19/06/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio do processo de leitura de histórias em quadrinhos e do conceito de recurso natural.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) é importante possibilitar aos alunos momentos de análise sobre a importância da água (recurso natural não renovável) para a sociedade e de reflexão sobre o seu consumo, tendo como referência o seu dia a dia. Para tanto, o uso das histórias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedagógica no processo de formação dos alunos que estão em processo de alfabetização.
O computador é uma importante ferramenta na construção do conhecimento aproveite este recurso para incentivar os alunos buscarem informações e a transformá-las em conhecimento.
1. No laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a acessarem a história em quadrinhos Água boa pra beber da turma da Mônica no endereço web http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm . Caso a escola não possua o laboratório de informática a história em quadrinhos poderá ser impressa e distribuída para os alunos.
Imagem: Ilustração HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
Acesso em: junho de 2013
2. Solicite que leiam a história em quadrinhos.
3. Durante a leitura anote, no caderno, as palavras desconhecidas.
4. Depois que concluir a leitura da história em quadrinhos, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Peça para que leiam as definições encontradas e juntos elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
SEGUNDO MOMENTO
1. Converse com os alunos sobre as questões que são tratadas na história em quadrinhos e a relação com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da história em quadrinhos, em especial, a melhoria da qualidade da água ao longo dos tempos. Solicite que, individualmente, realizem as atividades no caderno e, depois, realizem a correção coletiva proporcionando para os alunos a oportunidade de apresentarem suas conclusões.
2. Registre no caderno as questões propostas:
3. Leia o fragmento da história em quadrinhos:
Imagem: Fragmento da HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
Acesso em: junho de 2013
Por que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água? Explique com suas palavras.
4. Toda a água disponível no planeta Terra é própria para o consumo humano? Justifique sua resposta.
5. Leia o fragmento da história em quadrinhos:
Imagem: Fragmento da HQ Turma da Mônica – Água boa pra beber
Disponível em: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
Acesso em: junho de 2013
Atualmente o planeta Terra possui cerca de 8 bilhões de habitantes. Com o aumento da população aumentou também o consumo de produtos provocando um maior consumo de água. Para você, o que é possível fazer para diminuir o consumo desnecessário de água? Apresente duas sugestões.
TERCEIRO MOMENTO
Incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem e a identificar a origem da água, um dos recursos naturais, que utilizam no dia a dia. Para tanto, solicite que realizem uma pesquisa. Organize a sala em grupos de até três alunos e indique os seguintes passos:
Professor(a) a história em quadrinhos elaborada pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos. No dia combinado, organize uma exposição do material produzido pelos grupos.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Universidade dos quadrinhos
Disponível em: http://maurobandeiras.blogspot.com.br/2008/12/importncia-das-histrias-em-quadrinhos.html
Água
Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html
Acesso em: maio de 2013
Agência Nacional das Águas - ANA
Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
Acesso em: maio de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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