Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LUA, LUAR VAMOS CANTAR

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Cantar e desenvolver o prazer pela música;
  • Despertar o interesse pela leitura através da música " A LUA", do grupo MPB4;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver a capacidade criativa.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lua conceito cotidiano.

Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1- Ouvir e cantar a música " A Lua", do grupo MPB4.

1º Momento: O professor reune as crianças para o ouvir a  música "A lua".

2º Momento: Após apreciação da a canção, o professor apresenta a letra da música de forma escrita  para crianças  vivenciarem a musicalidade e a experiencia com estilo escrito. Assim, elas podem simular a leitura acompanhar com a visão e com o dedo indicador. 

undefined

Letra da música

A Lua- MPB4

A lua
Quando ela roda é nova
Crescente ou meia-lua

É cheia
E quando ela roda minguante e meia
Depois é lua novamente
Quando ela roda é nova
Crescente ou meia-lua

É cheia
E quando ela roda minguante e meia
Depois é lua nova
Mente quem diz que é lua velha
M ente quem diz
Que a lua é velha

3º Momento: O professor ensina a música e faz brincadeiras na sala com os elementos que vão surgindo na letra da música. O professor e as crianças vão discutindo o que aparece na música.

Avaliação

Observar quais estratégias são utilizadas pelos alunos que ainda não lêem convencionalmente para localizar os trechos da música; o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JURACI ELISAETH KUNST SCHORN, EMEI AQUARELA , Rio Grande do Sul - disse:
    betschorn@yahoo.com.br

    13/05/2010

    Três estrelas

    Uma aula simples, que pode trazer motivação às crianças. Mas parece algo classificado. Poderíamos incluir nessa aula, uma motivação inicial na busca de incluir nos alunos o sentido da mesma.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.