01/11/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos ou utilizar o laboratório de informática.
Compreendendo a metodologia científica
Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas participam enquanto sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras.
Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.
Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.
Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.
O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:
1- Levantamento do tema;
2- A justificativa da escolha do tema;
3- O levantamento das hipóteses;
4- A problematização;
5- O levantamento das fontes de pesquisa;
6- Os trabalhos de pesquisa;
7- A depuração das hipóteses;
8- Sistematização/registro;
9- A socialização dos resultados/culminância;
10- A avaliação.
Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.
Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme. É interessante que utilize algo da atualidade para chamar a atenção de seus alunos. Para tanto, proponha algumas sugestões e deixe que eles escolham por meio de uma votação. Veja a seguir algumas sugestões de imagens que você poderá projetar para os alunos e desencadear a discussão:
1ª opção: Brinquedos radicais
Imagem disponível em: http://www.viacomercial.com.br/2012/07/09/lilian-linhares-ferias-com-criancas-no-parque-beto-carreiro-world/ - acesso em 14/09/2012.
2ª opção: Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.
O ex-jogador de futebol Sócrates foi médico, notabilizou-se em sua militância política, atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates_%28futebolista%29 – acesso em 16/09/2012. Imagem disponível em: http://www.blogusblog.com.br/site/?attachment_id=1959 - acesso em 14/09/2012.
3ª opção: O crescente uso da internet
Imagem disponível em: http://blog.foster.com.br/2009/08/mozilla-firefox-cresce-mais-que-o.html - acesso em 14/09/2012.
Professor faça uma rodinha e ouça os argumentos dos alunos em relação às sugestões apresentadas acima. Permita que todos falem e emitam livremente suas opiniões e conhecimentos acerca dos temas. Após esse momento, proceda a votação que pode ser tanto oral quanto escrita.
Imagem disponível em: http://www.ubavbrasil.com.br/2012/01/dia-31-de-janeiro-teste-de-votacao.html - acesso em 14/09/2012.
A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas conheçam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e não outro qualquer. É responder “Por que” pesquisar este tema.
Motivados pelos Jogos Olímpicos Londres 2012, imaginemos que os alunos tenham escolhido a segunda opção que foi sugerida e tenham se decidido por pesquisar “Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso”.
Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:
- Por que escolheram pesquisar sobre este tema?
- Algum aluno dessa sala gosta de praticar esporte? Pratica algum? Qual?
- Existe alguma relação entre esporte e estudo?
- Quem se considera um atleta habilidoso?
- Quem se considera um aluno disciplinado?
- Será que quem é disciplinado consegue sucesso em todas as áreas da vida?
Professor, para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente como sujeito da pesquisa, solicite que formem duplas e que escolham uma das perguntas acima. Eles anotarão em uma folha – que depois será inserida em sua pasta portfólio – as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega. Caso seus alunos ainda sejam parcialmente alfabetizados, eles podem optar por registros a partir de desenhos. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet, desenhem e escrevam os motivos da escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:
Imagem disponível em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012 |
|
Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, faça um consolidado em forma de texto coletivo junto com os alunos e solicite que coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.
Professor discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, que os problemas serão criados por eles a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir o projeto de pesquisa, pois vão tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que entendam bem.
Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa, até porque o tema é muito abrangente e certamente eles vão querer descobrir dezenas de coisas.
Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.
Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.
Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente – Disciplina: o segredo do bom aluno e do atleta vitorioso.
Aluno |
O que eu quero saber sobre o tema |
Edwiges |
Qual é o papel da disciplina no esporte? |
Vitor |
Existe alguma relação entre esporte e estudo? |
Luana |
Quem não ganha é porque não foi disciplinado? |
Gabriel |
Todo bom aluno é um atleta vitorioso? |
Imagem disponível em: http://www.sofrases.com/hipotese-e-uma-coisa-que-nao-e.aspx - acesso em 14/09/2012.
Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?
Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, quando alguém tapa seus olhos, você não sabe quem é, mas pode ser que tenha uma hipótese, ou seja, você acha que é alguém que você conhece.
Imagem disponível em: http://mensagensdiarias.com.br/a-surpresa/ - acesso em 14/09/2012.
Professor, proponha uma atividade-brincadeira com seus alunos para que possam compreender melhor o conceito de hipótese.
1) Escolha um aluno e coloque uma venda em seus olhos. Uma fila deve ser formada e os colegas devem apertar sua mão. O objetivo é que o aluno que está com a venda nos olhos tente descobrir quem é o colega que aperta a sua mão.
2) Ouça os alunos que tiveram os olhos vendados e pergunte qual era o critério para tentar descobrir os nomes dos colegas.
Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário, um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.
Os alunos de 2º e 3º anos podem realizar a atividade individualmente, para isso deve retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.
Veja um exemplo abaixo:
Edwiges |
Problematização: Qual é o papel da disciplina no esporte? |
Vitor |
Hipótese: Acho que é criar as regras dos jogos. |
Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.
Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.
Sugestão de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:
1) Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não, vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:
a) Sugerimos em destaque a ferramenta (imagem disponível em: http://eacervo.blogspot.com.br/2012/08/acervo-digital-da-unesp-vai-abrigar.html - acesso em 15/09/2012). Acervo é uma palavra de origem no latim, acervus que condiz com coleção ou conjunto, neste caso, a coleção é digital, o que facilita a pesquisa e a torna menos onerosa;
b) Livros, revistas e jornais;
c) Fotografias, entrevistas e palestras;
d) Pesquisa de campo.
2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.
|
Lembrete importante:Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.
|
Professor, este é o momento oportuno da pesquisa. Mas, o que é pesquisa? Para tanto, vejamos o que é de fato uma pesquisa: “Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador”. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 15/09/2012.
Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.
Imagem disponível em: http://blogdajor72.wordpress.com/page/27/ - acesso em 15/09/2012.
Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo.
Atividade 1– Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa - acesso em 11/09/2012.
Professor, tendo em vista a faixa etária de sua turma, ensino fundamental inicial, você terá que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa. Para dar continuidade ao processo da pesquisa, em rodinha, dê seu depoimento do quanto você precisou ter disciplina para chegar aonde chegou.
Imagem disponível em: http://erhtuti.blogspot.com.br/2011/06/ser-professor-e-aprendiz.html - acesso em 14/09/2012.
Para exemplificar a necessidade da disciplina para se obter sucesso no esporte e na escola, motive seus alunos com os vídeos abaixo. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola. Para isso, poderá também, utilizar um projetor multimídia para projetar para os alunos. Grave antecipadamente os vídeos ou conecte o projetor a um computador ligado a internet.
Vídeo completo disponível em: http://mais.uol.com.br/view/9d1qqdho43o5/militares-chinesas-dando-show-de-disciplina-04020E98326AC8C12326?types=A – acesso em 14/09/2012.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bHlp1bvLxSc – acesso em 15/09/2012.
1) Observe o quadro abaixo. Ele faz referência ao quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Agora responda o que se pede abaixo:
COLOCAÇÃO |
PAÍS |
OURO |
PRATA |
BRONZE |
TOTAL |
1º |
Estados Unidos |
46 |
29 |
29 |
104 |
2º |
China |
38 |
27 |
23 |
88 |
3º |
Grã-Bretanha |
29 |
17 |
19 |
65 |
22º |
Brasil |
3 |
5 |
9 |
17 |
a) Qual é o país que se encontra em destaque?
b) Você acha que esse país foi tão bem colocado porque foram disciplinados ou foi por coincidência?
c) Você é disciplinado em seus estudos?
d) Você acha que um aluno que tira boas notas é disciplinado para estudar ou é por coincidência?
2) Discussão oral: Solicite que os alunos leiam suas respostas da opção d para que possam conversar sobre a relação disciplina nos estudos x boas
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Professor, a partir da atividade anterior você poderá dialogar com a Matemática, trabalhando com gráficos. Eles possibilitam explorar conceitos como: mais, menos, maior, menor, adição, subtração, multiplicação, divisão, dentre outros, para isso você deverá adequar ao conteúdo que estiver trabalhando.
Os gráfico poderão ser elaborados em uma folha quadriculada ou utilizando o laptop UCA, por meio da ferramenta KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). A atividade anterior possibilita a elaboração de 2 gráficos, o que facilita a visualização dos dados. Se considerar que são muitos dados e que os gráficos poderão ficar grandes, limite aos 3 melhores atletas que atuaram em modalidades individuais e aos 3 países melhores classificados, mas inclua o Brasil, mesmo que não esteja entre os 3 melhores, para que os alunos verifiquem a diferença existente.
1- Desempenho dos maiores medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012.
2- Quadro completo de medalhas dos Jogos Olímpicos Londres 2012.
Proponha situações-problema a partir dos gráficos elaborados, para que possam ser resolvidas pelos alunos. As atividades contextualizadas a partir de dados concretos são mais significativas o que contribui para uma melhor compreensão e, portanto facilita a aprendizagem.
Atividade 2:
Explore com seus alunos os textos a seguir, eles possibilitam uma boa reflexão sobre regras e atitudes para um bom desempenho nos estudos.
Imagem disponível em: http://www.gramado.cnecrs.org.br/site/index.php/a-equipe/professores/dicas-de-estudo - acesso em 15/09/2012.
Imagem disponível em: http://jornalguerino.blogspot.com.br/2011/04/dicas-de-prova-bim-1-2011.html- acesso em 15/09/2012.
Imagem disponível em: http://amandacavalca.blogspot.com.br/2011/01/dicas-de-estudo.html- acesso em 15/09/2012.
1) Professor, para concluir esta atividade, solicite que seus alunos criem uma história em quadrinhos com o tema: O aluno disciplinado nos estudos é vitorioso.
Professor, consulte os “Recursos do Portal” Sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Intercâmbios virtuais e redes sociais, depois abra: Produção de Histórias em quadrinhos.
|
Lembrete importante ao professor:Oriente seus alunos para que essa história seja inserida na pasta portfólio ou mesmo no caderno. Devem ser recolhidas as fontes e a bibliografia da atividade.
|
Veja o exemplo da atividade desenvolvida por um aluno do 3º ano da Escola de Educação Básica de Universidade Federal de Uberlândia ESEBA/UFU.
Cebolinha em:O aluno disciplinado nos estudos é vitorioso.
Cascão: Oi Cebolinha, vamos jogar futebol? O dia está ótimo para brincarmos! Cebolinha: Está mesmo, mas infelizmente tenho que ir para casa estudar, pois, tenho prova.
|
Cascão: Mas você já foi aprovado de ano. Estudar mais para quê? Cebolinha: Amigo, mesmo que eu já tenha passado tenho que estudar, pois, o conhecimento e vou adquirir é muito mais importante do que a nota da prova. Tchau!
|
Colega: Vamos bater um papo amigo? Cebolinha: Nossa que susto amigo... Mas hoje não posso. Tenho que estudar para a prova. Tchau! |
Antes de fazer uma prova é necessário dormir bem na noite anterior. Boa noite! |
Vou estudar bastante para tirar uma nota boa na prova. Minha mãe vai ficar orgulhosa... |
Cebolinha: Obá! Vale a pena ser disciplinado nos estudos. O aluno só tem a ganhar. Legal! |
Imagem 1 – disponível em: http://centralpowerpoint.blogspot.com.br/2010/11/cascao-e-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.
Imagem 2 – disponível em: https://www.papelefesta.com.br/cat/41-turma-da-monica/518-mini-painel-cebolinha-lp- - acesso em 15/09/2012.
Imagem 3 – disponível em: http://www.grafolalia.blogger.com.br/2007_01_01_archive.html - acesso em 15/09/2012.
Imagem 4 – disponível em: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=744455# - acesso em 15/09/2012.
Imagem 5 – disponível em: http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2012/02/desenhos-turma-da-monica-cebolinha.html - acesso em 15/09/2012.
Imagem 6 – disponível em: http://rebecastiago.wordpress.com/page/2/ – acesso em 15/09/2012.
2) Após a criação da história em quadrinhos, solicite que cada aluno represente sua história por meio de uma teça teatral. Obs.: registre a peça teatral com fotos e/ou filmagens.
Atividade 3: Atletas de alto nível
Professor, nesta etapa da pesquisa já é interessante que seus alunos já quase entendam a importância da disciplina para se obter sucesso tanto na escola quanto na vida. Apresente exemplos de atletas que só se destacaram no cenário mundial porque foram disciplinados. Apresente atletas brasileiros e internacionais de sucesso reconhecido mundialmente.
Solicite que seus alunos assistam aos vídeos a seguir. Para isso, solicite que utilizem seus laptops UCA acessando o link abaixo por meio do seguinte caminho Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou utilizem o tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.
Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ii6AzGaCWwQ#! – acesso em 15/09/2012.
Nascido em Santa Bárbara do Oeste, no interior de São Paulo, César Cielo treina e estuda na Universidade de Auburn no estado do Alabama, nos Estados Unidos. O brasileiro é treinado pelo australiano Brett Hawke, que disputou a Olimpíada de Atenas em 2004, quando ficou em sexto lugar na prova dos 50m livre.
É muito estafante a rotina de treinamento de um atleta de ponta como César Cielo, são mais de oito horas diárias de treinamento e com uma superalimentação, ou seja, isso é o trabalho dele!
Outra modalidade olímpica que exige uma disciplina rigorosa de treinos é a ginástica artística. A seguir uma das equipes mais vitoriosas do mundo: as russas.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bNn68CcRoKo&feature=related – acesso em 15/09/2012.
Atividade 4: Trabalho de Campo
O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, pois é uma estratégia de pesquisa, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.
O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.
Professor, sugira aos alunos desenvolverem o Trabalho de Campo na universidade de sua cidade, mais especificamente no campus onde se situa o curso de Educação Física. Nesse local, vocês encontrarão alunos praticantes das mais diversas modalidades esportivas. Explore-os ao máximo: colham depoimentos, gravem entrevistas orais e escritas, pesquise sobre algum aparelho de ginástica que lhe chame a atenção. Providencie que seus alunos possam ser acompanhados e orientados para utilizarem algum aparelho e vivenciarem de fato a pesquisa.
Imagem disponível em: http://saudeinfantil.blog.br/2012/08/a-exploracao-infantil-nos-jogos-olimpicos/ - acesso em 11/09/2012.
Imagem disponível em: http://folhajovem.com.br/news.php?news=3396 - acesso em 11/09/2012.
Professor, para enriquecer o trabalho de campo, consiga um estudante do curso de Educação Física da universidade de sua cidade ou um professor desta área, para ministrar uma palestra para seus alunos com o tema: “A prática esportiva auxilia a criança a ser disciplinada”.
Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens) e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala.
Professor, se as condições colaborarem e/ou for conveniente, convide os pais para participarem, para que os laços família-escola sejam estreitados. Caso sua cidade não possua uma universidade, leve seus alunos a um clube ou academia da cidade que ofereça aulas de futebol, vôlei, basquete ou dança.
Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:
1 – Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;
2 – Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.
3 –Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;
4 – Educação Física: propicia o incentivo à prática esportiva e acompanhamento de profissionais da área;
5 –Ética: diálogo, respeito ao gosto e preferência esportiva do colega.
Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.
Professor, além de os alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, você também deve realizar os seus registros durante todo o processo. Isso para que você possa apoiá-los no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliá-los ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.
Para concluirmos uma pesquisa é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Professor, o aluno que é de fato disciplinado com suas tarefas escolares é geralmente amante de um bom desafio. Desafie seus alunos a ensaiarem e exibirem no recreio da escola danças típicas de sua região ou algumas modalidades de esporte. Se possível, solicite o auxílio do professor de Educação Física da escola. Para isso é necessário um bom planejamento:
Professor, as redes sociais hoje representam uma excelente oportunidade para socializarem novos conhecimentos. Aproveite este recurso e proponha aos alunos que utilizem este meio para socializarem os resultados da pesquisa. Consulte os “Recursos do Portal do Professor MEC” Sítio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, Intercâmbios virtuais e redes sociais, depois abra: Comunicação virtual e redes sociais: uso de redes sociais como método alternativo de aprendizagem ou redes sociais na escola.
Sugestões de links para alunos:
- http://www.studygs.net/portuges/discipline.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Disciplina
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Notícias
Imagem disponível em: http://www.extra.com.br/livros/administracaoenegocios/LivrosDesenvolvimentoProfissional/Disciplina-A-Trilha-do-Sucesso-141897.html - acesso em 14/09/2012.
Este livro tem como objetivo refletir sobre a autodisciplina: eu mando eu obedeço, que é uma das características necessárias e presentes em quase todas as listas de autores e profissionais, quando tratam de assuntos relacionados com o sucesso, a liderança, a qualidade de vida e outros temas afins. É comum vermos estes autores citarem a autodisciplina como um dos pilares de sustentação sem entrar no mérito de como ser disciplinado. Dentro deste contexto, e pela necessidade de resultados de curto prazo das empresas e da própria vida pessoal atual, a obra faz uma analogia da maratona, que busca resultados no longo prazo com as corridas de 100 metros, de curto prazo. Para ser disciplinado devemos ter um sentido de vida e nos dedicarmos integralmente a ele, como diversos atletas nos ensinam com suas vitoriosas carreiras. Dentro desta metáfora que os conceitos vão sendo passados a cada km (capítulo).
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e se perceberam a importância e a necessidade de ser disciplinado, tanto no esporte quanto na vida.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2016
Cinco estrelasAchei muito interessante essa sequencia didática pois, além de associar a vitória dos jogos com a vitória, ou seja, bom desempenho também na sala de aula, despertou nas crianças o trabalho em equipe e a persistência.
08/11/2012
Quatro estrelasExtremamente clara e criativa. Parabéns