30/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
1ª etapa:
Conhecendo Cecília Meireles...
Para iniciar as atividades, o professor lê para os alunos a poesia "Ou isto ou Aquilo" de Cecilia Meireles
Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceciliameireles05.html#isto .
Provoca-se que comentem sobre o conteúdo apresentado e as escolhas que permeiam nosso cotidiano. Em seguida, para que os alunos conheçam a autora propõe-se que vejam o vídeo Cecília Meireles e façam anotações sobre sua vida e obra
É preciso instigá- los a conhecer outras poesias de Cecília Meireles. Para isso faz-se a organização de grupos de trabalho para que pesquisem outras poesias da autora na biblioteca da escola ou na biblioteca pública. Na aula seguinte, organiza-se uma roda de leitura com as poesias encontradas pelos alunos.
2ª etapa:
Escrevendo com Cecília Meireles...
Para exploração de ritmo e rimas, pode-se propor que façam trocas de algumas palavras, sem que a poesia perca sua musicalidade, realizando assim, novas produções a partir das obras de Cecília Meireles. Para provocar maiores reflexões sobre as características do gênero, solicitar também que cada grupo escolha uma poesia e reescreva seu conteúdo em prosa.
3ª etapa:
Lendo com Cecília Meireles...
Para divulgar as obras de Cecília Meireles, bem como as poesias produzidas a partir delas, os alunos devem ser convidados a gravarem um livro falado. Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma "gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta" . Para tal, basta que façam a leitura das poesias selecionadas usando um microfone e o gravador de som dos equipamentos dos laboratórios de informática da escola.
Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:
O professor deve provocar a revisão do material produzido, lembrando-os que o ritmo será essencial durante a leitura. Pode-se sugerir que coloquem fundo musical na gravação. Os arquivos podem ser salvos como (nome do arquivo).MP3, (nome do arquivo).WVM, (nome do arquivo).WAV .
4ª etapa:
Publicando com Cecília Meireles...
Para publicar os livros falados dos alunos na internet basta usar sites de hospedagem de conteúdo como
RapidShared http://www.rapidshare.com/
ou FileFactory http://www.filefactory.com/
armazenando o conteúdo on line com um link para divulgação do mesmo.
É possível também preparar um blog com os alunos, disponibilizando os textos escritos e os arquivos em áudio. Para isso há serviços gratuitos na Internet, muito simples de usar, como por exemplo: https://www.blogger.com
Nome | Tipo |
---|---|
Cecília Meireles | Vídeo |
Quatro estrelas 24 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/02/2014
Cinco estrelasExcelente aula, inspira e motiva quem quer muito aproveitar esse veículo de trabalho na língua portuguesa, mas muitas vezes pelo cansaço diário e a correria do dia falta criatividade para desenvolver.
18/03/2011
Quatro estrelasOlá professora Elaine!! Adorei sua sugestão de aula, pois adoro trabalhar poesia. Irei trabalhá-la com o meu 6° ano. Abraços!!! Prof: Rosailda
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula. Acredito que meus alunos gostarão ainda mais. Estou animada para colocá-la em prática,vou fazer algumas adaptações para o conteúdo trabalhado agora. É a primeira vez que acesso este site. Amei.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora Eliane. Ótima ideia para trabalhar poesia. É um gênero que precisa ser resgatado em nossas escolas e alunos. E o uso da internet então ajudará bastante. pois incentiva o aluno. Valeu pela metodologia. Um abraço!
24/03/2010
Cinco estrelasessa sugestão é excelente vou usa-la com certeza.
24/03/2010
Cinco estrelasEliane, também gostei muito de sua aula. Parabens!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora Eliane. Ótima ideia para trabalhar poesia. É um gênero que precisa ser resgatado em nossas escolas e alunos. E o uso da internet então ajudará bastante. pois incentiva o aluno. Valeu pela metodologia. Um abraço!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula Eliane! O passo a passo elaborado, a escolha do texto Ou isto ou aquilo, a o jeito de levar o aluno a conhecer a autora, ótimo! Como estamos nesse mesmo barco irei aproveitar de seu REMO(Aula) para ajudar meus alunos a navegar por novos rios. Gostei muito! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasEliane, gostei muito de sua aula. Trabalhar com poesia pode parecer uma coisa simples mas se for bem desenvolvida o professor terá muito trabalho pela frente. Eu ainda não tinha pensado em um livro falado assim. Achei interessante. O computador e a internet estão aí e precisamos saber usá-los. A interação através do blogg torna-se uma prática que pode trazer muitos benefícios na educação.
24/03/2010
Cinco estrelasAdoro Cecília Meireles e adorei esta aula. Parabéns, professora Eliane.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Eliane, Achei excelente a sua aula. Gostei muito da forma como você introduziu a poesia e envolveu seus alunos com o auxílio da tecnologia. Parabéns! Abraços Dorinha
24/03/2010
Quatro estrelasEstava a procura de uma aula como a sua. Adorei,vou adaptá-la e usá-la para uma atividade do meu curso PROINFO. Parabéns pela sugestão e de compartilhá- la com todos. Um abraço, Maria Collini
24/03/2010
Quatro estrelasSou apaixonada por poemas e por Cecília Meireles. Gostei muito da sugestão de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora Eliane Gostei de observar seu plano de aula com essa temática. Como é gostoso trabalçhar poesia, ainda mais associada aos recursos tecnológicos, isso permte aos alunos trazer um clássico para seu tempo, utilizando recursos que lhe são familiares. Eu adequei esse estudo aos meus sobrinho, porque no momento eu estou com formação de professores na area das TIC. Foi um prazer mesmo beijo
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Eliane, muito boa essa ideia de ensinar poesia utilizando recursos da informática, principalmente com interação, o que deixa mais prazerosa ainda a aprendizagem. Parabéns!! Vamos divulgar entre os professores da Rede Municipal de Campinas. Um abraço.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula que tem a finalidade de resgatar a poesia que anda um pouco esquecida.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima essa aula...vou aplicar com meus alunos
24/03/2010
Cinco estrelasEliane, desenvolvi essa atividade com minhas turmas de 8º e 9º anos e foi muito legal. Gostaria de lhe enviar o material escrito que eles criaram. Ficou excelente. Como faço?
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo seu trabalho, professora! Falar de poesia com nossos alunos é instigar a sua sensibilidade pelo bom e belo. Trabalhar poesia é preencher a alma de nosso aluno com a magia, o prazer, o conhecimento e a formação de valores que possam construir sua personalidade de homem e cidadão. Abraços Professora Nilza
24/03/2010
Cinco estrelasBacana, Eliane, Amo trabalhar poesia, mas nunca havia conseguido conciliar a mídia com ela. Sua sugestão irá contribuir para tornar nossas aulas mais interessantes, e ainda podemos levar a sugestão para outras poesias. Abraços.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei de sua aula. Principalmente a ideia de trabalhar com a gravação do livro pelos alunos.Amei!!!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sobre leitura e audição de textos da obra de Cecília Meireles representa uma ótima opção pra se trabalhar com os alunos da Eja tendo em vista a limitação que eles têm em relação a esses conteúdos. A escolha de textos poéticos favorece o despertar do interesse pelas particularidades que tem esses textos, como: musicalidade, rimas e, sobretudo a novidade que brota desse gênero tão singular. A clientela da Eja não vloriza a leitura, talvez por não ter acesso a ela fora da escola.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa e criativa essa aula. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula bem preparada, muito criativa!