Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 117 - Cultura Digital na Escola
10/09/2015
 
ou
NOTÍCIAS
 

Professor fluminense destaca as oportunidades que a tecnologia oferece

Para William James, a sala de aula deve estar conectada com o mundo em que vivemos

Para William James, a sala de aula deve estar conectada com o mundo em que vivemos

Autor: Arquivo pessoal


Professor de matemática em escolas de dois municípios da região serrana do Rio Janeiro, William James Erthal diz que a sala de aula deve estar conectada com o mundo moderno em que vivemos. “Durante todo o dia, o aluno está conectado a um mundo de informações, comunicação e entretenimento”, diz. “Espera-se que ele também encontre isso na escola.”

Coordenador de tecnologia educacional no Colégio Anchieta, de Nova Friburgo, e da Secretaria de Educação de Bom Jardim, William é professor no Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick (Ceje), em Nova Friburgo, e na Escola Municipal Governador Moreira Franco, em Bom Jardim. Ele afirma que a tecnologia proporciona inúmeras possibilidades para a sala de aula, principalmente como elemento integrador, facilitador e disseminador do processo ensino-aprendizagem. “Com os equipamentos modernos e a internet cada vez mais veloz e acessível, tanto a comunicação quanto a busca por informação e a construção do conhecimento através da utilização da tecnologia têm que ser apropriados e aproveitados pela escola”, enfatiza. Ele avalia como importante haver uma estrutura que possibilite a interação entre professor, disciplina e estudantes por meio da tecnologia.

William procura estar sempre informado sobre os elementos relacionados à cultura digital disponíveis na escola para planejar o uso nas aulas, seja internet, laboratório de informática, projetores, lousa digital ou celulares. “Realizo aulas expositivas, interativas, ofereço material, proponho atividades, trabalho com grupos das turmas no facebook e no whatsapp e com os blogues da escola e das turmas”, salienta.

Conexão — De acordo com o professor, o blogue permite organizar e orientar o trabalho realizado na sala de aula e o que está acontecendo na escola e até mesmo no mundo. “Serve como elemento de informação e alinhamento do conteúdo e permite que o aluno encontre informações a respeito do que está estudando e sua conexão com a atualidade”, analisa. William trabalha com ambientes virtuais de aprendizagem, como o moodle. “Isso permite maior integração e arrumação do espaço virtual com recursos (arquivos, links, vídeos) e atividades (fóruns, tarefas) dentro do curso, pelo próprio professor”, ressalta. Ele também usa a sala de multimeios, com integração de recursos como lousa digital, projetor, internet, notebooks e tablets.

O professor considera importante saber direcionar e definir os momentos de usar a tecnologia na educação com os alunos. “Agregar a tecnologia à prática não é um fim em si, mas um instrumento na construção do conhecimento”, diz. Há 25 anos no magistério, William tem graduação em matemática e em tecnologia em sistemas de computação, especialização em educação matemática e em tecnologias na educação. Ele também é aluno do curso oferecido pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), no polo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em seu trabalho de dissertação, o professor aborda a exploração dos conteúdos de matemática dos ensinos fundamental e médio através da geometria fractal (ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos objetos geométricos que podem ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original) (Fátima Schenini)

Saiba mais nos blogues da EM Gov.Moreira Franco, da turma do 9º ano e da turma do 8º ano do Ceje

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.