22/04/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias e recursos:
O professor iniciará a aula, perguntando aos alunos o que sabem sobre PIB.
Após a pergunta inicial, o professor dividirá os alunos em duplas e dirá: "Por meio do texto abaixo, vocês terão 10 minutos para realizar a leitura e comentar oralmente sobre o que seja o PIB".
Professor, exponha o texto abaixo por meio de data show ou peça aos alunos para acessarem o link abaixo:
http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/. Acesso em 15 set. 2013.
Após o acesso dos alunos ao texto, o professor proporá uma roda de conversa cujo objetivo é não somente entender o que seja o PIB, mas, sobretudo, comentar sobre o estilo e organização do texto lido. Para tanto, seguem algumas orientações quanto às perguntas:
CONTEÚDO
ARQUITETURA DO TEXTO
O objetivo dessa atividade é comparar o infográfico com outro texto de mesmo assunto.
O professor exibirá aos alunos e lerá com eles outro texto que também objetiva, assim como o primeiro, explicar o que seja PIB.
O PIB (Produto Interno Bruto) é caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos por regiões, sendo Cidade, Estado ou País, em certo período, que pode ser anual, mensal ou trimestral. É um indicador bastante difundido e aplicado nas análises sócio-econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento e economia de determinadas localidades. Os bens de consumo não são incluídos na margem de contagem.
O PIB possui duas vertentes, conhecidas como Nominal e Real. O PIB Nominal é relacionado ao valor dos preços atuais, o Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise. Para se calcular estes dois indicativos, é utilizado o deflator do PIB, cuja estatística é mensurada pela divisão do PIB Nominal com o Real e multiplicado pelo valor de Cem. O deflator do PIB irá analisar quais mudanças foram significativas para a alteração do fator somado e serve como base para monitorar o nível básico dos preços. Este indicador também é usado como base para o cálculo da Taxa de Inflação. Além do PIB existe o PIL (Produto Interno Líquido), que é a base de referência para se calcular o valor da depreciação do capital. A diferença destes dois indicadores é justamente o índice Depreciação. Também se difere do indicador PNB (Produto Interno Bruto), o qual utiliza como base de análise a renda líquida enviada ao exterior (RLEE), pois o resultado do PNB é gerado pela soma do valor do PIB contabilizados com os valores de entrada e saída de capital. Por ser uma medida com base no fluxo de produção não considera o estoque de capital (denominado Economia), tampouco o capital social, natural e humano. O índice de PIB Per Capita é mensurado com base em estatísticas de desenvolvimento humano, como os cidadãos que se beneficiaram do desenvolvimento e crescimento do país, e tiveram um incremento em suas rendas (porém não em renda mensal). Com o intuito de esclarecer a linha de medição do PIB, não leva em consideração a Distribuição de Riqueza, trata a Qualidade de Bens e Serviços como aditivos cujos registros são registrados da mesma forma. Exclui as transações que não sejam com base na economia do mercado, como serviços voluntários e serviços da internet. O indicador de Renda Per Capita se baseia nos índices de despesa, renda e produtos, os quais somados atingem um montante absoluto, sendo dividido pelo número da população do país. O termo per capita foi o primeiro a ser utilizado para quantificar e analisar a qualidade de vida de determinado país, portanto uma região pode obter um elevado PIB, por ser populoso, no entanto isso não significa que seu PIB Per Capita seja alto, pois a soma da renda deve ser dividida pelo número de pessoas. Países com índices baixos são China e Índia, já Dinamarca, Noruega e Suiça apresentam PIB moderado, o que garante uma excelente qualidade de vida a seus poucos habitantes. Fonte: |
Após a exibição e leitura, o professor questionará:
Professor, o esperado é que os alunos concluam que o infográfico, primeiro texto, seja de compreensão mais acessível em relação ao segundo texto, devido à mobilização de recursos de que dispõe: os vários modos de significar. Além disso, o esperado é que os alunos compreendam que a esfera na qual os textos circulam pode ser a mesma: jornalística, mas os textos podem ter suportes variados, como a internet (mídia virtual), a revista e ou o jornal (mídia impressa).
Essa atividade tem por objetivo a formalização das recorrências de ordem estrutural, temática e estilística dos infográficos, bem como a produção coletiva de uma definição para esse tipo de texto.
Ainda trabalhando em duplas, os alunos terão de selecionar cinco infográficos disponibilizados em algum dos endereços listados abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.
http://g1.globo.com/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.
http://www.estadao.com.br/especiais/. Acesso em 15 set. 2013.
http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos. Acesso em 15 set. 2013.
http://noticias.uol.com.br/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/tag/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.
Após a escolha, os alunos deverão redigir um breve texto expositivo em que discorram sobre as características (estruturais, temáticas e estilísticas) recorrentes nos cinco infográficos analisados. Por exemplo:
Todos os infográficos apresentam:
Professor, caso sinta necessidade, ao invés de os alunos buscarem por si próprios infográficos diferentes para proceder à comparação e escrever o texto expositivo, eleja os cinco infográficos abaixo comuns a todas as duplas de alunos que farão as análises. Nesse sentido, a condução é facilitada.
http://www.estadao.com.br/especiais/lojas-fisicas-investem-em-compra-conectada,209607.htm. Acesso em 15 set. 2013.
http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/sucessao-real. Acesso em 15 set. 2013.
http://educacao.uol.com.br/infograficos/2013/09/06/algumas-gafes-na-historia-da-diplomacia-brasileira.htm. Acesso em 15 set. 2013.
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2013/01/info1.jpg. Acesso em 15 set. 2013.
http://g1.globo.com/am/amazonas/guerra-na-selva/platb/ Acesso em 15 set. 2013.
Ao término da redação dos textos, eles serão lidos pelas duplas aos colegas da sala para que possam ser comparados e avaliados em relação à sua pertinência. Após a leitura e comentário dos textos, os alunos deverão redigir um texto coletivo sobre as regularidades dos infográficos, utilizando a lousa digital Twiddla, disponível no seguinte endereço: http://www.twiddla.com/
Professor, acesse a aula do Portal, UCA - Twiddlando? A ferramenta Twiddla para a criação de textos coletivos,para ter contato com um tutorial sobre a lousa digital.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881. Acesso em 15 set. 2013.
Uma vez terminado o texto, ele deverá ser salvo em arquivo pessoal dos alunos e, caso haja necessidade, impresso e colado no caderno para servir de fonte de consulta quanto à estrutura do gênero estudado. Depois, os alunos deverão formalizar, com a ajuda do professor, um conceito para o infográfico.
Professor, para orientar sua intervenção sobre o gênero discursivo estudado, busque maiores informações em:
O objetivo é interpretar infográficos.
O professor pedirá que cada dupla de alunos, a partir de um infográfico selecionado (preferencialmente atual em relação à aula ministrada), montem questões interpretativas. A ideia é que cada dupla troque suas questões com outra dupla e as responda. Ao final, o que se terá é uma avaliação entre as duplas acerca de questões de leitura e interpretação textual de infográficos.
Professor, solicite a atividade em folha separada para que depois de discutidas e avaliadas as questões pelos colegas, você possa olhar todo o trabalho desenvolvido e alertar sobre possíveis incoerências ou inadequações.
A meta é produzir infográficos.
Continuando com o trabalho em duplas, os alunos deverão se organizar para a produção de um infográfico impresso.
Professor, para que essa atividade tenha êxito, os módulos 1 e 2 dessa sequência didática devem ser muito bem trabalhados para que os alunos sintam-se seguros em relação ao texto.
O professor junto com os alunos decidirão sobre o tema que constará o infográfico.
Professor, escute as ideias dos alunos, mas direcione a decisão no sentido de facilitar a primeira produção do gênero.
Uma vez eleito o tema, os alunos deverão, seguir os passos abaixo.
Tipos de infográficos
Infográfico diagrama- Tem o mesmo conteúdo informativo que uma tabela, mas é muito mais claro, fácil de captar e cumpre o objetivo da infografia.
Carto-infográfico - os mapas econômicos e temáticos(turismo) são exemplos que introduze a combinação de ícones(mapas) contexto. Alguns são uma mera aplicação da técnica cartográfica usando o mapa e o texto, o mínimo necessário par a correta interpretação. infográfico iluminista- o texto continua sendo o mais importante, acompanhado de ícones que o ilustram. É considerado infográfico por seu aspecto geral: unidade visual determinada por uma marco retangular que tem textos e imagens, mas o texto porém não segue os princípios habituais da seqüência discursiva única. É chamado iluminista por referência ao estilo dos manuscritos da idade média que incluíam ilustrações e texto. O texto tem tanta importância que poderia ser suficiente sem ilustração, é um proto-infográfico. Outros exemplos: http://img.terra.com.br/i/2003/07/03/57544_in.gif Quadro de resumos – é um infográfico mais complexo com abundante informação que não respeita regra máxima de economia de componentes, nem é estritamente gráfico. Se trata de quadros que pretendem resumir um conjunto de informações a cerca de uma sequência histórica, um processo ou uma dada situação. Outros exemplos: http://img.terra.com.br/i/2003/09/10/73011_in.gif http://img.terra.com.br/i/2003/03/31/42031_in.gif Segundo nível – Mais bem elaborado. Utiliza e explora recursos multimídia, agrega texto e imagens de forma equilibrada. Outros exemplos: http://www.usabilidoido.com.br/o_que_fazer_depois_de_uma_pancada.html http://www.usabilidoido.com.br/o_voto_indeciso_e_o_de_protesto.html
Texto disponível em:
http://infograficos.blogspot.com.br/ Acesso em 15 set. 2013
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A meta é divulgar os infográficos produzidos.
Com os infográficos prontos, os alunos deverão criar ou um mural na escola para divulgação dos trabalhos ou a disponibilização do infográfico no blogue da turma ou em sítio virtual específico. Os infográficos impressos poderão ser digitalizados e disponibilizados virtualmente.
Para criação de infográficos:
Artigos:
Aula Portal do Professor:
Na produção dessa sequência didática, a avaliação é processual e deve ser feita a cada final de módulo, conforme observação da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Em suma, ao final da sequência, todas as avaliações desenvolvidas nos módulos deverão dar conta de verificar a aprendizagem do aluno em relação à função do infográfico, à sua constituição e aos espaços e mídias disponíveis para sua circulação.
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