01/01/2012
Esta coleção possui conteúdos educacionais digitais de Física - Mecânica, para apoio/ampliação às práticas docentes no Ensino Médio, visando a atualização e melhoria da qualidade do ensino na área. O Projeto “A Física e o Cotidiano” foi desenvolvido a partir do edital 001/2007, do MEC/MCT, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Mecânica e funcionamento do universo
[Mecânica, Cinemática, Movimento]
Tipo | Recurso | Objetivo |
---|---|---|
![]() 59.3 MB |
A física e o cotidiano: Cinemática
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 18/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 546 acessos |
Compreender os princípios da Cinemática e sua relação com o cotidiano |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual :O Skatista
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 307 acessos |
Consubstanciar o aprendizado de alguns conceitos básicos da Mecânica — como a cinemática vetorial e a lei de conservação da energia — aplicado a um problema prático |
![]() 96.2 MB |
A física e o cotidiano: Dinâmica
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 17/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 231 acessos |
Compreender os principais conceitos da Dinâmica, sua importância e algumas das importantes contribuições de Galileu e Newton nesta área |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Quero um Ponto de Apoio
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 11/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 188 acessos |
Apreender, intuitiva e interativamente, o conceito de torque e a relação vetorial entre as forças envolvidas, bem como entender o princípio de funcionamento das alavancas |
![]() 9.7 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Balão-foguete
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 169 acessos |
Entender a lei da conservação da quantidade de movimento; Perceber o Princípio da Ação e Reação – Terceira Lei de Newton. Mostrar que, mesmo num sistema em que inicialmente não há movimento algum, é possível que duas partes desse sistema adquiram movimento, havendo uma “compensação”: os movimentos ocorrem na mesma direção, mas em sentidos opostos |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Calabouço
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 167 acessos |
Mostrar que a direção da velocidade é tangencial à trajetória descrita por um objeto em movimento circular; Mostrar que a força centrípeta altera a direção do movimento do corpo sobre o qual ela atua;Entender o Movimento Circular Uniforme |
![]() 61.3 MB |
A física e o cotidiano: Leis da conservação - Parte I
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 04/01/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 104 acessos |
Compreender o significado das leis de conservação no sentido mais amplo |
![]() 96.9 MB |
A física e o cotidiano: Leis da conservação - Parte II
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 04/01/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 127 acessos |
Compreender o significado das leis de conservação no sentido mais amplo |
![]() 17.4 MB |
A física e o cotidiano: As Leis de Newton e a vida
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 387 acessos |
Compreender as três leis de Newton em articulação com situações do cotidiano dos estudantes |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Engrenagens
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 151 acessos |
Mostrar que o movimento pode ser transmitido através das engrenagens e correias; Levar o aluno a uma compreensão em nível reflexivo da íntima relação existente entre o raio e a velocidade angular ("velocidade de giro") dos corpos envolvidos na transmissão do movimento |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : O desafio das cordas
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 121 acessos |
Mostrar que forças são grandezas físicas que dependem, além da intensidade, da direção e do sentido da aplicação. Ou seja, forças são grandezas vetoriais |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : O Salto do Carro
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 281 acessos |
Utilizar o conhecimento de lançamento oblíquo para resolver um problema físico simples: calcular a velocidade necessária para um móvel passar por uma abertura no meio de uma grande muralha |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: Lançamento ao Alvo
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 353 acessos |
Exercitar, de forma lúdica, o estudo do lançamento horizontal |
![]() 16.8 MB |
A física e o cotidiano: Carro de Corrida
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 141 acessos |
Contribuir na compreensão do funcionamento das leis da Aerodinâmica, assim como na compreensão da relação desta com conceitos da Mecânica Clássica, tais como aceleração, velocidade, etc |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Submarino na Garrafa
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 239 acessos |
Demonstrar os princípios de Arquimedes e Pascal |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Momento de Inércia
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 185 acessos |
Mostrar a relação do momento de inércia com a dificuldade em se rotacionar um objeto |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: Bungee Jump
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 480 acessos |
Compreender a lei de Hooke e a lei da conservação de energia |
![]() 19.8 MB |
A física e o cotidiano: Ônibus em Movimento - 1
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 224 acessos |
Entender conceitos da Mecânica, tais como Inércia, aceleração e velocidade, a partir de situação do cotidiano |
![]() 11 MB |
A física e o cotidiano: Ônibus em Movimento - 2
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 155 acessos |
Compreender os conceitos de aceleração, força e velocidade, assim como refletir sobre alguns conceitos da mecânica newtoniana, presentes no dia a dia |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: O Motoboy
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 186 acessos |
Estimular o estudo do Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: Carga Pesada
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 207 acessos |
Fazer uso prático da relação existente entre o número de polias/roldanas móveis associadas e o esforço necessário para erguer uma carga, bem como identificar a sua presença no cotidiano |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: Fluidos
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 247 acessos |
Fazer com que os alunos entendam alguns dos conceitos mais importantes acerca do estudo dos fluidos através de quatro pequenos jogos, em que o jogador poderá realizar tarefas dentro do Corpo de Bombeiros |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: O Guindaste
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 288 acessos |
Entender o princípio de funcionamento dos guindastes e assegurar a identificação, no dia a dia, de outros sistemas que utilizam o mesmo princípio |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Experimentos Educacionais : Pulmão
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Universo, terra e vida 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 248 acessos |
Compreender o funcionamento do processo da respiração pulmonar e os princípios físicos envolvidos neste processo |
![]() 9.5 KB |
A física e o cotidiano - Sala de Jogos: Atravessando o Mar
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações 12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 160 acessos |
Exercitar, de forma lúdica, a aprendizagem da Cinemática, sobretudo soma vetorial, movimento retilíneo uniforme (M.R.U.) e movimento bidimensional. |
Sem estrelas 0 classificações - 3502 acessos
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!