19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
• Reconhecer rimas de palavras.
• Observar e analisar palavras com grafias parecidas.
• Reconhecimento de palavras.
• Histórias em quadrinho e poemas.
Atividade 1
Caro professor, inicie a aula com a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Aproveite para fazer a leitura junto com o grupo e observar outros aspectos da história e desse gênero textual.
Professor peça para que os alunos identifiquem na história as palavras que estão com letras trocadas e depois proponha que escrevam a palavra corretamente.
Aproveite para conversar com o grupo sobre as diferenças existentes entre oralidade e escrita. Ou seja, como, muitas vezes pronunciamos as palavras de um jeito e na hora DE ESCREVÊ-LAS, nem sempre a letra corresponde ao som. Dê alguns exemplos e peça que o grupo dê outros. A palavra tomate (ao final pronunciamos “I” e escrevemos com “E”, a palavra bolo, pronunciamos “U” e escrevemos com “O”). O grupo pode fazer uma tabela coletiva semelhante ao modelo abaixo, com colunas denominadas: como falamos e como escrevemos, por exemplo.
Atividade 2
Distribua cópias do poema “Letra mágica” para os alunos e façam a leitura.
Discussão com a turma: Vocês perceberam que quando trocamos uma letra, a palavra muda de significado? Prestem atenção nos sons das palavras. Quais palavras foram modificadas?No texto “Letra Mágica” tem algumas palavras que rimam, quais são? Marque com lápis colorido, da mesma cor, cada par de palavras que rimam.
Professor explique aos alunos a diferença dos dois textos com relação à escrita das palavras, ou seja:
No texto da Turma da Mônica o personagem Cascão troca a letra r por l, tornando a palavra errada.
É melhor propor que os alunos observem e cheguem às conclusões necessárias. O professor poderá auxiliar, caso seja preciso.
Dica: Muitas vezes, melhor do que “explicar” é fazer perguntas que levem as crianças a observar e chegar às conclusões desejáveis.
Dica:
Você encontrará jogos (com o objetivo de usar as letras disponíveis para formar palavras, quanto mais palavras mais pontos) no site: http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp
Professor realize as seguintes atividades.
MESMAS LETRAS- PALAVRAS DIFERENTES
1- O QUE HÁ DE COMUM ENTRE AS PALAVRAS ABAIXO?
RISCO RICOS
__________________________________________________________________
MUDANDO APENAS UMA LETRA- PALAVRAS DIFERENTES
2- VAMOS MODIFICAR AS PALAVRAS? VOCÊ PODERÁ MUDAR APENAS UMA LETRA.
CABELO SE TRANSFORMARIA EM ? _______________ (CAMELO)
COELHO SE TRANSFORMARIA EM? _______________ (JOELHO)
MALA SE TRANSFORMARIA EM? __________________(BALA)
RIMAS
CAÇA PALAVRAS
3- PINTE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA ELEFANTE:
(CHOCANTE, AMACIANTE, ATACANTE, FABRICANTE, VOLANTE, BARBANTE, COLORANTE, ESTANTE)
4- MODIFIQUE A PALAVRA TROCANDO APENAS A PRIMEIRA LETRA.
RUA
__________________________________________________________
__________________________________________________________
TIA
__________________________________________________________
__________________________________________________________
PATA
__________________________________________________________
__________________________________________________________
Links:
Historia em quadrinho: www.monica.com.br
Ilustrações:
O professor deverá avaliar se as crianças compreenderam que uma letra faz diferença no sentido da palavra. Deverá também verificar se as crianças ficaram mais atentas à grafia de palavras parecidas.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/04/2013
Três estrelasesse site e d+ coloque + historias em quadrinhos
04/07/2011
Cinco estrelasparabens peloseu trabalho me ajudou muito continue assim
29/03/2011
Quatro estrelasEsta aula esta otima ,para alunos em inicio de alfabetização
18/08/2010
Cinco estrelasAchei sua aula muito boa mesmo. Vou utilizar e agradeço de coração. Só queria deixar uma consideração. Peço que me desculpe se chatea-la, mas quem fala elado é o Cebolinha e não o Cascão. Beijos, desejos de sucesso.
13/07/2010
Quatro estrelasQUEROPARABENIZAR A PROFESSORAELAINECRISTIAEN PELA EXCELÊNTE SUGESTÃO DADA PARA SE TRABALHAR DEFERENTES PORTADORES TEXTUAIS; AQUI FOI USADO A HISTORIA EM QUADRINHO E POESIA,FAZENDO USODE ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA SE TRABALHAR A ESCRITA DE PALAVRAS.PARABENS ! OBRIGADA PELA SUGESTÃO.
18/06/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DESSA ATIVIDADE.VAI ME AJUDAR NOS MEUS PLANEJAMENTOS.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!Sua aula está maravilhosa. Quadrinhos é tudo de bom. As ilustrações são bem bacanas e isso motiva mais o aluno a fazer as atividades!! Beijos amiga!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a sugestão
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, o ponto forte de sua aula, a priori, é o fator, aprender brincando, fazendo com que o aluno se sinta em um ambiente agradável e ele mesmo busque o conhecimento(Interesse próprio). Assim como as demais atividades que se utilizam de descobertas.(Vistas nos objetos de aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é muito interessante e atrativa pois, leva o aluno a perceber o erro através de uma atividade bem lúdica.Os alunos em geral, amam ler, discutir e efetuar atividades em que tenha quadrinhos, caça-palavras, etc.