22/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Professor, ao levar seus alunos para o laboratório de informática, peça a eles que acessem o objeto de aprendizagem abaixo:
Alerte para que estejam atentos para os passos da síntese protéica. Em seguida, peça que acessem os vídeos que contém animações, nos endereços abaixo.
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=8482e2cdf59d6a1885d7&page=&viewtype=&category=
Peça aos alunos para pesquisar a importância das proteínas na composição do corpo humano e em que alimentos ela é encontrada. O resultado da pesquisa poderá ser apresentado para a turma, usando da tecnologia para isto (montar apresentação em .ppt, e passar para a turma usando computador e data-show ou TV Multimídia – no caso das escolas do Paraná).
Jogo da síntese protéica
imagem: Andrea Castagini
Atividade em grupo, lúdica.
Material necessário: Peça com antecedência que os alunos tragam várias tampinhas plásticas de cores e formatos variados. Para o jogo, é necessário que as tampinhas sejam divididas em 20 grupos, cada um com uma cor diferente. Uma solução é pintá-las com tinta guache, fazendo as variações e misturas de cores de modo a conseguir 20 tonalidades.
Caso a aquisição de tampinhas seja difícil, é possível substituí-las por pedaços de papel colorido, ou E.V.A., ambos os casos, em 20 tonalidades. Estas cores diferentes simbolizarão cada um dos 20 aminoácidos constituintes da vida.
A tabela impressa de codificação dos nucleotídeos e aminoácidos correspondentes. Uma cópia para cada equipe.
Lousa onde o professor escreverá as senhas das proteínas a serem sintetizadas.
PREPARAÇÃO
Após ter um número considerável de tampinhas , ou pedaços de papel (mais ou menos 5 de cada cor para cada equipe), e estas estarem devidamente pintadas, o professor deverá decidir que cor representará cada aminoácido. Pode lançar mão de cartolinas onde fará a legenda da cor e seu aminoácido correspondente. Estes cartazes deverão estar bem visíveis no momento do jogo.
MÉTODO
Professor, peça à turma que se dividam em equipes com 5 constituintes. Os integrantes de cada equipe deverão escolher o papel que desempenharão no jogo, que são: 2 alunos RNA ribossômico, 1 aluno que será o RNA mensageiro e 2 alunos para RNA transportador.
Avise aos alunos o que se pretende com esta atividade. Os objetivos são:
• Fixação dos conhecimentos vistos no laboratório e em aulas teóricas.
• Conhecimento do processo de síntese protéica.
Trabalhar com pequenas competições motiva os alunos, avise-os que esta atividade é um jogo de competição, e vencerá a equipe que terminar mais rapidamente a síntese correta de suas proteínas. O número de proteínas que as equipes deverão fazer fica a critério do professor.
O Professor deverá preparar antecipadamente alguns códigos de DNA que serão transcritos pelos alunos “RNA mensageiros”. Poderá utilizar a lousa, colocando um código para cada equipe, ou transmitir a cada RNA mensageiro seu código. É interessante que os códigos sejam diferentes para cada equipe, e que para facilitar a averiguação das proteínas o professor tenha a resposta de cada código. Uma sugestão é que utilize a seqüência de cores correta em um computador e imprima as folhas.
Eles deverão transcrever o pedaço de DNA para RNA e levar este novo código para sua equipe. Lá todos poderão participar, usando a tabela impressa de codificação dos aminoácidos e os RNAs transportadores buscarão as peças coloridas, os aminoácidos, segundo a cor de cada um. Preferencialmente, deverão pegar apenas uma peça, para evitar confusão e acelerar a atividade.
A equipe que terminar as proteínas mais rápido e sem erros, será a ganhadora.
FINALIZAÇÃO
Após a finalização do jogo, poderá pedir aos alunos que façam um relatório, constando todo o aprendizado e as dificuldades encontradas. É interessante montar um roteiro para os alunos, de modo que eles saibam o que o professor quer saber neste relatório.
ANEXOS
A tabela abaixo refere-se a um exemplo de rubrica. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada para as atividades feitas nesta aula.Esta pode ser uma sugestão para avaliar os alunos.
Sítios sobre rubricas:
http://rubistar.4teachers.org/index.php
http://www.rubricbuilder.com
http://www.roobrix.com/
http://landmark-project.com/rubric_builder/index.php
Nome | Tipo |
---|---|
Síntese protéica | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
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26/09/2010
Três estrelaseu sou formada em biologia molecular e gostei gostei da aula. bom
24/03/2010
Cinco estrelasEu considero que é uma atividade muito interessante para ás aulas. As tarefas sâo muito criativas.. Obrigada!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão, trabalho com Biologia e a escola ainda nao tem laboratório. Assim fica mais fácil movimentar as aulas.