27/05/2013
Dalânea Cristina Flôr, Giandréa Reuss Strenzel, Graziela Maria Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Exercitar a imaginação e criatividade;
- Ampliar o repertório verbal;
- Ampliar a inserção e interação social;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação e assim expressar seus sentimentos;
- Desenvolver cuidados com higiene ao manusear alimentos;
- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Compreendendo a importância da interação entre as crianças, as famílias e a participação das mesmas na escola, buscamos realizar propostas para envolver todos e acolhê-los no espaço de educação infantil. A proposta a seguir foi elaborada pensando em crianças a partir de 3 anos de idade.
Primeiro momento: Sentaremos com as crianças para fazer a contação de história do livro Qual o sabor da lua? , escrito por Michael Grejniec. Faremos uma roda em algum lugar tranquilo da instituição e se possível esticaremos um tapete debaixo de árvores, em uma sombra, criando um ambiente agradável e convidativo para envolvê-los nesta aventura que o livro apresenta. O professor deve organizar o espaço a fim de que todas as crianças possam visualizar as imagens e acompanhar a história. Além de possibilitar uma culinária, também podemos perceber a parceria entre os animais para alcançar determinados objetivos, o que pode ser refletido na turma.
Grejniec, Michael. Qual o sabor da lua? Editora Brinque Book, 2008.
Segundo momento: Após a contação da história, faremos uma discussão sobre a importância de ser solidário com os colegas e estabelecer parcerias para alcançarmos nossos objetivos. Assim, a professora irá propor fazermos uma culinária: todos juntos, podem fazer um bolo delicioso. Propor a possibilidade de convidar os pais para experimentarem este bolo que as próprias crianças fizeram, momento este que também pode ser divido com uma nova contação da história, feita entre as crianças. Na história, além de possibilitar a culinária, podemos perceber a parceria entre os animais para alcançar determinados objetivos, o que pode ser refletido na turma.
Terceiro momento: Após a discussão sobre os pontos que surgiram a partir da história, voltaremos para a sala e registraremos a receita em um papel grande, de preferência uma cartolina, para que todos possam visualizar passo a passo os ingredientes da culinária. Os ingredientes serão solicitados, com antecedência, para as famílias ou para a própria instituição. A professora pode escrever os ingredientes junto às crianças e a turma ilustrará as quantidades de ingredientes necessários por meio de desenhos. Caso alguma criança saiba escrever, mesmo que apenas algumas letras, poderá assumir o papel de escriba. A professora mediará a situação auxiliando as crianças na descoberta e construção de hipóteses de formas de escrita. Assim, as crianças vão se apropriando da escrita, das letras e seus sons. No momento da culinária, as próprias crianças poderão adicionar os ingredientes, acompanhar as quantidades e mexer a massa.
Quarto momento: Acompanhar com as crianças cada ingrediente a ser colocado em um pote ou bacia para misturá-los. Não há uma ordem certa para colocá-los, apenas o fermento deve ser o último a ser adicionado à massa. As crianças poderão provar alguns ingredientes antes de adicioná-los, como por exemplo, açúcar e trigo, em pequenas quantidades. Após misturar bem todos os ingredientes, colocar em uma forma redonda sem o furo no meio, o que poderá remeter ao formato da Lua cheia e dar mais elementos à imaginação.
Fonte: acervo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Receita:
Materiais necessários:
Pré aquecer o forno a 200 graus dez minutos antes de colocar o bolo. Depois de colocar a forma no forno, diminuir para 180 graus. Deixar cozinhar por quarenta minutos. Após o cozimento esperar 10 minutos para tirar o bolo da forma e colocá-lo em um prato ou travessa para servir.
Quinto momento: Enquanto a receita está no forno, as crianças se organizarão para montar um ambiente adequado para receber os pais, a partir da orientação e proposição do professor. Podemos procurar flores para enfeitar as mesas, toalhas de mesa prontas ou que possamos confeccionar, seja com TNT ou outros materiais disponíveis na instituição. Pensar também em copos, guardanapos e um suco que também poderá ser feito com as crianças: se possível colher as frutas e fazer o suco na hora com o grupo. Assim será um processo de trabalho coletivo, percebendo a importância de interagir com o colega e pensar em uma causa comum.
Com a chegada dos convidados, o bolo estará sobre a mesa e a receita afixada na parede. As crianças poderão relatar a experiência, passo a passo, e mostrar o livro que desencadeou a culinária. Esse movimento ficará a critério de cada criança, pois não será uma apresentação, mas sim um momento de conhecer as diferentes famílias e crianças que constituem o grupo.
Fonte: Acervo institucional NDI/CED/UFSC
Fotografia: Saskya Bodenmüller
Site de receitas: http://tudogostoso.uol.com.br/
Aula do portal sobre culinária: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41498
O professor deverá estar atendo ao movimento do grupo: as crianças foram participativas no momento da culinária? Todas as crianças do grupo puderam entrar em contato com a receita e a massa efetivamente? Perceber ainda se o grupo consegue conceituar e numerar os ingredientes do bolo realizado e respeitar e ouvir os colegas na roda. O momento de higienização tanto das mãos, quanto do materiais utilizados deve ser explicado e falar sobre a importância do mesmo, principalmente, quando entramos em contato com alimentos.
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