Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Coleção
 
Efeito Joule

01/03/2013


Ficha Técnica

Descrição

Essencialmente os recursos e as aulas reunidos nessa coleção tratam da transformação de energia elétrica em energia térmica. Interessante que os experimentos, animações, áudios e estratégias de aula selecionadas incluem exemplos práticos, investigação de equipamentos elétricos cotidianos e sugestões interativas que permitem o desenvolvimento dos conceitos de calor e energia.Sugestões de Aula que vão de encontro com a proposta dos recursos dessa coleção: 1) Apresento-lhes o Efeito Joule: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1932 2) Efeito Joule: de um fritador de salsicha ao secador de cabelo. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7642 3) CIRCUITO ELÉTRICO – FUNCIONAMENTO DO CHUVEIRO http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31338 4) A Física dos aquecedores elétricos http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=346 5) Efeito Joule http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22285


Autor

Maria Cristina Batoni Abdalla Ribeiro – Unesp - SP,


Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações


Palavras-chave

[Energia Térmica, Calor, Energia Elétrica, Efeito Joule]


Lista de Recursos da Coleção (5 recursos)

Tipo Recurso Objetivo
Animação/simulação

9.5 KB

A física e o cotidiano - Laboratório virtual : Consumo de Energia

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações

12/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 331 acessos

Saber calcular o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos que existem em sua casa

Animação/simulação

948 B

Eletricidade - Potência e energia elétrica

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações

15/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 339 acessos

Os objetivos específicos, este objeto de aprendizagem contempla conceitos:Potência elétrica; O quilowatt-hora; potência em resistores; efeito joule; análise de uma conta de corrente elétrica

Experimento prático

60.7 KB

Efeito quente

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações

21/02/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 596 acessos

Mostrar a transformação de energia elétrica em energia térmica, conhecida como Efeito Joule

Vídeo

45.7 MB

Circuito elétricos

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações

15/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 274 acessos

Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da Física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidado/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da Física, sem perder de vista sua historicidade

Áudio

15.4 MB

A física e o cotidiano: O Chuveiro Elétrico

Educação Básica::Ensino Médio::Física::Equipamentos elétricos e telecomunicações

16/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 242 acessos

Mostrar fisicamente como o chuveiro elétrico funciona, destacando aspectos correlacionados a consumo de energia, potência elétrica, instalações elétricas e bom uso dos recursos naturais

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2925 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opinião de quem acessou
Sem classificação.
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.