22/04/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. É importante que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA e/ou do tablet.
Informações ao professor
É importante ressaltar que alfabetizar letrando não é uma simples escolha de uma postura pedagógica, mas uma condição para situar a criança em seu meio social e concomitantemente instrumentalizá-la para usar o código alfabético.
Meio ambiente e saúde, são temas ricos que nos proporcionam recursos e diferentes gêneros textuais para desenvolver uma proposta de alfabetização e letramento, além de serem conteúdos relevantes para o bem estar do ser humano e do planeta.
Construir a consciência ecológica e a consciência da importância do cuidado com o corpo, é primordial para a formação de um ser humano melhor.
Magda Soares postula a necessidade de, ao "alfabetizar letrando", retomarmos um ensino sistemático de alfabetização, no qual a escola reconquiste a explícita intencionalidade de ensinar a escrita alfabética, equivalente à faceta linguística do processo de alfabetização”.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. Disponível em: <http://www.presencapedagogica.com.br/capa6/artigos/52.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
“Ao se conceber a ciência como atividade humana, assume-se que fatores sociais, culturais, políticos e econômicos interferem no processo de construção de conhecimento”. Disponível em:
<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_5_MIOLO.pdf>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Professor, este tema possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e Ética, além de ser uma ótima oportunidade para você trabalhar com os gêneros textuais, dentre outras questões:
Bilhete: Pedindo autorização aos pais para o trabalho de campo.
Propaganda: Utilizando folhetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de sua cidade, sobre os cuidados com os ambientes da cidade.
Notícias: Publicações no jornal da cidade sobre acontecimentos relativos ao tema.
Poesias e músicas: Sobre o tema.
Crônicas e reportagens: Sobre o assunto.
Atividades didáticas: Caça palavras, acrósticos, paródias.
Tratamento de informações: Gráficos e Tabelas: Sobre saneamento básico na cidade, coleta de lixo.
Mapas: Trajeto do trabalho de campo.
Fonte da imagem: Sítio: “Quero colorir desenhos”. Disponível em:
<http://querocolorirdesenhos.blogspot.com.br/2012/08/meio-ambiente-desenho-de-criancas.html>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
Professor, para desencadear o tema e despertar o interesse dos alunos, organize-os em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e quais as consequências para nossa saúde e para saúde do planeta.
Considerando as idades e as experiências de vida de cada um, os conhecimentos se limitarão a expressões que ouviram. Então brinque, para isso utilize a dinâmica: “De quem é a bola?”. É uma brincadeira similar a batata quente, só que você usa uma bola de isopor oca, que vai passando de mão em mão e dentro dela fichas com a descrição de situações de desrespeito ao meio ambiente. Quando a bola parar ao seu comando, a criança que está com a bola deverá ler o que está escrito e emitir uma opinião sobre o que leu. Se precisar de ajuda na leitura um colega pode ajudar. Aceite também a opinião de outros alunos do grupo, mas estabeleça regras para que não perca o foco do assunto.
Fonte da imagem: Sítio: “Guia e dicas”. Disponível em:
<http://guiaedicas.com/atividades-imagens-e-desenhos-sobre-meio-ambiente/>. Acesso em: 15 de mar. 2014.
Discuta com os alunos sobre a possibilidade de fazerem um trabalho de campo no bairro da escola, com o objetivo de observar os problemas ambientais e coletar lixos. Para isto, é importante a elaboração do bilhete solicitando autorização dos pais e convidando aqueles que tiverem disponibilidade para participarem também.
Planeje a aula dividindo os alunos em três equipes:
1. Observadores: que registrarão as observações, quanto a coleta de lixo, existência de lixeiras, condições dos terrenos baldios, etc.
2. Coletores: que farão as coletas dos materiais (lixo).
3. Transportadores: alunos que segurarão os sacos onde serão depositados os lixos.
Definam e organizem:
Quais os profissionais da escola irão acompanhar para ajudar no trabalho.
Ampliar o mapa do bairro da escola e colorir com os alunos o trajeto que vamos percorrer durante o trabalho de campo (Geografia).
Colocar no bilhete, qual a vestimenta e o tipo de calçado que os alunos deverão estar usando no dia da aula.
Estabelecer com os alunos o que o grupo dos observadores deverá registrar.
Providenciar:
Máquina fotográfica para registrar a aula.
Luvas para os alunos que forem designados como coletores, os sacos de lixos;
Registros:
Faça o planejamento coletivamente e registre as principais etapas. Este planejamento coletivo já é um importante aprendizado para os alunos.
Ao final do trabalho de campo realize com os alunos um relatório coletivo, conduzindo o registro e filtrando as informações dos alunos, sobre o que aprenderam. Todos deverão ter seu registro.
Sugestão de estrutura do bilhete para os pais:
Eseba- Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.
Senhores pais ou outros responsáveis pelo aluno,
Dia ____ de abril, às 14 horas realizaremos uma aula de campo no bairro da escola. Sairemos da porta da escola, passaremos pelas ruas:................................ e retornaremos em seguida. O tema da aula é “Educação ambiental e saúde”. Gostaria de lembrar que os alunos deverão vir com o uniforme da escola, tênis, passar protetor solar e trazer uma garrafinha de água. Caso tenham interesse em participar da aula, procurem a professora ou a coordenadora da turma para confirmar a participação. ............................................................................................................................................. ( ) autorizo ( ) Não autorizo Meu(minha) filho(a):____________________________________________ está autorizado(a) a participar do trabalho de campo dia ____ de abril.
Professor Eliana --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ass. Pai/mãe/ ou responsável_______________________________
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Fonte: Imagem sítio “colorirgratis”. Disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-as-crian%C3%A7as-v%C3%A3o-para-a-escola-para-colorir.html>. Acesso em: 17 de mar. 2014.
Se a sua escola tem laboratório de informática ou faz parte do projeto UCA, proponha uma pesquisa para levantamento de dados sobre sua cidade, seguindo o seguinte roteiro:
Solicite ajuda do(a) laboratorista ou de um profissional da escola para dar suporte na pesquisa, orientando os sítios para os alunos. Veja a sugestão de algumas questões para eles pesquisarem:
1. Quais os dias de coleta de lixo na rua da sua escola?
2. Existe coleta seletiva em sua cidade?
3. Existem ecopontos ( lugares destinados ao descarte de restos de materiais de construção e materiais diversos)?
4. Existe aterro sanitário (visitar a página com as imagens dele)?
5. Quem é responsável pela coleta de lixo: a Prefeitura da cidade ou uma empresa (qual o nome)?
6. Quais doenças podem ser causadas pelo lixo ou pela falta de saneamento básico?
Registrando
Após a pesquisa, solicite que os alunos façam o relatório do que descobriram. Para facilitar e organizar a sistematização, divida a turma em 6 equipes, sendo que cada uma será responsável por sistematizar o resultado da pesquisa de uma questão. Depois, faça um consolidado reunindo todos os relatos, assim os alunos serão os autores dos textos e perceberão a importância da pesquisa para a construção do conhecimento.
Fonte: Imagem sítio “colorirgratis”. Disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-as-crian%C3%A7as-v%C3%A3o-para-a-escola-para-colorir.html>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Professor, tendo em vista a importância em trabalhar com diferentes gêneros textuais, propomos que utilize o texto jornalístico, para que os alunos percebam a função comunicativa da leitura e da escrita, além de enriquecer o conteúdo. Para isso, pesquise uma reportagem, no jornal de sua cidade, sobre o tema estudado e faça a cópia para que os alunos exercitem a leitura e a interpretação oral. Aproveite também para realizar atividades escritas. Delimite a leitura e as atividades, pois se o artigo for longo pode gerar desinteresse dos alunos, por não estarem ainda preparados para esta modalidade de leitura.
Peça que os alunos leiam o primeiro parágrafo e façam o que se pede:
Veja a sugestão de um texto jornalístico extraído do Jornal “Correio de Uberlândia” e utilizado em nossa aula:
Quinta-feira, 13 de março de 2014.
Cata-treco e Ecoponto são ignorados pela população em Uberlândia
Leonardo Leal Repórter
Sofás, guarda-roupas, colchões, armários, estantes entre outros móveis e eletrodomésticos continuam sendo descartados em lotes vagos e canteiros centrais das avenidas de Uberlândia apesar de a cidade contar com serviços de recolhimento gratuito de móveis. O Cata-treco, que funciona desde 2011, recolhe mais de 30 objetos por dia. A população também pode desfazer-se dos bens em um dos dez Ecopontos espalhados pela cidade. O descarte incorreto de lixo pode gerar multa para o infrator.
No bairro Shopping Park, quatro sofás depositados em um lote (Foto: Vinícius Lemos).
Em três dias, a reportagem do CORREIO de Uberlândia encontrou, em dez locais diferentes, móveis descartados em lotes vagos e canteiros centrais das avenidas nos quatro cantos da cidade. Os objetos foram encontrados nos bairros Umuarama, Tibery, Segismundo Pereira, Marta Helena, Planalto, Laranjeiras, São Jorge, Santa Luzia e Jardim Brasília, nos quatro cantos da cidade.
Para Rodrigo Peixoto, morador do bairro Segismundo Pereira, na zona leste da cidade, o descarte de móveis em lotes vagos, além do aspecto visual, é prejudicial ao meio ambiente, porque acumula ratos, baratas e escorpiões. “Esse é um comportamento totalmente errado da população, que sabe que é errado e continua jogando objetos nos terrenos baldios”, afirmou.
Opinião semelhante tem o morador do bairro Laranjeiras, na zona sul, Paulo Demy Ferreira. Ele disse que ver móveis jogados em calçadas e terrenos é desagradável, porque torna o ambiente propício à proliferação de animais peçonhentos e insetos. “A população devia se conscientizar do prejuízo que isso gera para os próprios vizinhos.”
Quem precisa descartar móveis e utensílios domésticos conta o serviço de Cata-treco realizado gratuitamente pela Prefeitura de Uberlândia. O recolhimento pode ser solicitado tanto pelos proprietários como também pelos vizinhos que encontrarem móveis em calçadas e lotes vagos. “Recebemos de 20 a 30 chamadas por dia e o Cata-treco recolhe de 30 a 40 objetos diariamente”, disse o assessor da Secretaria de Serviços Urbanos, Silas Guimarães. Ele lembrou que o serviço conta com dois caminhões e, se for necessário, pode ter o reforço de mais quatro caminhões da secretaria para recolher o material.
O recolhimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e pode ser agendado. Os caminhões Cata-treco recolhem móveis e eletrodomésticos e os transportam até o aterro sanitário. Na área de transbordo do aterro é feita a triagem do material e o que pode ser reaproveitado é entregue às cooperativas de reciclagem, que decidem o destino dos objetos. Alguns móveis são recuperados e doados para famílias carentes.
Fonte: imagem sitio:” ministério infantil ipc”. Disponível em:
<http://ministerioinfantilipc.blogspot.com.br/2010/11/ecologia-para-as-criancas.html>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Professor, o texto a seguir é uma sugestão para desencadear o debate sobre as doenças geradas pela sujeira, oriunda de lixo depositado de forma irregular em nosso ambiente. Reproduza para os alunos ou projete-o, utilizando um data show. Introduza o texto questionando-os:
Febre tifoide: doença infecciosa provocada por bactérias que se multiplicam no intestino.
Cólera: doença infecciosa aguda provocada por bactéria, geralmente epidêmica caracterizada por vômitos e diarreia.
Diferentes tipos de disenteria (diarreia): infecções intestinais provocadas por diferentes tipos de micro-organismos.
Hantavirose: doença causada por vírus, transmitido pelo rato silvestre.
De acordo com levantamentos feitos pelas secretarias de saúde, são em média 22 doenças associadas ao lixo.
Fonte: Texto de autoria da própria autora.
Após a leitura e o debate sobre o assunto aproveite para desenvolver atividade escrita:
Sistematizando
1) Considerando o que aprendeu sobre a transmissão de doenças, pela contaminação do lixo, qual a atitude correta quando você for comer uma maçã: ______________________________________________________________________________________________
2) Quantas doenças podem vir através do lixo?_______________________________________________________________________
3) Na frase “entre elas podemos citar as seguintes:”, a palavra grifada, refere-se a:
( ) diarreia ( ) infecções ( ) bactérias ( ) doenças
4) Salada de letras:
Coloque seu lado detetive em ação e descubra qual palavra você pode formar ao organizar as letras. Não pode acrescentar nenhuma e precisa utilizar todas as letras.
a) R E D A I R A I
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b) Ç O D E N A
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c) I N T D E R S I A E
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a) Diarreia b) doença c) disenteria
5) Descobrindo o mistério das palavras:
Cólera é:_______________________________________________
Coleira é: _____________________________________________
Colora entre as palavras do texto.
Conte quantas palavras tem no primeiro parágrafo.________________
Copie a palavra que mais se repete no texto:_____________________
Copie do texto o que é diarreia:______________________________________________________________________________
6) Reescreva a frase utilizando os espaços adequados entre as palavras:
Olixoé transmissor devá riasdoen ças.
__________________________________________________________________
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: Sítio: “ultra desenhos grátis”. Disponível em:
<http://ultradesenhosgratis.blogspot.com.br/2012/02/desenhos-criancas-cantando-colorir-e.html>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Parodiando
Professor, explique aos alunos o que diferencia a música original de sua paródia, depois dialogue com eles e descubra uma cantiga de roda que eles gostam, pois ela facilitará a construção de uma paródia, mas se tiver facilidade deixe que os alunos apresentem outras opções e construa com eles uma paródia sobre o que aprenderam e cantem.
Sugestão: Música “Terezinha de Jesus”.
Terezinha de Jesus Cantiga popular
Terezinha de Jesus deu uma queda
O primeiro foi seu pai
Terezinha levantou-se
Dá laranja quero um gomo
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Professor, se quiser ilustrar melhor, leve os alunos ao laboratório de informática e acessem o sítio “se essa rua fosse minha”, para verem o vídeo da paródia da música infantil “A barata diz que tem”. Se a sua escola faz parte do UCA, utilize o programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: Sítio “se essa rua fosse minha”. Disponível em: <http://www.seessarua.com.br/2012/10/parodias-educativas-a-barata-diz-que-tem/>. Acesso: em: 25 de mar. 2014.
Exemplo de uma paródia para você.
Cuidando do meio ambiente
Amiguinhos por favor
Tenham cuidado com o chão
Não deixem que as bactérias
Tenham sua alimentação
Em Primeiro lavar as mãos
Em segundo os alimentos
Em terceiro não se esqueça
Que é preciso usar sabão.
Precisamos ter consciência
Consciência e coração
Pra proteger o ambiente
E não deixar ele na mão.
De nossa casa vamos cuidar
Dá escola não esquecer
Para ela ficar mais bonita
E o planeta proteger.
Autoria da própria autora.
Socializando: apresentando a paródia
Combine com a coordenação da escola a apresentação da paródia para a escola, pode ser no horário do recreio. Construa também cartazes com os alunos para montar um painel e conscientizar a escola sobre a importância da preservação do meio ambiente e as consequências danosas do lixo acumulado indevidamente, para nossa saúde.
Professor, se não tiver acesso aos dados de sua cidade utilize os dados sobre o Brasil, mas ao discutir sobre a importância da coleta seletiva, é importante apresentar tabelas e gráficos, assim os alunos aprendem esta forma de tratamento da informação.
Primeiramente, explique sobre a importância da coleta seletiva e depois leia as informações e apresente o gráfico, explicando aos alunos como ele é elaborado.
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
DIFERENÇA ENTRE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Muitas pessoas confundem uma com a outra. A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou encaminhados para a reciclagem. A reciclagem recupera matérias-primas, evitando que, para a produção de novos produtos, sejam tiradas da natureza. Reproduza o texto para os alunos, ou melhor, utilize um data show para projetá-lo, assim estará diminuindo o consumo de papel.
VANTAGENS DA COLETA SELETIVA
Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
Fonte: Sitio: “voluntharius- a importância da coleta seletiva e da reciclagem”. Disponível em: <http://voluntharius.wordpress.com/2011/04/05/a-importancia-da-coleta-seletiva-e-da-reciclagem/ >. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Fonte: Sitio: “cempre”. Disponível em: <http://www.cempre.org.br/ciclosoft_2012.php>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Orientações para leitura do gráfico:
Quais os anos foram pesquisados e apresentados no gráfico?
Professor, como atividade de casa proponha que os alunos façam desenhos sobre o que aprenderam. Eles deverão trazer para próxima aula, lembrando-se de identificá-los e colocar um título.
Socializando
No dia seguinte, organize os alunos em uma roda de conversa e solicite que socializem os desenhos e expliquem o que fizeram. Depois, montem um painel e leve-o para o pátio da escola. Lembre-se de identificá-lo com o tema do trabalho, a turma e o objetivo. Esta é uma ótima forma de socializar o que aprenderam e valorizar o trabalho dos alunos.
De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Ciências: ambientes naturais e ambientes construídos: ações do homem no ambiente; sociedade e meio ambiente.
Temas transversais: ética, cidadania, natureza e sociedade.
Registros
Professor, aproveite os recursos tecnológicos que a sua escola dispõe e registre as atividades desenvolvidas.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize os programas KolourPaint, Mozilla Firefox e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA para:
. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
. Digitalizar textos: KWord pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord).
. Fotografar: WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).
Você poderá também utilizar o laboratório de informática ou utilizar máquina fotográfica digital, no modo filmar ou fotografar.
Sugestão de links para o aluno:
. Sítio “Kboing - cantigas de roda". Disponível em: <http://www.kboing.com.br/canais/cantigas-de-roda/> . Acesso em: 25 de mar. 2014.
. Sitio “ jogos uol – educação ambiental”. Disponível em: <http://jogos360.uol.com.br/educacao_ambiental/>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
. Sitio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0>. Acesso em: 25 de mar. 2014.
. Sitio: “Portal do professor – MEC”. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41327>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
. Sitio: “ib usp – coleta setiva”. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
. Sitio: “Portal do professor – MEC”. Disponível em : <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36792 >. Acesso em: 14 de mar. 2014.
. Sitio: “Instituto Camargo Correa – Cartilha semeando um mundo melhor”. Disponível em: <http://www.institutocamargocorrea.org.br/Documents/CartilhaSemeandoumMundoMelhor.pdf>. Acesso em: 14 de mar. 2014.
A avaliação é parte importante de todo o processo, pois é ela quem respalda sua prática e te oferece subsídios para replanejar suas ações.
Meio ambiente e saúde são temas relevantes para vida dos alunos e de todos nós, e exatamente por isto nos oferece momentos de muito crescimento, tanto no nível do conhecimento acerca das informações, formação de consciência como oportunidade de aprendizagem na alfabetização, é verdadeiramente “alfabetizar letrando”.
Avaliar as ações descritas nesta proposta exige basicamente a observação da interação dos alunos nas atividades do trabalho de campo, elaboração da paródia e leituras. Nas atividades de sistematização exigirá uma observação mais minuciosa, para que possa intervir a partir das hipóteses da escrita dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/05/2014
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula. Vou aproveitar.