19/10/2009
UILIETE MÁRCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Desenvolver a técnica desenho cego, fazendo uma releitura da obra de arte de Candido Portinari, através da observação, percepção e criatividade.
Vida e obra de Candido Portinari.
Atividade 1 – Apreciando a obra “Crianças Brincando”
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda uma das obras de Candido Portinari que retrate brincadeiras, (para nosso exemplo trouxemos a obra “Crianças Brincando”) para que as crianças apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra e de suas próprias brincadeiras, observando também os detalhes e seus os elementos: linhas, formas e cores do quadro.
Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da Obra
Atividade 2 – Desenhando Brincadeiras
1º Momento: Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deverá questionar sobre as vivencias das crianças com relação à brincadeira, sugerindo que vivenciem a brincadeira em um outro momento. Em seguida o professor deverá apresentar a técnica que irão realizar.
Inicialmente o professor orienta as crianças a pintarem com giz de cera o papel peso 40, fazendo listras coloridas na horizontal ou vertical, desde que deixem o papel todo colorido sem deixar nenhum espaço em branco. Depois com um pincel molhado na tinta guache preta ou nanquim cobrir todo o trabalho. Quando a tinta secar com o auxílio de um lápis grafite/caneta esferográfica desenhar sobre o papel a sua releitura da obra “ Meninos Brincando”, lembrando de suas vivencias com a brincadeira, se quiser deixar o desenho bem colorido, raspe mais a tinta preta deixando em evidencia o colorido. As fotos abaixo ilustram o momento.
Material: Giz de cera colorido, papel peso 40 A4, tinta guache preta ou tinta nanquim preta.
OBS: O professor deve lembrar as crianças que não é para fazerem uma cópia do quadro do artista e sim uma releitura, onde cada criança terá a liberdade de escolher as cores, formas e tamanhos e criarem sua própria obra, pautados na sua história de vida.
Avaliar se as crianças:
• Vivenciaram a técnica do desenho cego, percebendo passo a passo da sua execução;
• Realizaram a releitura da obra, atentando para suas peculiaridades;
• Realizaram a atividade com criatividade;
• Participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2013
Quatro estrelasAchei bacana a proposta! Estava justamente à procura de possibilidades de trabalho a partir das obras de Cândido Portinari. PPublicarei o link da sua aula no meu blog, ok? Sua autoria será respeitada e sua ideia, divulgada :) Se quiser, dá uma conferida! todomundogostadebrincar.blogspot.com.br
11/04/2011
Cinco estrelasPARABÉNS!ADOREI A SUGESTÃO,IREI APLICAR AINDA NESTA SEMANA PARA MEUS ALUNOS ! ENTRAREI EM CONTATO PARA CONTAR COMO FOI!ABRAÇOS!TÂNIA.
11/12/2010
Cinco estrelasSou Vânia coordenadora de uma escola em Macaé, e o nosso projeto anual para 2011 é aprendo brincando, nada mais gostoso de que estudarmos Portinari adicionado a todas as disciplinas. A sugestão foi excelente. Parabéns. gostaria de receber e enviar sugestões