25/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Os alunos deverão conhecer o gênero textual receitas culinárias que será objeto de comparação com a história em quadrinhos.
A festinha na escola
Certa tarde, Paula chegou em casa entusiasmada com as novidades do dia na escola. Encontrou sua mãe e foi logo contando:
__ Mamãe, depois de amanhã faremos uma festinha na sala de aula para comemorarmos os aniversariantes do mês. Cada aluno deverá levar uma receitinha pronta. Você me ensina a fazer beijinho?
__ É claro que ajudo, filha, é muito fácil! É só misturar uma lata de leite em pó, a mesma quantidade de açúcar e meia garrafinha de leite de coco.
Depois de tudo bem misturado, fazemos as bolinhas, enfeitamos com chocolate granulado e colocamos nas forminhas.
__ Dá para quantos docinhos, mamãe?
__ Rende uns 40 beijinhos. Amanhã à tarde nós duas faremos juntas a sua receitinha.
Paula sorriu tranquila e ficou pensando:
__ Ai de mim se não fosse a minha mãe!
Atividades relacionadas:
* Leitura silenciosa do texto.
* Leitura oral dramatizada: a professora escolherá narrador, mamãe e Paula.
* A professora orientará a observação dos alunos para a existência de uma receitinha dentro de um texto que é uma narrativa literária.
* A professora montará com os alunos, no quadro-negro, a receitinha, obervando a formatação do gênero receita culinária:
BEIJINHO
INGREDIENTES
Uma lata de leite em pó
Uma lata de açúcar
Meia garrafa de leite de coco
Chocolate granulado
MODO DE FAZER
Em uma tigela funda, misture o leite em pó e o açúcar. Depois despeje o leite de coco até dar liga. Enrole os docinhos e coloque-os em forminhas, enfeitando-os com o chocolate granulado.
RENDIMENTO
Dá para 30 ou 40 docinhos.
* Título
* Ingredientes
* Modo de fazer
* Rendimento
Essa atividade é muito rica para a formação do leitor/escritor, por se tratar de um trabalho de comparação intertexual, que leva o aluno a uma reflexão crítica da língua. Pode ser utilizado, também, para a comparação de outros gêneros textuais.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/04/2013
Três estrelasachei o que eu prescisava