19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
O aluno será capaz de explorar, compreender, e elaborar alguns princípios do uso do ç.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, organizar lista
RECURSOS _ jornais e revistas
Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, sobre o uso do Ç.
Apresente as crianças uma lista, com varias palavras que devem ser escritas com ç, porém nesta lista coloque o C e não o Ç. Exemplo_ na palavra coração, apresente-a assim_ CORACÃO.
Veja algumas sugestões de palavras: espaço, bagaço, renovação, sedução, conheço, começo, reconciliação, motivação, amarração, saudação, espinhaço, computação, formatação, informação, canção, açúcar, cabeça.
Apresente a lista de palavras e solicite que façam uma leitura silenciosa. Após essa leitura, peça que alguma criança leia uma das palavras em voz alta e então pergunte: o que há de errado nesta palavra? O que está faltando? Certamente responderão que é ç.Solicite então, que preencham corretamente as palavras.
Agora, converse sobre o som desta letra. Pergunte ao grupo: com qual outra letra do nosso alfabeto, podemos confundir, ter dúvidas quanto a grafia, durante a escrita? Espera-se que respondam a letra S, mas poderá surgir também as letras C e Z.
Para ajudá-los, a compreender mais sobre o uso do Ç, peça que circulem ou sublinhe com lápis de colorir a letra que vem após o ç em todas as palavras da lista que estamos trabalhando. Solicite que observem todas as letras que foram sublinhadas. A partir dessa observação e das descobertas possibilitadas por ela, os alunos devem registrar, escrever uma dica, uma estratégia no caderno ou mesmo na folha por você prepara com a atividade.
Professor(a) como pode-se observar nas palavras que possuem Ç, esta letra sempre será seguida das seguintes vogais : A, O ou U.
Em especial esta conclusão mencionada acima é a mais esperada. Mas, devemos acolher, com ponderação, outras considerações apresentadas pelas crianças. Pois as crianças poderão observar ainda, o quanto é comum o ç em palavras com ~, ou mesmo a presença do ç nas sílabas finais.
Para concluir, em duplas, solicite que registrem no caderno outras palavras que conhecem que possuem ç.
Prezado(a) colega, sempre vejo nestas oportunidades a possibilidade de construir um texto coletivamente (sempre os alunos mediado pelo educador) no quadro/lousa a ser copiado no caderno afim de sistematizar os conhecimentos adquiridos e ainda, servir de fonte de consulta quando necessário.
A avaliação das competências trabalhadas nesta aula, são consolidadas em médio prazo no processo de alfabetização, devem ser contínua, em atividades de produção de texto, ditados, dominó e outros. Quando devemos avaliar se a criança tem feito uso das reflexões e conhecimentos proporcionados em atividades como esta.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2012
Quatro estrelasOlá, Grazielle. Gostei da proposta e da didática, principalmente da ideia do texto coletivo. Uma contribuição para o conjunto pedagógico da proposta. As palavras não devem ser propostas de forma aleatória. Por exemplo, devem ser acompanhadas de um olhar voltado para a função social da escrita e leitura. Palavras atribuídas de forma fragmentada não sugerem um contexto para utilização num universo vocabular palpável e prático. A proposta, então, é utilizar o contexto cotidiano do educando.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito dessa sugestão de aula fez e foi uma beleza me surpreendi com as respostas dos meus alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasfoi muito bem esclarecido!!!! Escola Estadual Herbet José de Souza-Alfabetização Três Corações- Mg