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Edição 58 - Blogs na Educação
08/08/2011
 
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Blogs de ciências e matemática ajudam no desempenho de alunos

Os alunos aprendem a criar seus próprios blogs

Os alunos aprendem a criar seus próprios blogs

Autor: Arquivo pessoal


A professora Elayne Stelmastchuk sempre gostou das novas tecnologias e, quando elas chegaram a sua escola, procurou logo se atualizar a fim de utilizá-las na sala de aula. Formada em ciências com habilitação em matemática, com pós-graduação em instrumentalização para o ensino de ciências, ela mantém dois blogs. Também estimula os alunos a criarem os seus, pois acredita que essas ferramentas contribuem para melhorar o ensino-aprendizagem, de forma colaborativa e dinâmica.

Professora há mais de 20 anos, Elayne leciona na Escola Estadual Dr. Aloysio de Barros Tostes, em Nova Fátima, a 328 Km de Curitiba, no norte do Paraná, onde dá aulas de ciências e matemática para turmas do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série) do ensino fundamental. Seu primeiro blog, criado em janeiro de 2010, aborda o tema ciências; o segundo trata de matemática. Os dois foram criados com o mesmo objetivo: proporcionar a inclusão digital dos alunos, melhorar o ensino aprendizagem e ampliar o espaço presencial de aprendizagem para o virtual.

Ela iniciou a implementação do projeto de blog com os estudantes dos sétimos anos. Eles ficaram interessados em participar e utilizaram o blog de ciências da professora para pesquisar, ver vídeos sobre assuntos estudados em sala de aula, enviar dúvidas e sugestões. “Como incentivo, sugeri que cada equipe construísse seu próprio blog dentro de uma temática na disciplina de ciências. Assim, vários blogs foram construídos”, conta Elayne.

Ela diz que utiliza esses blogs durante as aulas no laboratório digital da escola e sempre procura estimular os alunos a acessarem e fazerem pesquisas fora do espaço escolar. “Este projeto contribuiu muito para a aprendizagem. Houve uma melhora significativa e com ele foi possível que os alunos tivessem outra visão sobre o uso desta ferramenta, que para muitos era utilizado apenas para jogos”, salienta. De acordo com a professora, nessas ocasiões ela também abordou assuntos como os cuidados necessários e as regras de comportamento recomendadas para uso na internet - a netiqueta.

(Fátima Schenini)

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