22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e escrita, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 10 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 10 de set. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Professor, leve para a sala de aula um globo terrestre e um mapa-múndi para que os alunos possam consultá-los no decorrer das atividades propostas. Inicie a aula pedindo para que eles imaginem que irão fazer uma viagem. Para isso, precisarão arrumar as malas. Peça para pensarem no que seria mais adequado colocar dentro da mala, considerando que:
Professor, deixe os alunos consultarem os mapas expostos na sala de aula para localizarem para onde pensam em ir. Quando necessário esclareça as dúvidas sobre as localizações no mapa.
Fonte: Sítio: “Guia Geográfico Mapa”. Disponível em: <http://www.guiageo-mapas.com/mapa-mundi.htm>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Para cada aluno entregue a imagem de uma mala e algumas imagens de objetos que podem ser colocados na mala. Distribua para os alunos e peça para que eles colem de acordo com o que irão levar para a viagem que irão fazer. Veja a sugestão a seguir:
Fonte: Sítio: “New Social. Educação, aprendizagem e tecnologia”. Disponível em: < http://www.new-social.com/2011/03/imagens-de-malas-e-mochilas-para-imprimir-e-colorir/>. Acesso em: 09 de set. 2013.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 143. (Coleção Nova Escola.).
Professor, após os alunos fazerem as colagens, peça para que cada um apresente seu trabalho. Coloque próximo ao local de apresentação o globo terrestre ou mapa-múndi ou do Brasil, para que eles possam mostrar a localização de onde pensaram viajar.
Professor, após a apresentação dos trabalhos dos alunos conte para eles a história do "O caracol viajante". Depois, registre na lousa ou distribua uma cópia do texto, para que eles tenham no caderno de Geografia e possam fazer as atividades a seguir:
Fonte: Sítio: “SKOOB. Livro “O caracol viajante”. Disponível em: <http://www.skoob.com.br/livro/51582-o_caracol_viajante>. Acesso em: 10 de set. 2013
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 144. (Coleção Nova Escola.).
1. Quem é Rodolfo e o que adora fazer?_____________________________________________________________ 2. Em suas viagens, Rodolfo anda devagar. Por quê?_____________________________________________________________3. Por que Rodolfo vive sempre satisfeito?_____________________________________________________________4. Por que Rodolfo não tem aluguel para pagar?_____________________________________________________________5. Por que Rodolfo não vê o tempo passar? Marque com um X a alternativa correta.___ Porque ele aprecia a viagem e os lugares por onde passa.___ Porque ele não tem relógio.__ Porque ele é bastante distraído. |
Professor, após fazer a interpretação do texto, aproveite para desenvolver atividades sobre sinônimos, caso você não tenha ainda desenvolvido este assunto é interessante você aproveitar para falar sobre o tema.
Você já sabe que sinônimas são palavras que têm sentidos semelhantes. Assim sendo, resolva as atividades abaixo:
1. Reescreva cada frase a seguir, substituindo a palavra destacada por um sinônimo:
Rodolfo está sempre satisfeito. Rodolfo está sempre contente. |
a) Ele decidiu ir pelo caminho mais longo.
___________________________________________________________________
b) No caminho, o viajante encontrou um riacho.
___________________________________________________________________
c) Ao viajar, ele se sente calmo.
___________________________________________________________________
a) Quem viaja é chamado de viajante.
b) Quem estuda é chamado de _____________
c) Quem vive do comércio é chamado _____________
d) Quem faz negócio é chamado _______________
Professor após os alunos fazerem as atividades faça a correção coletiva da interpretação do texto e das atividades sobre sinônimos propiciando a participação de todos os alunos.
Professor peça para os alunos pesquisarem com seus familiares se já viajaram para algum lugar e o que mais gostaram neste lugar. Peça para eles ilustrarem seu passeio.
Hoje na escola estudamos sobre lugares para viajar, pesquisamos no mapa-múndi e no globo terrestre localizações de lugares para viajar, montamos uma mala com objetos que levaríamos para nosso passeio, lemos a história sobre o “O caracol viajante” e fizemos atividades. Em casa, pesquise com seus familiares lugares que eles já visitaram. Peça que contem o que eles mais gostaram no lugar em que viajaram e que façam uma ilustração sobre o passeio em uma folha de papel branca. Na próxima aula iremos fazer uma exposição com os desenhos da família. |
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retomando a aula anterior convide os alunos a apresentarem suas pesquisas dos lugares que seus familiares já visitaram, mais uma vez é interessante que tenha na sala de aula mapas e globo terrestre para facilitar a localização dos alunos.
Após a explanação comente sobre os desenhos que os familiares fizeram, muitos destes lugares podem ser pontos turísticos, ou seja, locais onde há uma maior visitação e que faz parte da história da localidade visitada.
Professor, apresente para os alunos o portador de texto “cartão-postal” conceitue e mostre exemplos de cartões postais para a turma.Como já faz parte do nosso conhecimento, os gêneros textuais representam as variadas situações de comunicação com as quais estamos acostumados a conviver diariamente. Veja os conceitos e exemplos de cartões-postais.
Cartão-Postal
Fonte: Sítio: “Tríade-Arte etc. Habitat Cidade na Praça Tubal Vilela em Uberlândia”. Disponível em: <http://triade-arteeetc.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 08 de set. 2013. |
Professor, caso sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou leve-os ao Laboratório de Informática. Para que possam pesquisar sítios onde se encontram vários modelos de cartões-postais do Brasil e de outros países. Acessem os sítios abaixo e conheçam alguns cartões- postais.
Fonte: Sítio: “Cartão-Postal”. Disponível em: <www.cartaopostal.fot.br >. Acesso em: 08 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Cartão-Postal Virtual”. Disponível em: <http://www.belohorizonte.mg.gov.br/turismo/postal-virtual>. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, após pesquisar junto com os alunos diferentes modelos de cartões-postais, apresente as características para escrever um cartão-postal. Veja abaixo uma sugestão para mostrar aos alunos.
Fonte: Sítio: “Jovens leitores. Construindo Cartão Postal”. Disponível em: <http://jleitores.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html>. Acesso em: 08 de set. 2013.
Professor, explique aos alunos que em um cartão-postal, você deve colocar o remetente (quem está enviando) e o destinatário (quem irá receber o cartão), o endereço e o CEP do destinatário. Neste caso você não precisará colocar seu endereço, pois estará a passeio no local que você está enviando o cartão, mas se for de sua cidade, então é interessante que seja colocado o endereço do remetente.
Distribua para os alunos cópias das atividades de observação de um cartão- postal, para que possam fazer a interpretação e fixarem o que aprenderam.
Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione, 2007, p. 147. (Coleção Nova Escola.).
Interpretando o cartão-postala. Quem enviou o cartão-postal?___________________________________________________________________b. Para quem ele foi enviado?___________________________________________________________________c. Em que data foi escrito?___________________________________________________________________d. Quando o cartão-postal foi levado ao correio?___________________________________________________________________e. A mensagem do cartão-postal é curta ou longa?___________________________________________________________________f. Em sua opinião, as pessoas que enviaram o cartão-postal (remetentes) e as pessoas que o receberam (destinatários) são íntimas? Justifique:___________________________________________________________________g. Em que ocasiões as pessoas enviam cartões-postais?____ Quando estão com saudades de alguém.____ Quando estão fazendo uma viagem.____ Quando desejam saber notícias de familiares que moram em outras cidades. |
Professor, aceite mais de uma opção assinalada caso o aluno responda. Mostre, porém, que as pessoas enviam postais principalmente quando estão viajando e resolvem mandar uma mensagem, mostrando o lugar onde estão para as pessoas de seu convívio.
Professor, após os alunos terminarem faça a correção coletiva da atividade acima, aproveitando para esclarecer dúvidas que possam surgir.
Professor, como atividade de casa peça para os alunos construírem um cartão-postal com paisagens encontradas em revistas. Peça para que eles recortem e montem um cartão-postal, para que em sala de aula, seja elaborado um texto. Vamos brincar de amigo invisível de cartão-postal na próxima aula.
Atividade de CasaProcure em revistas fotos de lugares que você deseja conhecer. Imagine que você conseguiu realizar uma viagem dos sonhos e crie um cartão-postal, cole a imagem escolhida em uma cartolina ou papel semelhante medindo 10 cm de comprimento por 15 cm de largura. No verso do cartão-postal, indique o local do selo, do endereço e do CEP do destinatário. Veja abaixo um exemplo. Traga na próxima aula para brincarmos de amigo invisível de cartão-postal.
Fonte: Sítio: “Meio ambiente. Cartões-postais”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/noticias/cartoes-postais>. Acesso em: 10 de set. 2013. |
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a aula fazendo pequenos papéis com o nome dos alunos para que seja sorteado entre a turma. Depois que cada aluno pegar o nome do colega sorteado, peça para que escreva no verso do cartão-postal o destinatário, a mensagem e neste caso não será necessário completar com outras informações, endereço e CEP do destinatário, pois será entregue na sala de aula.
Professor, organize os alunos em círculo e peça para cada aluno revelar com quem saiu na brincadeira. O aluno entrega o cartão-postal para o amigo e este lê o que está escrito, dizendo o local que o amigo imaginou viajar.
Nesta atividade é possível que você observe se ouve a fixação do conteúdo estudado e caso surja dúvidas é um bom momento para esclarecer para a turma.
Professor, para consolidar as atividades desenvolvidas sobre “cartão-postal”, proponha aos alunos um “tour” (passeio) pela cidade, explorando a história do local onde eles moram, pontos turísticos, ou locais que fazem parte da região em que vivem. Faça um planejamento coletivo desta atividade. Discuta com os alunos:
Leve câmeras fotográficas para que os alunos possam registrar locais que chamem a atenção e que possam depois serem expostos como cartões-postais da cidade. Caso não tenha disponíveis câmeras fotográficas, use a ilustração para registro do que os alunos vivenciaram.
Após o trabalho de campo, proponha à turma uma exposição dos cartões-postais criados pelos alunos. Peça que eles criem um nome para esta exposição e convidem a comunidade escolar e familiares para visitarem os trabalhos. Atividades como estas valorizam as criações dos alunos e tornam a aprendizagem mais efetiva, pois possibilita que o aluno aprenda pesquisando, além de resgatar a história do lugar em que eles vivem.
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Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Português, História e Geografia, onde você poderá desenvolver atividades sobre os seguintes temas:
Transformação nas paisagens com o passar do tempo;
Ambiente urbano e rural;
Temas transversais Meio ambiente e Pluralidade Cultural, dentre outros.
Para o professor:
Fonte: Sítio: “Portal do professor. Introdução ao gênero textual cartão-postal”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23188>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Meio ambiente cultural. Cartões-Postais”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/noticias/cartoes-postais>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Fonte: Sítio: “Wikipédia. História do cartão-postal”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal>. Acesso em: 10 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá acontecer no decorrer do processo, observando a participação dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as características dos gêneros textuais estudados; houve interesse e organização deles no momento das produções; interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de construção do conhecimento, mas com uma visão crítica, por isso é importante à valorização do trabalho do aluno, seus avanços e suas dificuldades.
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