Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 108 - Prêmio Professores do Brasil-2014
15/12/2014
 
ou

Quando Bons Professores Conseguem Excelentes Resultados

Serrano Freire – Editora Wak – Brasil – 2014

“Foi uma delícia escrever este livro e poder reviver meus tempos de sala de aula, lembrar os professores incríveis que conheci e de tantos sonhos que pude colher. Inspiraram-me na sua construção professores daqui e de Angola que amam educar, mas, muitas vezes, sentem-se desprovidos de ferramentas para materializar seus sonhos. Achei oportuno oferecer estratégias, sugestão de posturas e o que fazer antes, durante e depois da aula. Espero que tudo isso seja útil a você.”


Seja o Professor que Você Gostaria de Ter

Serrano Freire – Editora Wak – Brasil – 2010 – 2ª edição

“Uma educação empreendedora só se faz com pessoas sonhadoras. Com pessoas que tenham como sonho a transformação dos meios para alcançar o idealizado. Que acreditem em seus talentos, que desenvolvam suas competências e aprimorem habilidades, que, sobretudo, tenham a educação como instrumento de desenvolvimento do ser espiritual.

A escola do século XXI precisa de educadores visionários, verdadeiros empreendedores. São estes, sim, os grandes transformadores do presente, que trazem o futuro para hoje, que aliam sonho e competência. Que não enxergam apenas os seus limites, mas que imaginam como superá-los.”


Aula Nota 10

Doug Lemov – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2011

“Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. Além das 49 técnicas que englobam as seguintes áreas - Criar altas expectativas acadêmicas; Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico; Estruturar e dar aulas; Motivar os alunos nas suas aulas; Criar uma forte cultura escolar; Estabelecer e manter altas expectativas de comportamento; Construir valores e autoconfiança; - o autor apresenta outras 12, procurando cobrir os aspectos da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é sobre ensinar o aluno a ler e apreender o que está lendo.”


São Deuses os Professores? O Segredo dos Professores de Sucesso

Patrícia Patrício – Editora Papirus – Brasil – 2005 – 2ª edição

“Quanto tempo o professor investe em sua formação? De quantos cursos, congressos e reuniões discutindo o ideal de prática pedagógica participa? Nessa obra estão reunidas experiências de professores bem-sucedidos, bem como o perfil de mestre desejado por alunos do ensino médio no contexto atual. A autora investiga os processos vividos por tais professores, analisando suas trajetórias acadêmicas, suas histórias de vida, a prática em sala de aula e os recursos pessoais de cada um, o que lhe permitiu problematizar e distinguir os elementos marcantes de suas práticas. Dessa forma, ela amplia aspectos ainda pouco conhecidos da epistemologia da prática, relativos à mobilização dos saberes docentes. Busca também construir um referencial de análise dessas experiências, a fim de contribuir para a compreensão e a problematização dos fundamentos que sustentam a formação docente. Por entender que a formação de cada profissional é única, tendo em vista seu empenho e os recursos de que dispõe, não é apresentado neste livro nenhum tipo de roteiro ou guia. O objetivo da autora é promover a socialização de práticas que têm "dado certo" no contexto definido, mostrando seus caminhos.”


O Professor Inesquecível

Geraldo Peçanha de Almeida – Editora Wak – Brasil – 2011 – 1ª edição

“Muitos acreditam que professores inesquecíveis estão muito mais próximos de Deus porque trazem o verbo. Outros acreditam que a proximidade com o divino se deve ao fato de que eles são anjos e que, portanto, têm o privilégio de se aproximar do criador. Eu acredito profundamente que professores são homens e mulheres especiais. Acredito ainda que eles possam até falhar, como o fazem às vezes, mas quem, como eles, pode falar da luz e trazê-la consigo projetando em nós o sonho e a utopia? Quem, como eles, pode transformar simples meninos e meninas que brincam por aí em grandes médicos, advogados, diplomatas e, até mesmo, outros inesquecíveis professores? Ninguém. Professores inesquecíveis podem não ser anjos tampouco Deuses, mas eles seguramente são filhos especiais, escolhidos entre tantos, para o ofício de ensinar.”


Professor, Não Deixe a Peteca Cair!

Simão de Miranda – Editora Papirus – Brasil – 2005 – 1ª edição

“Esse livro tem como objetivo convidar o professor a refletir sobre seu papel e sua prática, incentivando-o a implementar, em sala de aula, estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criatividade e da afetividade do aluno. Como o autor destaca, o afeto é uma condição necessária ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e acadêmicas. Desse modo, o aluno motivado, interessado e com autoconceito positivo tende a apresentar um desempenho mais criativo e empreendedor. Inicialmente, o livro apresenta uma justificativa e uma breve fundamentação teórica acerca da importância de trabalhar o afeto e a criatividade no contexto escolar. A seguir, sugere 63 atividades práticas para tornar a aula mais criativa, interessante, lúdica e prazerosa ao aluno, como por exemplo- originais aberturas do período letivo, formas diferentes de avaliação discente, sugestões inovadoras para revisão do conteúdo, idéias geniais para aulas de encerramento do período letivo, além de sugestões de uso dinâmico dos recursos. Mais do que oferecer diversas ideias para tornar a aula mais atraente, o livro incentiva o professor não só a revisá-las, como também a elaborar suas próprias estratégias criativas e afetivas. Assim, além de resgatar o prazer de ensinar, estimula o educador a experimentar novas formas de pensar e atuar.”


Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro

Edgar Morin – Editora Cortez – Brasil – 2008

“Este texto pretende expor problemas centrais ou fundamentais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no século que se inicia.

Os Sete Saberes indispensáveis enunciados por Morin constituem eixos e caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.”


Pedagogia de Projetos – Ano Letivo sem Mesmice

Paty Fontes – Editora Wak – Brasil – 2011

“A presente obra se preocupa em alertar os docentes para que não transformem seus alunos em meros espectadores, em uma plateia que concorda com tudo, sem argumentar e criar. Assim sendo, por meio de artigos, reflexões e sugestões de aulas, apresenta a base da Pedagogia de Projetos – onde o aluno é o autor de sua própria história. Torna-se um material fundamental ao professor no momento de planejar atividades originais e dinâmicas no decorrer do ano letivo, sugerindo projetos que fogem do tradicional, mas a partir das temáticas que as escolas costumam trabalhar. Neste sentido, as datas comemorativas valorizam a participação ativa dos educandos, propondo-os vivências de situações – problema sobre os quais terão de refletir e se posicionar.”


Pedagogia dos Projetos – Etapas, Papeis e Atores

Nilbo Ribeiro Nogueira – Editora Erica – Brasil – 2005 – 4ª edição

“Nesse livro a Pedagogia dos Projetos é abordada como uma estratégia para auxiliar na formação do sujeito integral. O autor enfatiza as vantagens no aspecto do desenvolvimento das habilidades, competências, da conquista da autonomia por parte do aluno e de dezenas de outras capacidades essenciais para sua formação. Além das vantagens e intenções do trabalho com projetos, destacam-se as possíveis etapas vivenciadas pelos diferentes atores do processo - professores e alunos. Descrever etapas, neste caso, tem o sentido de nortear a trajetória e principalmente delimitar a função de cada um dos atores para que não haja sobreposição de papéis.”


A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho

Fernando Hernández Montserrat Ventura – Editora Artmed – Brasil – 1998 - 5ª edição

“Este livro descreve os princípios e as práticas da organização do currículo a partir de projetos, através das reflexões e da experiência do autor. Contém os seguintes capítulos: Descrever uma experiência educativa a partir da ótica da teoria; Vestígios de singularidade- características da escola Pompeu Fabra, de Barcelona; O processo de introdução e desenvolvimento do campo do currículo na escola Pompeu Fabra; A globalização; um caminho entre a teoria e a prática; Os projetos de trabalho; uma forma de organizar os conhecimentos; A avaliação do processo de aprendizagem dos alunos; Os projetos e o processo de tomada de decisões - quatro exemplos de projetos, quatro exemplos de problemas; A título de conclusão.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.