Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 58 - Blogs na Educação
08/08/2011
 
ou

Blogs! Seja um editor na era digital

Marcos José Pinto – Editora Érica – Brasil – 2002 – 1ª edição

A partir de um computador conectado à internet, qualquer pessoa que souber apenas ler, escrever e usar um mouse pode criar seu próprio canal de comunicação on-line. Neste livro o leitor se informa sobre o que está acontecendo no mundo dos bloggers, aprende a criar e editar seus próprios blogs, conhece macetes para incrementar suas publicações digitais, técnicas básicas de edição de código HTML para alterar os modelos predefinidos dos sistemas de blogs, além de dicas para a inserção de imagens, sons e animações.


Blogs: revolucionando os meios de comunicação

Octavio I. Rojas Orduña et Al – Editora Thomson Learning – 2007 – 1ª edição

Indispensável para entrar no universo dos blogs e descobrir em primeira mão esse fenômeno que interconecta milhões de pessoas em todo o mundo, este livro apresenta um enfoque multidisciplinar - como o alicerce de um novo jornalismo participativo e da evolução das empresas que formam a "ecologia blog" -, mostra as oportunidades oferecidas pela blogosfera nas áreas empresarial e pessoal e promove a discussão de idéias. A obra é recomendada para leitores que desejam utilizar, de maneira eficaz, essa nova e poderosa ferramenta de comunicação.


Tecnologia e Educação – as mídias na prática docente

Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008 – 1ª edição

Novas tecnologias da informação e da comunicação, surgidas com a revolução pós-industrial, fizeram acelerar e crescer imensamente o fluxo comunicacional planetário. Nossos dias fartos de informação demandam cada vez mais à escola a seleção, a pesquisa e a maturação de toda abundância cotidiana. Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.


Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação

Vani Moreira Kenski - Editora Papirus – Brasil – 2007

“Parti da idéia de que o tema "Educação e tecnologias" deveria ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação. Dessa forma, inicio o livro com um exemplo surpreendente de como é possível fazer educação mediada pelas mais novas tecnologias digitais. Dediquei o resto do livro para contar a longa história de relacionamentos entre os vários tempos da sociedade, os avanços tecnológicos sucessivos e os seus reflexos na educação. ''


As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática

Pierre Lévy - Editora 34 – Brasil – 2000 – 1ª edição

Um inventário crítico da recente tecnologia que propiciou uma revolução comparável àquela ocorrida com a introdução da escrita na cultura ocidental. Lévy demonstra que a cultura da informática é uma nova forma de assimilação de conhecimento e um novo caminho para a produção intelectual — uma etapa posterior à da expressão oral e escrita.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.