Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com músicas: ampliação da consciência fonológica

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar a consciência de sons através das rimas da música;
  • Ouvir com atenção as palavras e através da percepção do ritmo, formular hipóteses da composição sonora das palavras para prever rimas;
Duração das atividades
Duas horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reconhecimento  sonoro e escrito das letras do alfabeto;
  •  Capacidade de escrita e formulação de hipóteses de escrita à partir dos sons das sílabas;
Estratégias e recursos da aula

A proposta desta atividade é trabalhar a consciência dos sons e rimas, ampliando o processo de alfabetização das crianças.

Trabalhar com as crianças a música:

Pato Pateta
Toquinho
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes
Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
La vem o pato
Para ver o que é que há
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela

Esta música apresenta uma história, cante a primeira vez para as crianças de forma pausada, acentuando sua voz nas partes rimadas para que seus alunos percebam pela sua entonação. Depois de cantar uma vez, explique para as crianças o que é rima e o que é rimar.

Cante novamente a música incitando as crianças a cantarem prevendo/relembrando as partes que rimam da história.

Sugiro uma atividade bem simples para que você perceba como as crianças estão construindo hipóteses de escrita e se elas conseguem completar a música.

* Caso sua escola possua laboratório de informática, sua turma pode ver o vídeo da música no:

http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded

Depois você pode corrigir cantando com seus alunos novamente a música, assim eles revêem a própria escrita e aprendem um pouco mais sobre rimas!
Você poderá também escrever a letra da música em papel Kraft e discutir a correção conjuntamente a partir dos registros de diferentes crianças.

Recursos Complementares

Fonte da música no site: http://letras.terra.com.br/toquinho/83410/Música: http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded

Dica de livro: Consciência Fonológica em crianças pequenas. ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG, BEELER. Porto Alegre, Artmed, 2007.

Avaliação

Peça às crianças que cantem sozinhas, observe se elas percebem e relembram as partes rimadas da história.

Observar como as crianças registram as palavras que rimaram e se conseguem compreender a lógica das rimas, escrevendo coerentemente as terminações de palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sheila, apae , São Paulo - disse:
    sheila_proenca@yahoo.com.br

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da sugestão e irei adaptar p meus alunos especiais, colando figuras da palavra faltosa, valeu, bjos Sheila


  • Célia Gabriel, Ödorico M. da Silva , Minas Gerais - disse:
    celiaapgabriel@hotmail.com

    08/03/2011

    Quatro estrelas

    Adorei a forma de trabalho.


  • Cleonice Paiva, Liceu Escola de Artes e Oficios Mestre Raimundo Cardoso , Pará - disse:
    cleo_aviap@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho com a música é excelente , pois ajuda na concentração das cianças, estimula o raciocinio e apresenta em leque de opções que desenvolva as habilidades. Achei muito interessante essa estratégia que foi utilizada para voce desenvolver a percepção e a escrita utilizando as rimas.


  • jeane tombasco, Escola D. Helder , Espírito Santo - disse:
    jeane_vitoria@yahoo.com.br

    22/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom planejamento, abrangente e dinâmico.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.