Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 128 - Escola e Comunidade
14/09/2016
 
o

Das salas de aula para a catequese

Professora do ensino fundamental em escolas das redes públicas de ensino do município de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul durante muitos anos, Maria Leonor Gonzáles encerrou a carreira em 2004. Segundo ela, a escolha sempre foi pelo magistério. “Ser professora era ser sábia, era ser luz nas trevas; era mágico, povoado da beleza do conhecimento”, diz.

Com curso normal e especialização em educação infantil e em educação especial, a professora trabalhou durante longo tempo em escolas da periferia da capital, com aulas a alunos do ensino fundamental. Após concluir a graduação em ciências da religião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ela passou a dar aulas de ensino religioso na rede particular. Do período em que atuava em escolas da rede pública, lembra com saudade da forma como era recebida nas casas dos alunos, “sempre com respeito e consideração”.

“Fazíamos visitas às famílias dos alunos para saber os motivos das faltas ou quando estavam doentes”, recorda a professora. Além disso, ela destaca que havia parceria entre as famílias e os professores e que os mestres eram ouvidos com respeito pelos pais.

Outra lembrança inesquecível é o resgate de alunos tidos como difíceis, aqueles considerados “casos perdidos” por outros professores. Maria Leonor conseguia transformá-los e levá-los a mudar o comportamento. “Não destacava o erro, mas procurava analisar, com o aluno, a causa da atitude”, revela a professora. “Cada vez que a mesma atitude era repetida, voltava a analisar, sem mencionar ou dar ênfase ao comportamento anterior.”

Suas armas, segundo ela, eram a disciplina, atenção, olho no olho, caridade, vez e voz.

A vocação para o ensino sempre falou mais alto. E há 22 anos ela se dedica a dar aulas de catequese a crianças e jovens que se preparam para receber os sacramentos da primeira eucaristia e da crisma, em igrejas católicas.

Aos 74 anos, Maria Leonor atua na Paróquia São João Maria Vianney, no município de Viamão, na região metropolitana da capital gaúcha, onde coordena a equipe de preparação à vida cristã e atende a uma turma com dez crianças que se preparam para receber a primeira eucaristia. “É gratificante ver a satisfação dessas pessoinhas, crianças que vivem em situação de risco e comparecem aos encontros trazendo alegria e esperança”, diz a professora. (Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.