23/09/2009
Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ampliar o seu repertório de poesias de modo a perceber e compreender a linguagem poética presente nos versos por meio do ritmo, da sonoridade das palavras, das rimas e das imagens criadas a partir da leitura dos poemas.
Sentir–se motivado a ler textos poéticos.
Localizar informações no texto.
Formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nos poemas.
Realizar inferências a partir das pistas lingüísticas presentes no poema.
Exercitar a expressão oral e a escuta por meio de declamação de poemas pelos alunos sujeitos.
Divulgar, nos diferentes espaços, escolar e familiar, por meio da declamação, os textos poéticos lidos.
Consideramos o conhecimento prévio do aluno adquirido nos diferentes espaços sociais, como família, eventos culturais, primeiros anos de escolaridade, quando o aluno tem contato com histórias, fábulas, parlendas, músicas infantis e poesias.
Livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE: "Literatura em minha casa" - projeto criado em 1997. O programa apresenta seis livros de poemas com autores da poesia brasileira: “Palavra de Poeta”, “Meus Primeiros Versos”, “A Arca de Noé”, “Cinco Estrelas”, “Palavras de Encantamento” e “A Bailarina e Outros Poemas”. Neles, encontramos Mário Quintana, Pedro Bandeira, Elias José, Roseane Murray, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros.
Aula 1- 50 minutos
Atividade 1 - Motivação
Para melhor interação, divida a classe em grupo de quatro a cinco alunos, os quais devem conversar sobre poemas que conhecem e de que se lembram.
Cada grupo socializa com a classe as poesias que já leu até o presente momento de sua vida escolar ou em família.
Pedir aos alunos que levem para a aula seguinte os livros do programa “Literatura em minha Casa”.
Aula 2 – 50 minutos
Atividade 1
Pedir que cada aluno leia, para o próprio grupo, um dos poemas do livro do programa acima referido.
Em seguida, o grupo seleciona e prepara a leitura de um poema para ser lido para o restante da turma.
Aulas 3 e 4 - 100 minutos
Atividade 1
Leitura e análise dos recursos visuais e auditivos do poema “A Bailarina” de Cecília Meireles
A partir dos poemas lidos por cada grupo, o professor escolhe dois ou três para desenvolver exercícios de leitura oral, explorando as características da poesia: a subjetividade, a linguagem poética revelada nas palavras, no ritmo e nas rimas. Apresentamos, abaixo, o poema “A Bailarina” de Cecília Meireles, uma das poesias analisadas com os alunos, disponível no sítio: br.geocities.com/waspzzzvolant/bailarina.html, a qual possui ilustrações e fundo musical que reproduzem os passos de uma bailarina. O professor poderá desenvolver esta atividade no laboratório de informática para os alunos lerem, visualizando estes recursos ( ilustração e música). O objetivo com o trabalho de análise não é o desenvolver um estudo teórico da poesia, mas, sim, de introduzir noções de como se compõe o poema e de propiciar oportunidade de formular hipóteses de leitura a partir do tema proposto nas poesias.
A BAILARINA
Cecília Meireles
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Atividade 2
Leitura oral do poema por grupos de alunos.
Atividade 3
Atividade de análise do poema a partir das perguntas. Esta a tividade pode ser dese nvolvida oralmente, pr emitindo a participaçã o de todos.
!) A menina do poem a tem um desejo. Qual é este desejo? Como ele é expresso no poema?
2) Qual é aproximadamente a idade desta menina? Que palavras no poema sugerem que ela é tão pequenina?
3) A menina ainda não conhece as notas musicais, mas já faz os movimentos da dança. Quais são estes movimentos?
4)Há um momento em que a bailarina se compara a uma estrela. Em que versos isto ocorre?
5) Na última estrofe, a menina esquece as danças e quer dormir como todas as outras crianças. Como podemos interpretar o comportamento da menina?
6) A palavra roda é repetida três vezes. Que movimento é sugerido por esta repetição?
7) A dançarina roda, roda, roda , mas não fica tonta e nem cai. Por quê?
8) Mostrar aos alunos como é organizado o poema: estrofes e versos.
9) Introduzir o conhecimento de rima, para mostrar a sonoridade/musicalidade do poema:
a) Há palavras que possuem no seu final o mesmo som: menina/ pequenina/bailarina. Que outras palavras possuem sons semelhantes?
b) Quais destes sons nos dão a ideia do movimento da bailarina?
Atividade 4
Um aluno (ou aluna), ao som de uma música orquestrada, poderá representar a bailarina dançando.
Aulas 5 e 6 - 100 minutos
Atividade 1
Laboratório de Informática:exibir o video sobre a vida e obra de Cecília Meireles.
Atividade 2
Preparação de um pequeno recital de poesias
Os alunos se apresentem para o próprio grupo declamando as poesias, para facilitar a memorização dos versos. Neste momento é importante o professor orientar entonação das palavras, tom de voz e a expressão corporal. O exercício de memorização dos poemas poderá ser continuado em casa, com a ajuda da família.
Aulas 7 e 8
Atividade 1
Declamação dos poemas para as outras turmas de anos diferentes.
Aulas 9 e 10
atividade 1
Apresentação de um pequeno recital para funcionários e professores, no anfiteatro da escola.
A partir deste trabalho, os alunos podem participar de um evento maior, como um recital de poesias para a comunidade, promovido pela escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Cecília Meireles | Vídeo |
Avaliação
Observar a participação e o interesse do aluno durante as atividades.
Verificar se, durante a atividade de análise, os alunos compreenderam o poema e perceberam as imagens criadas na poesia, por meio dos recursos como o ritmo e a sonoridade das palavras. Pode-se também, a partir do modelo de análise desenvolvida, criar outros exercícios escritos de análise de outros poemas para verificação da aprendizagem.
Observar se, ao final das atividades, os alunos apresentaram melhor desempenho da expressão oral e corporal, ao declamarem os poemas.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa interpretação do poema A Bailarina, me ajudou muito a preparar minha aula, obrigada!!!
06/05/2013
Quatro estrelasAgradeço, me foi útil para falar da grande persona da literatura infantil.
25/05/2012
Cinco estrelasAchei ótimo essa declamação de poemas , queria fazer um trabalho de produção textual e encontrei aqui , minha salvação !!!! Muito Obrigado
02/03/2012
Cinco estrelasGostei muito, pois estou trabalhando na biblioteca este ano e esta atividade me será muito útil. Amo poesias e infelizmente tenho percebido que as crianças de hoje não gostam muito de ler e quando se trabalha com poesias, rimas,enfim, tenho notado muitas dificuldades não apenas por parte das crianças, mas muitas professoras também demonstram esta dificuldade .
26/01/2012
Cinco estrelasParabéns, professora, por esta aula tão agradável. Tenho certeza que meus alunos vão gostar muito. Obrigada.
19/10/2010
Cinco estrelasachei ótimo, estava precisando exatamente disso, para trabalhar o projeto poemas. Parabéns pelo conteúdo.
15/09/2010
Quatro estrelasAchei sua aula muito criativa! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei sua aula excelente, bastante criativa e atrativa.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula.Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá professora Elisabeth adorei seu planejamento sobre: Leitura e declamação de poemas. Com certeza as crianças irão adorar esta aula ao realizar as declamações feitas em grupos e também individuais em casa com sua família. Continue dedicada em tudo que faz! Um abraço.