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JORNAL
Edição 93 - Dança na Escola
17/10/2013
 
ou

Professor utiliza a arte para reinserção social de menores

“Expressando-se simbolicamente, o indivíduo alivia-se de traumas

“Expressando-se simbolicamente, o indivíduo alivia-se de traumas", diz Pedersen

Autor:Arquivo pessoal


Artista plástico, diretor de teatro e professor em duas escolas da rede estadual de ensino, Aloizio Pedersen desenvolve, desde março deste ano, projeto para ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Porto Alegre.

É o projeto Artinclusão – A linguagem simbólica do desenho e da pintura como ferramenta de reinserção social –, que o professor desenvolve durante o período em que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tom Jobim. Nesse trabalho, Pedersen promove oficinas para menores internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), na capital gaúcha.

As obras podem ser vistas na mostra Um novo olhar sobre a reinserção social, no Espaço Cultural do Centro Administrativo do estado. As 25 telas em acrílico sobre tela e sobre cartão ficam em exposição até 17 de outubro, no horário comercial.

“Expressando-se simbolicamente, o indivíduo alivia-se de traumas e predispõe-se à aquisição de novas formas de comportamento", destaca Pedersen, arte-educador experiente no trabalho com adolescentes. Desde 2007, ele desenvolve um projeto para combater a violência, a agressividade e o bullying entre os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus.

O projeto Escola sem Violência, que alia artes plásticas, dança e teatro, é desenvolvido em 14 turmas, atualmente. O professor também mantém turmas de pintura em seu atelier e ministra oficinas de formação para professores em todo o estado. (Fátima Schenini)

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