunidade escolar.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1565
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1563
http://artequeensina.blogspot.com.br/2008/11/e-stava-comeando-mais-um-dos-dias-da.html
http://www.ressoar.org.br/dicas_educacao_sentidos_depois_de_libras_a_lingua_portuguesa.asp
A avaliação deve considerar o desenvolvimento individual, bem como os trabalhos em equipe, observando se os estudantes:
Expressam seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos, através das expressões faciais e corporais;
Conseguem estabelecer relações entre a Língua Portuguesa e Libras, nas atividades envolvendo linguagens;
Dramatizam situações do cotidiano, utilizando Libras para produzir conversação entre os interlocutores;
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2012
Cinco estrelasParabéns!! Gostei muito da elaboração da aula!
16/09/2012
Quatro estrelasInteressante...
13/09/2012
Cinco estrelasè bem interessante , gostei muito .tenho bastante dificuldade ,e achei muito válida... abraços a todos e obrigada!