30/11/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
- Estabelecer um diálogo intercultural com a cultura indígena pela prática da peteca.
- Identificar os elementos constitutivos da prática da peteca representada pelo seu jogo e pela sua forma esportiva.
- Aprender a confeccionar petecas utilizando materiais alternativos.
Diferenciação conceitual entre "jogo" e "esporte". Para tanto, sugerimos as discussões abordadas em nossa aula já publicada no site do Portal do professor:
Jogo e Esporte: a prática e o conceito fazem a diferença. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52891. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
1. O professor iniciará a aula informando aos alunos que eles praticarão e aprenderão sobre a peteca enquanto jogo e esporte, mas, principalmente, enquanto cultura.
Em seguida, os alunos deverão ser provocados com a seguinte questão: você sabe em local e em que época surgiu a peteca em nosso país?
Na forma de diálogo aberto, um de cada vez, livre e voluntariamente, os alunos responderão a essa pergunta dando sugestões de lugares e sujeitos que supostamente inventaram a peteca.
Posteriormente, o professor apresentará o vídeo abaixo, que, dentre outras informações importantes sobre a cultura indígena, menciona a origem da Peteca em nosso país e, ainda, sugere, como confeccioná-la. Durante a exposição do vídeo os alunos deverão identificar informações sobre a história da peteca.
Sugestão de vídeo do site TV Escola (clique nas imagens abaixo para acessar o vídeo): Esporte na Escola – PGM. 08 – Esporte é cultura. Duração 13 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5063. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Fonte: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5063. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
2. Em seguida à exposição do vídeo, o professor conversará com a turma, sobre o que eles acharam da origem da peteca em nosso país, e, principalmente, sobre seus autênticos inventores: os índios.
Dica: Professor, nesse momento, caso você tenha um tempo maior disponível para esta estratégia de ensino, é o momento de ampliar a discussão sobre a cultura indígena. Você poderá trabalhar mais conhecimentos com os alunos sobre os índios brasileiros e sua contribuição cultural no esporte através da peteca (veja mais referências em recursos complementares). Ainda, poderá convidar o professor de História, para uma parceria multidisciplinar na abordagem histórica da peteca.
3. Logo após a discussão acima, o professor convidará os alunos a confeccionarem sua própria peteca. O próprio vídeo que foi apresentado já mostrou como fazer. Portanto, basta o professor retomar os procedimentos e oferecer os materiais para os alunos.
Obs.: Caso o tempo ou o material esteja escasso, o professor poderá optar pelo desenvolvimento da construção da peteca em grupo (máximo com 04 alunos).
A parte do vídeo supracitado que apresenta a construção da Peteca está localizada aproximadamente a 05min. 42seg. do início do vídeo.
Sugestão de vídeo alternativo para construção da peteca de forma mais simples:
Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Fui lá na horta e peteca (Tempo de brincar). Duração 06min. 57seg. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27970. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
O vídeo alternativo acima deve ser empregado caso o professor não possua os materiais necessários para a confecção da peteca conforme o primeiro vídeo apresentado na atividade 1.
Após explicar os procedimentos para construção da peteca, o professor deixará os alunos construírem e permitira que levem para casa, com a condição de trazer na próxima aula para que possam praticar o jogo e o esporte possíveis com a peteca.
1. O professor iniciará a aula retomando as diferenças entre jogo e esporte com a turma. Nas séries finais (5º ao 9º ano) os alunos já deveriam ter o referido conhecimento. Caso o professor veja necessidade de retomar essa discussão poderá fazê-lo a partir do conhecimento prévio da turma sobre as diferenças dos conceitos. Veja nossa sugestão de atividade presente no recurso didático disponível em "conhecimentos prévios" nesta aula.
2. Em seguida o professor poderá propor um jogo cooperativo da seguinte maneira:
Pratica 1: Peteca cooperativa
Fonte: http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2013/10/peteca-1.jpg. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Os alunos deverão estar organizados em forma de roda (máximo com 08 alunos por roda).
Um aluno iniciará o jogo golpeando a peteca pela sua base. As regras serão as seguintes:
1. Após o primeiro golpe o grupo não pode mais deixar a peteca cair.
2. Apenas um aluno por vez poderá golpear a peteca.
3. Cada jogador poderá tocar na peteca com apenas uma das mãos.
O professor poderá criar desafios para a turma conseguir vencer:
1º Desafio: por número de toques. O professor deve estabelecer um número mínimo de toques alternados para que o grupo consiga vencer. Ex.: O grupo deverá chegar ao total de 20 toques sem deixar a peteca cair.
2º Desafio: por tempo. O professor estabelece um tempo mínimo para que os alunos realizem o máximo de toques possíveis. O desafio é superar o número de toques anterior. Ex.: 01 minuto para superar a marca de 20 toques, valendo apenas duas tentativas caso a peteca caia uma vez.
3. Na aula seguinte, o professor conversará com a turma sobre as dificuldades da aula anterior. Em seguida, convidará a turma para algumas modificações no jogo cooperativo com a Peteca de modo a que o mesmo fique competitivo. Logo depois deverá vivenciá-lo, mas sem dedicar todo o tempo da aula para esta atividade (máximo de 15 minutos). Veja abaixo nossa sugestão de atividade com os procedimentos para um jogo competitivo com a peteca.
Pratica 2: Peteca competitiva
Fonte: http://www.vamosbrincarlafora.com.br/fmanager/kylyh/brincadeira_27_peteca.png. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Um Jogo: O professor poderá dar sequência ao jogo cooperativo anterior mantendo os mesmos grupos e sugerir uma competição entre eles tanto no primeiro como no segundo desafio. No primeiro caso, pode-se estabelecer como vencedor o grupo que fizer o maior número de toques primeiro. No segundo, vencerá quem fizer o máximo número de toques dentro de um tempo delimitado. Nos dois casos, mantêm-se as regras já apresentadas, e acrescenta que, caso a peteca toque no chão, a pontuação será zerada e deve-se iniciar a contagem novamente.
4. Em seguida, o professor apresentará o Esporte denominado Peteca.
Fonte: http://s.glbimg.com/es/ge/f/300x230/2011/09/23/peteca.jpg. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
O professor deverá informar as regras oficiais do esporte, conforme Confederação Brasileira de Peteca (ver sugestão de site abaixo) e, caso prefira, poderá apresentar um vídeo de uma competição esportiva para atingir aqueles alunos que, eventualmente, nunca viram um jogo oficial (ver sugestão de link abaixo).
Sugestão de link para acesso às regras oficiais de Peteca:
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PETECA. Regras oficiais. Disponível em: http://cbpeteca.org.br/regras-oficiais/. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Sugestão de vídeo sobre uma competição esportiva de Peteca:
Liga Brasileira de Peteca. Duração: 11min 54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aLinM2Uh8xo. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
1. O professor deverá fazer uma roda de discussão com os alunos para que os mesmos comentem sobre os seguintes aspectos:
a) O que nossos estudos sobre a peteca, nos permitiram compreender sobre a importância da cultura indígena?
b) Quais das práticas com a peteca foram mais interessantes? Por quê?
2. Após a roda de conversa, o professor permitirá que os alunos façam uma votação:
Dentre todas as vivências de peteca que tiveram, quais eles gostariam de repetir?
Em seguida, eles vivenciarão nessa aula, a atividade mais votada.
Dica: O professor pode elaborar um pequeno ranking das atividades mais votadas, pois, caso sobre tempo para mais uma vivência, a atividade já estará definida.
Nome | Tipo |
---|---|
Fui lá na horta e peteca [Tempo de brincar] | Vídeo |
Sugestões de outros vídeos sobre peteca na cultura indígena.
Cantinho da Criança. Repórter Mirim. Brincar de Peteca. Duração: 30seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mlzVNVzd0c4. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Brinquedos e Brincadeiras dos Índios Brasileiros. Duração: 3min 48seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Sugestão de vídeo sobre história da peteca:
Reportagem Sobre Peteca. Duração 02min 36seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oTx0WWyPn00. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
Sugestão de site sobre história da peteca:
História da Peteca. Disponível em: http://www.ahistoria.com.br/peteca/. Acesso em 10 de Novembro de 2013.
1. O professor deverá observar durante todo processo de reflexões e vivências, a capacidade do aluno reconhecer a contribuição da cultura indígena em nossas vidas.
2. O professor deve observar e registrar, tanto pelas vivências nos jogos e esporte, quanto pelas discussões com a turma, se os alunos conseguiram concluir a estratégia de ensino manifestando sua capacidade de identificar os elementos constitutivos da prática da peteca representada pelo seu jogo e pela sua forma esportiva. Nos dois casos, verificar se eles compreenderam e respeitaram as regras necessárias para essas vivências.
Cinco estrelas 1 classificações
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29/03/2014
Cinco estrelasmuito interessante e enriquecedora!