01/03/2012
Nessa coleção o professor terá disponíveis recursos para trabalhar com seus alunos desde a plantação de árvores (sementes) até sua estrutura física (folhas, raízes) como também a importância destas para o homem e para o meio ambiente. O recurso 1 apresenta um guia que permite ao aluno observar as sementes e raízes das plantas. O recurso 2 apresenta um experimento que ensina o aluno a plantar corretamente uma muda de uma árvore. No recurso 3, temos uma atividade de observação que permite ao aluno conhecer algumas espécies de árvores. No recurso 4, um guia mostrará ao aluno as impressões diferentes das folhas das árvores. O recurso 5 propõe um experimento para que o aluno possa descobrir porque as folhas mudam de cor no outono. No recurso 6 o aluno poderá aprender, por meio de uma história, os conceitos de biosfera, bioma, ecossistema, ecologia, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. No recurso 7, a animação ajuda os alunos a perceberem as mudanças ocorridas na flora e fauna com o passar das estações. No recurso 8, a animação faz um alerta aos alunos sobre os efeitos causados pelas atividades humanas na quantidade de árvores que temos disponíveis. Para um enriquecimento maior do estudo, acesse também a coleção de aulas “Vamos conhecer as plantas?” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=716.
Patrícia Lúcia Galvão da Costa - Núcleo Educacional Infantil - NEI - RN,
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental
[Sementes, Árvores, Preservação ambiental, Plantio de árvores]
Tipo | Recurso | Objetivo |
---|---|---|
![]() 455.1 KB |
Qual é a maior árvore?
Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os seres vivos 13/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 314 acessos |
Observar as diferenças presentes nas diversas espécies de árvores |
![]() 128.7 KB |
A força das sementes
Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os seres vivos 27/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 759 acessos |
Demonstrar em pequena escala a poderosa força do simples rebentar de uma semente |
![]() 21.3 MB |
Você sabia? Guardiões da Biosfera -Cerrado - Raízes das árvores
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Ciclos da Natureza Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Sociedade e meio ambiente Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental 03/06/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 377 acessos |
Apresentar conceitos como biosfera, bioma, ecossistema, ecologia, biodiversidade e desenvolvimento sustentável |
![]() 127.4 KB |
Folhas
Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os seres vivos 27/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 439 acessos |
Proporcionar uma percepção clara da estrutura da folha utilizando material fresco |
![]() 7.2 KB |
Como plantar uma árvore
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental 05/09/2008 Cinco estrelas 6 comentário(s) 2039 acessos |
Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores |
![]() 1.8 KB |
Estoque de árvores
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Sociedade e meio ambiente 06/09/2008 Quatro estrelas 1 comentário(s) 650 acessos |
Conscientizar os alunos sobre os efeitos causados pelas atividades humanas na quantidade de árvores disponível, que por sua vez está relacionada à retirada de gás carbônico da atmosfera |
![]() 118.1 KB |
Porque é que as folhas mudam de cor no Outono?
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Sociedade e meio ambiente Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Manejo e conservação ambiental Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Sociedade e meio ambiente 11/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 520 acessos |
Permitir que o aluno tenha oportunidade de se envolver com atividades de caráter experimental relacionadas ao meio natural, de forma que, após a verificação de um problema, construa suas próprias hipóteses e possa, efetivamente, verificá-las |
![]() 236.6 KB |
Um ano na vida de um castanheiro
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Meio Ambiente::Ciclos da natureza 15/08/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 608 acessos |
Levar os alunos a observarem as relações existentes entre os seres vivos e a influência dos fenômenos naturais cíclicos sobre estas relações |
Sem estrelas 0 classificações - 2586 acessos
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!