Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.) – Editora Cengage Learning – Brasil – 2003
O livro faz uma reflexão sobre as mudanças provocadas na sociedade, decorrentes do processo de globalização da informação, apontando novos caminhos para a construção de projetos pedagógicos. A obra trata da formação continuada dos professores de nossas escolas do ponto de vista de seus conteúdos específicos, contemplando as várias áreas de ensino.
Amélia Domingues de Castro & Anna Maria Pessoa de Carvalho – Editora Cengage Learning – Brasil – 2001
O livro reúne textos de vários autores que, de forma geral, enfocam o sistema educacional brasileiro como uma realidade social, procurando sempre estabelecer uma relação entre a reflexão e a ação didática, não permitindo assim que esta seja reduzida a uma mera tecnologia. Segundo as organizadoras, o objetivo da obra é estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes sobre os aspectos e rumos do ensino fundamental e médio no Brasil.
Ana Gracinda Queluz e Myrtes Alonso - Editora Thomson Pioneira – 1999
A obra é fruto do trabalho desenvolvido no Núcleo de Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os 17 autores reunidos no livro têm como tema central de seus textos a formação do professor.
Marilda Aparecida Behrens - Editora Vozes – Brasil - 3ª edição – 2009
Segurança e tradição é tudo o que não teremos na ruptura de paradigmas, esta é a mensagem que a autora deste livro nos traz, por meio de uma visão holística (do todo) da prática pedagógica. Nesta obra, apresenta-se a importância do enfoque na produção do conhecimento como meio para desenvolver alunos e professores.
Pedro Demo - Editora Vozes – Brasil – 2004
O texto discute a importância estratégica do professor numa sociedade intensiva de conhecimento e seu papel fundamental na constituição e funcionamento desta sociedade, onde ocupa lugar decisivo e formativo.
Edgar Morin - Editora Cortez – Brasil – 2001
O livro aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre política.
Philippe Perrenoud – Editora Artmed – Brasil – 2000
O livro trata dos desafios na área de educação contemporânea. Dá ênfase às competências, abordando os seguintes tópicos: organizar e administrar a aprendizagem e seu desenvolvimento, utilizar novas tecnologias e trabalhar em equipe, entre outros.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!