UBERLANDIA - MG
Universidade Federal de Uberlândia
Eliana Dias e Lazuíta Goreti de Oliveira
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Ciências Naturais
Ser humano e saúde
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Enfermagem
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Citopatologia
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Ciências Naturais
Visões de mundo
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Farmácia
Ensino Médio
Biologia
Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional
Ambiente, Saúde e Segurança
Técnico em Registros de Saúde
Educação Escolar Indígena
Ciências
Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas como texto discursivo, tabelas e relações matemáticas.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.
Identificar os microrganismos associados à gênese de diferentes tipos de câncer.
Avaliar as medidas de prevenção de cânceres causados por microrganismos.
Analisar a transmissão; o diagnóstico; a incidência (estatísticas); os sintomas e evolução dos cânceres causados por microrganismos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Citologia, histologia, anatomia e fisiologia humana.
Classificação dos seres vivos: microrganismos.
Estratégias e recursos da aula
Estratégias
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; campanha de prevenção na escola.
Recursos
Utilização de computadores com acesso à internet; imagens e textos digitais.
O professor deverá providenciar uma cópia da questão para cada aluno e deixar que resolvam individualmente em silêncio. Em seguida, deverá projetá-la utilizando o data show para melhor visualização de todas as informações contidas na tabela.
Diferentes fatores ambientais em conjunto com fatores genéticos estão relacionados com a gênese do câncer. Dentre os fatores ambientais destacam-se alguns micro-organismos que causam ou favorecem o aparecimento do câncer. Na tabela a seguir encontra-se listados alguns desses organismos e os tipos de cânceres relacionados a esses micro-organismos bem como a porcentagem mundial estimada.
Organismo
Tipo de Câncer
Porcentagem mundial estimada
Vírus de Epstein-Barr (EBV)
Linfoma Não Hodgin
Linfoma de Hodgin
Tumor Nasofaríngeno
10% a 15%
30% a 50%
40% a 70%
Vírus da Hepatite B (HBV)
Tumores de fígado
40% a 70%
Vírus da Hepatite C (HCV)
Tumores de fígado
20% a 30%
Papilomavírus humano (HPV)
Câncer do colo de útero
90%
Helicobacter pylori
Sugere-se envolvimento com câncer gástrico*
Cerca de 25%
Herpesvírus 8
Sarcoma de Kaposi
Cerca de 90%
Com base na tabela anterior assinale a alternativa correta:
a) Os vírus são os organismos mais relacionados com o surgimento do câncer em diferentes órgãos
b)Todos os vírus conhecidos estão relacionados com o aparecimento de células cancerígenas
c) A existência de vírus relacionados com o câncer mostra que todos os vírus são potencialmente capazes de determinar mutações determinantes do câncer
d) A bactéria da espécie H. pylori está obrigatoriamente vinculada com a gênese de câncer no trato gastrointestinal
e) O câncer de colo uterino é exclusivamente ocasionado pelo vírus HPV
O professor deverá discutir com os alunos cada alternativa, ouvindo os alunos, prestando especial atenção aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. A resposta correta não será essencial neste momento. Para certificar-se de que cada afirmativa é correta ou não, os alunos deverão fazer pesquisas que as respaldem ou não.
Atividade 2 - Pesquisas na internet
Tendo como referência as informações apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.
O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos de modo que cada grupo pesquise sobre um tipo de câncer e os microrganismos responsáveis por sua gênese , exceto o primeiro tema que, devido a associação do vírus a mais de um tipo de câncer, deverá ser distribuído em dois grupos (1 e 2). Cada grupo deverá pesquisar um dos temas fazendo registros de acordo com a sugestão de itens apontada pelo professor. Estes registros deverão ser digitados e enviados ao professor por e-mail para avaliação.
Sugerimos os textos e os endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Os registros do grupo deverão conter, no mínimo, os seguintes itens:
Nome da doença- tipo de câncer
Microrganismo causador e suas características
Transmissão
Diagnóstico
Incidência/estatísticas
Sintomas e evolução da doença
Tratamento
Prevenção
Temas para pesquisa e de endereços onde conteúdos referentes a eles estão disponibilizados para acesso
Mononucleose - Entrevista Feita pelo Dr Dráuzio Varela a João Silva de Mendonça, médico infectologista, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor do Serviço de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/m/mononucleose/. Acessado em 16/10/2013.
Atividade 3 - Montagem das apresentações do trabalho
Cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o tema sorteado na atividade anterior para socializar os aspectos destacados com a turma.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Atividade 4 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
A socialização dos aspectos destacados pelo professor deverão acontecer envolvendo toda a turma. Nesta socialização, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Módulo 2- Sintetizando informações
Atividade 1- Leitura e discussão de texto
Sugerimos que o professor providencie uma cópia de um texto que sintetiza as informações pesquisadas e apresentadas pelos alunos no módulo anterior. Este texto traz a mesma tabela constante na questão do ENEM e explana sobre cada microrganismo (vírus, bactérias e protozoários) e o câncer que origina.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar a tabela e as questões da atividade 2.
A leitura deverá ser feita em voz alta por um aluno, e os demais acompanham, com pausas para esclarecimentos e/ou constatações feitos pelo professor ou alunos. O professor deverá nomear um aluno diferente para a leitura em voz alta do trecho referente a cada microrganismo e o(os) câncer(es) decorrente de sua ação no organismo.
Consultando o texto, os alunos deverão preencher a tabela abaixo e responder em seus cadernos as perguntas apresentadas na sequência.
Tipo de câncer
Microrganismo(s) causador(es)
Tipo de microrganismo(s): (vírus, bactéria(s) ou protozoário(s)
Prevenção
Câncer gástrico
Carcinoma de vias biliares
Sarcoma de kaposi
Câncer do colo do útero
Tumores de fígado
Tumor nasofaríngeo
Linfoma de Hodgin
Linfoma Não Hodgin
Câncer de bexiga
Questões
1- Quais são os tipos de cânceres causados por vírus?
2- Quais são os tipos de cânceres causados por protozoários?
3- Quais são os tipos de cânceres causados por bactérias?
4- Quais destes microrganismos são sexualmente transmissíveis? Como evitá-los?
5- O beijo pode transmitir qual(ais) destes microrganismos?
Atividade 3- Discusão da atividade 2
A discussão da atividade 2 deverá acontecer, tendo como ponto de partida o preenchimento da tabela e as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado.Atenção especial deverá ser dada às imagens e informações contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto, que o professor deverá salvar previamente em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show
Módulo 3- Campanha de prevenção
Atividade 1 - Campanha de prevenção de câncer na escola
Após a construção de todo esse referencial teórico sobre o tema "Microrganismos e a gênese de câncer", os alunos estarão aptos a promover uma intervenção na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito dessas doenças, suas causas e como evitá-las adotando medidas de prevenção que podem ser controladas por cada indivíduo.
Deverão confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais rápidas) que chamem a atenção de todos para a prevenção das doenças cardiovasculares. As esquetes deverão acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espaço. Se não houver recreio cultural, o professor de Biologia deverá apresentar essa proposta na reunião de professores e solicitar espaço para apresentações em salas de aula. Se houver rádio na escola, este espaço deverá ser usado para apresentação do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
As imagens e informações contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto Os micróbios por trás do câncer, disponível em http://saude.abril.com.br/edicoes/0353/medicina/microbios-cancer-698019.shtml (acessado em 17/10/2013) deverão ser salvas no computador e impressas em tamanho maior para que os alunos montem um painel a ser colocado na entarda da escola, onde haja maior número de pessoas circulando diariamente, contribuindo assim para informar e alertar toda a comunidade escolar.
Linfoma de Hodgkin e sua associação com o vírus Epstein-Barr - See more at: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/#sthash.6ZWPEnoj.dpuf
Linfoma de Hodgkin e sua associação com o vírus Epstein-Barr - See more at: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/#sthash.6ZWPEnoj.dpuf
Linfoma de Hodgkin e sua associação com o vírus Epstein-Barr - See more at: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/#sthash.6ZWPEnoj.dpuf
Infecção pelo vírus Epstein-Barr tem influência sobre o desenvolvimento do carcinoma de laringe? Detecção de EBV pelo Real-Time Polymerase Chain Reaction em tecidos tumorais de pacientes com carcinoma de laringe.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-86942013000400004&script=sci_arttext. Acessado em 16/10/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos.
As pesquisa na internet, as apresentações do trabalho em forma de seminários e a campanha de prevenção realizados pelos grupos, deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
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