Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 42 - Educação Infantil
06/08/2010
 
ou
Notícias
 

Creche de Florianópolis investe na diversidade cultural

O Boi-de-mamão, personagem do folclore de Santa Catarina, atraiu o interesse das crianças.

O Boi-de-mamão, personagem do folclore de Santa Catarina, atraiu o interesse das crianças.

Autor: Arquivo da escola


Ampliar o conhecimento sobre diferentes culturas bem como sobre a identidade e ascendência das crianças são alguns dos objetivos do projeto Diversidade Cultural, que vem sendo desenvolvido na Creche Bem-te-vi, em Florianópolis, com crianças que têm entre dois e três anos de idade. Um dos conteúdos desenvolvidos é o boi-de-mamão, manifestação folclórica bastante difundida em Santa Catarina.

“O processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios se deu de forma prazerosa, rica e envolvente. As crianças concentraram-se no folguedo do boi-de-mamão, trazendo a encenação como principal elemento de nosso trabalho cotidiano”, conta a professora Fabrícia Luiz Souza, 14 anos de magistério. Segundo ela, que é formada em pedagogia e tem especialização em educação infantil, as crianças realizaram apresentações com domínio e perfeição.

Fabrícia Souza explica que o projeto Diversidade Cultural foi criado para trabalhar com as diferenças, o preconceito, as diferentes culturas, costumes e valores do espaço social. Como o grupo possuía crianças que ainda usavam fraldas, a retirada das fraldas foi um dos pontos centrais do primeiro semestre. “Este processo de autonomia de cada um traz consigo o conhecimento de si, o controle sobre suas vontades e uma independência em relação ao adulto no que diz respeito aos esfíncteres”, ressalta.

Culinária: Interagindo com a família; Dia da Fruta; A vida fora...Saídas de Estudo; Tapete e Roda de Conversa são alguns dos subprojetos incluídos no projeto Diversidade Cultural. Entre as atividades desenvolvidas estão: contação de histórias; pintura das paredes da sala com personagens do Boi-de-mamão; exploração constante de tinta, cola colorida, massinha, giz de cera, lápis de cor, hidrocor; e realização de circuitos, onde as crianças são separadas em pequenos grupos para brincarem do que escolherem.

Outras atividades incluem preparo e exploração de alimentos de formas variadas, em dias definidos. Assim, quarta-feira é o Dia da Fruta e quinta, o Dia da Gelatina. Essas frutas e gelatinas serão de diversos tipos, enviadas pelas famílias, preparadas e degustadas junto com as crianças, de formas variadas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Creche Bem-te-vi, Telma Elita Wagner Ribas, a interação e a brincadeira são os eixos norteadores do projeto político-pedagógico da instituição, que atende 140 crianças com idades entre 4 meses a 5 anos e 11 meses. Eles estão presentes em todos os projetos realizados na creche, que incluem, entre outros, os seguintes: Era uma Vez, Encantos, Lobos e Bruxas; A Vida do Planeta e Seus Fenômenos Naturais - a Fúria e a Delicadeza da Natureza; Viagem ao Fundo do Mar; Eu e o Outro, Nossas Histórias.

Para Telma Elita, que é formada em pedagogia e está há 23 anos no magistério, o trabalho com projetos é muito importante, pois possibilita trabalhar aquilo que as crianças querem saber e têm a necessidade de conhecer. E esse conhecimento é possibilitado pelo uso de diferentes linguagens e recursos diversos, como pesquisa em revistas, livros, internet, entrevistas, entre outros, buscando também uma interação com as famílias.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.