16/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Estas são aulas que têm o intuito de desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, além de discussões sobre a importância de uma boa alimentação. Os alunos poderão aprender que é muito importante distinguir uma boa alimentação ou o uso correto e adequado de uma alimentação saudável e que para isso, não é preciso ter muito dinheiro, mas bons hábitos!
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Dois (2) dias antes do acontecimento destas aulas, o professor deverá pedir aos alunos que eles anotem em um papel tudo o que comerem durante o dia em questão (Fig. 1) - deverão anotar o que comeram desde o café da manhã até o jantar e, se possível, anotar quantas vezes beberam água naquele dia.
Este material poderá ser pendurado em um Mural na sala de aula, sem que haja identificação dos alunos, para que sejam analisados por seus colegas.
Figura 1- Imagem de uma criança se alimentando
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_uZxvuRdQg9w/SZLPeFegRoI/AAAAAAAAAkE/B68fE5BocBI/s400/13_MVG_menina+comendo.jpg
Acesso em: 06. Ago. 2009.
Logo no início das aulas o professor deverá pedir que os alunos se dividam em duplas. Cada dupla deverá fazer pesquisas em livros, revistas, jornais e internet sobre a temática destas aulas, isto é, sobre a importância de uma boa alimentação, do porque é importante comer legumes e verduras, o que a alimentação tem a ver com o desenvolvimento da criança e também de sua inteligência, entre outros assuntos ligados a esta temática, para que os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos possam participar de tal atividade.
Abaixo sugerimos alguns sites (Fig. 2) que poderão ser visitados e explorados para a realização das pesquisas.
http://www.santafe.edu.br/2009/3/7/Pagina479.htm
http://www.nutricaoemfoco.com/2008/05/10/a-importancia-da-boa-alimentacao/
http://www.sanavita.com.br/padrao.aspx?texto.aspx?idcontent=887&idContentSection=405
http://www.blogdicas.com.br/conheca-a-importancia-de-beber-agua-para-o-nosso-organismo/
http://www.stetnet.com.br/vidasaude/pag4.htm
Figura 2- Imagem do Site Santa Fé
Após a realização das pesquisas, cada dupla deverá discutir sobre o que viram e aprenderam nestas. Além disso, cada dupla deverá fazer uma comparação sobre o que uma criança precisa comer para ter uma boa saúde e um bom desenvolvimento (conforme apontada pelas pesquisas) com as anotações do mural. Sugerimos que cada dupla fique responsável fazer comparação com a anotação feita por seu par (companheiro de dupla).
Assim, cada dupla ficará responsável por fazer esta comparação e indicar ao colega, que ainda não sabe a identidade, diante do que aprenderam, algumas mudanças que eles poderão fazer em sua alimentação, como, por exemplo, comer uma fruta de manhã, beber mais água, comer menos balas e doces.
É importante que o professor esteja atento, circulando pela sala de aula, para que os alunos não dispersem e façam a atividade corretamente.
As duplas formadas de verão ser identificadas, para que o professor veja o que elas propuseram aos colegas, e avalie tais comentários.
Após a avaliação feita pelo professor em relação aos comentários e sugestões feitas pelas duplas (identificadas), os alunos deverão se sentar em círculo (Fig.3) para favorecer o diálogo, que será o meio pelo qual a atividade será desenvolvida.
Na medida em que as duplas apresentar suas sugestões de modificações em relação aos hábitos alimentares, cada aluno deverá se identificar e dizer se concorda ou não com as sugestões propostas.
Figura 3- Imagem de crianças em círculo
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1752/imagens/patio.jpg Acesso em: 17. Ago. 2009.
Por meio da próxima atividade, os assuntos pesquisados poderão ser melhor sistematizados, através da elaboração de uma cartilha.
Visando favorecer que os alunos conheçam e coloquem em suas cartilhas receitas nutritivas, de baixo custo e que aproveitem bem os alimentos, sugerimos abaixo alguns sites (Fig. 4) que versam sobre este assunto.
http://www.mesabrasil.sesc.com.br/Cartilhas/Cartilha%20Receitas-02.pdf
http://receitasdereaproveitamento.blogspot.com/
http://www.livrodereceitas.com/aproveita/index.html
Figura 4- Imagem de um do site "Livro de Receitas.com"
Os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos poderão ser instigados a fazer as receitas em suas casas!
1-Sugerimos que os alunos participem de uma atividade lúdica sobre alimentação, por meio do Recurso (Fig. 5) postado abaixo.
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19147
Figura 5- Imagem do Recurso
O Recurso é uma animação/simulação (jogo) em que o usuário ultrapassar as fases eliminando seus adversários. Para isso, ele deve se alimentar com alguns alimentos presentes em cada fase do jogo, que tem o poder de combater alguns males, por exemplo, na primeira fase o aluno conta com a ajuda do espinafre para vencer a anemia.
2-Sugerimos que em outra oportunidade, o professor trabalhe com os alunos outra aula publicada (link abaixo) no site do Portal do Professor que aborda a mesma temática da alimentação e sua importância.
Aula: Por que comemos?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3800
O professor poderá se aprofundar no assunto sobre “Alimentação Saudável” por meio do link, de um livro postado logo abaixo: http://tilz.tearfund.org/webdocs/Tilz/PILLARS/Portuguese/PILARES%20Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel_P.pdf
O professor poderá por meio das atividades 2 (dois) e 3 (três) perceber se os alunos conseguiram aprender a importância de uma boa alimentação, e se estão dispostos a mudar (se necessário) seus hábitos alimentares.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2010
Cinco estrelasA sua aula foi Excelente Muito importante e criativa Parabéns
11/04/2010
Cinco estrelasAdorei essa sugestão de aula, muito boa!
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom . vou tentar aplicar junto à minha turma.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente atividade. vou sugerir para outras colegas. Abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente proposta.
24/03/2010
Quatro estrelasachei muito interessante esta aula onde aparecem diferentes atividades para trabalhar sobre a importancia da alimentação, de forma participativa dos alunos
24/03/2010
Cinco estrelasAchei super interessante esta proposta de trabalho com a EJA, pois,trabalho com essa modalidade de ensino e considero que são alunos que pelo tempo que perderam em aprendizagem escolar precisam ter muito cuidado especial com seleção de conteúdos e recursos.Achei o máximo!Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasBoa aula.